Os sistemas para indústrias, como o ERP Industrial, são fundamentais para otimizar e automatizar os processos administrativos, financeiros, gerenciais e operacionais de uma organização. Afinal de contas, as indústrias apresentam um alto fluxo de dados, informações e processos diários.  Nesse sentido, o ERP industrial serve como uma ferramenta de apoio para tomadas de decisões mais estratégicas e controle de atividades, sendo indicado para empresas de todos os portes e segmentos. E quando falamos de otimização de resultados, há muitas soluções disponíveis no mercado.  Dessa forma, as indústrias que ainda não fazem uso dos recursos tecnológicos para apoiar a sua produção, além de apresentarem uma disparidade competitiva em relação aos concorrentes, também prejudicam a potencialização das vendas, diminuindo, consequentemente, a sua produtividade industrial. Diante disso, buscar um sistema especializado no seu negócio é fundamental para garantir bons resultados. Por isso, continue acompanhando este artigo para entender a importância do ERP industrial, bem como todas as vantagens e benefícios que ele oferece para o seu negócio!

 O que é um ERP industrial?

Antes de mais nada, um ERP Industrial (também chamado de Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Empresarial) é um software que integra os principais processos de uma indústria. Sua utilização permite, entre outras coisas, controlar a movimentação dos insumos produtivos, emitir notas fiscais, gerenciar o quadro de funcionários e manter um fluxo de caixa atualizado. Ou seja, qualquer indústria, de qualquer porte, pode ser beneficiada pelas aplicações desse sistema. 

Quando um ERP é indicado?

Neste caso, a resposta é muito simples: o ERP é indicado para indústrias que querem otimizar suas operações, gerar mais lucros, tornar suas entregas mais rentáveis e aumentar a sua qualidade. Isso porque o ERP industrial ajuda as empresas em vários setores:
  • Melhorando sua eficiência;
  • Ajudando os gerentes a cumprirem metas organizacionais;
  • Melhorando a cadeia produtiva; 
  • Gerenciando funcionários e recursos.

O ERP em números

Uma pesquisa traçada com 3.051 companhias no fim de 2020 traçou um panorama do ERP no país. O estudo também indicou as razões que motivaram o investimento nesse sistema: ERP Industrial Além desses fatores, a extração e análise de dados e a inclusão de dashboards e indicadores estratégicos aparecem como potenciais motivos, citados, respectivamente, por 17,73% e 15,08% dos entrevistados. Veja também: 5 vantagens de utilizar o ERP no Compliance Fiscal Como reduzir custos logísticos com o auxílio de um ERP? Como um Sistema ERP auxilia na redução de custos operacionais? A pesquisa também trouxe um levantamento sobre os fatores determinantes para aquisição do sistema: Fatores determinantes para aquisicao Além disso, apenas 15% das indústrias utilizam sistemas de gestão verdadeiramente aderentes aos seus processos internos, conforme apontado pela pesquisa realizada pelo Portal do ERP.

Principais funcionalidades do sistema

A boa aplicação de um ERP industrial oferece vantagens fundamentais para se destacar no mercado. Além disso, a automatização dos processos alavanca diversas áreas vitais que formam uma indústria. Entre os módulos que compõem esse sistema, por exemplo, podemos destacar:

Administrativo

No módulo administrativo de um ERP, você pode gerar propostas comerciais, solicitações e cotações de compra ou venda, bem como controlar o seu estoque de forma integrada com a Produção e o Financeiro.

Financeiro

Nesse módulo, você controla as contas a pagar e as contas a receber, realiza conciliações bancárias e emite boletos para os seus clientes, além disso você também pode gerenciar o seu fluxo de caixa, monitorar os resultados financeiros da sua indústria e integrar os processos com o departamento contábil de forma prática e automática, a partir de um único sistema de informações, automatizado e otimizado.

Fiscal/Contábil

Com um ERP focado em indústrias, você otimiza as suas apurações, análises e o controle das suas informações, emitindo todos os documentos necessários para a entrega do SPED Contábil, Fiscal, REINF, etc. Além disso, o sistema realiza a emissão das notas fiscais eletrônicas (NF-e) em tempo real.

Manufatura

Em um ERP, você conta com um módulo completo de controle da produção para realizar previsões de vendas, controlar o chão de fábrica, definir o Plano Mestre de Produção (MPS)  e os apontamentos com maior eficiência, além de organizar a produção para terceiros e executar o sistema MRP (Material Requirement Planning, também chamado de Planejamento das Necessidades de Materiais).

Qualidade

No módulo de qualidade do ERP industrial, é possível inspecionar todas as matérias-primas, desde o recebimento até a estocagem e a produção. Além disso, você acompanha os produtos fabricados a partir do controle e da rastreabilidade dos lotes, além de poder contar com análises e relatórios automatizados.

Principais vantagens de um ERP para as indústrias

As vantagens de um ERP industrial são muitas. Isso porque esse sistema é desenvolvido com foco nos processos industriais e, portanto, está preparado para te ajudar a agilizar e automatizar as tarefas de cada área da sua indústria, com dados e informações atualizadas e confiáveis. Isso sem falar na maior praticidade e confiabilidade no atendimento à legislação específica de cada segmento, bem como na organização e na entrega de obrigações fiscais e tributárias. Além disso, esse software age na gestão de todo o processo de compras, desde solicitações automáticas até o recebimento dos materiais. Ou seja, com um ERP Industrial você pode:
  • Controlar a liberação de compra, com limite orçamentário por centro de custos; 
  • Autorizar eletronicamente a compra por alçadas de valor, trazendo mais segurança e agilidade;
  • Reduzir os custos de estoque por meio de rotinas automatizadas, que identificam previamente as especificações e as necessidades do que deve ser comprado e/ou produzido; 
  • Gerenciar os pedidos de vendas pendentes;
  • Liberar os pedidos automaticamente; 
  • Integrar áreas de estoque, compras, pedidos, vendas e custos;
  • Entre outras vantagens.
Aliás, para te ajudar a entender na prática os benefícios e os diferenciais de um ERP industrial, nós desenvolvemos um eBook com estudos de caso e uma visão completa desde a contratação até a evolução do sistema de gestão. Faça o download gratuito clicando no banner abaixo! banner ebook

Como funciona a implementação?

Bom, para garantir todas as vantagens e a aderência correta de um sistema de gestão para indústrias, o primeiro passo é o mapeamento dos processos conforme as necessidades da sua gestão. Nesse ponto, um dos principais diferenciais de um ERP industrial é, justamente, o suporte técnico especializado para uma contratação e implementação coerente, com profissionais que compreendem as particularidades da sua gestão e podem te ajudar a chegar na melhor solução para o seu negócio. Depois, entra a fase de treinamento e consultoria para todos os usuários do sistema, que é indispensável para o sucesso da implantação do ERP, evitando dores de cabeça e longos meses de adaptação. Mas, para exemplificar melhor esse processo, detalhamos o passo a passo da implementação abaixo: Passo a passo implementacao v2

Identificando as necessidades da sua indústria

Não há dúvidas quanto a importância da implementação de um sistema de gestão, no entanto, antes de realizar a implementação efetiva é fundamental fazer a leitura correta das necessidades da sua empresa.

A qualidade do sistema

Dentre todas as opções disponíveis no mercado, é de suma importância que se leve em consideração a qualidade do sistema de gestão. Nesse sentido, a competência do software é um fator importante a ser observado, devendo corresponder ao alcance completo das atribuições prometidas. Para isso, a melhor forma de não ter suas expectativas frustradas é analisar os cases de sucesso e os clientes do eventual fornecedor. Além de contatá-lo para tirar todas as suas dúvidas.

A adequação ao perfil da empresa

O ERP industrial também precisa ser aplicado visando as necessidades do chão da fábrica, e tendo isso em vista, as suas funcionalidades precisam ser observadas e adequadas para essa finalidade. Além disso, a capacitação da equipe de operação também é algo indispensável nesse sentido.

O compromisso do fornecedor

O feedback entre o suporte e o contratante não pode ser ignorado. Por isso, não deixe de se informar quanto ao nível do serviço contratado; o tempo e a qualidade da resposta; se a relação contratual estabelecida entre as partes será justa; bem como a sua adequação aos possíveis canais de suporte.

O custo do serviço

Por último, mas não menos importante, após todas as considerações anteriores, é mais fácil julgar o custo-benefício do serviço contratado do que simplesmente escolher o mais barato.

Se preparando para a implementação

Superada a fase de avaliação e a procura pelo melhor sistema ERP para seu negócio, é hora de adequar sua indústria para receber a implementação e os benefícios dessa tecnologia.  Confira como é feito esse procedimento abaixo:

Segmentação do processo

Nesse momento, é interessante que se divida o processo em etapas, implementando a solução, integrando o banco de dados e executando tudo de modo mais organizado. O primeiro passo, portanto, é o planejamento. Depois, a migração de dados. E cada ação tem que visar uma aderência ampla, que acompanhe o crescimento da organização, mesmo após implementadas.

Treinamento dos colaboradores 

O domínio adequado do ERP industrial, por toda a equipe que irá utilizá-lo, é algo indispensável. Todos os colaboradores precisam saber utilizar as principais funções do sistema, bem como entender o que fazer caso algo não saia como planejado, o que inclui a ação de acionar o suporte de maneira acurada.

Flexibilidade

Mesmo após a implementação ter sido feita, alguns imprevistos podem acabar aparecendo E aqui, é importante que tanto o seu negócio quanto a sua equipe estejam preparados para lidar com isso. Sendo assim, na hora de estabelecer metas, realizar projeções e contar com ganhos, considere atrasos e mudanças de planos, que são sempre comuns no processo de adaptação de um sistema de grande porte.

Como fazer a escolha certa?

Como toda tomada de decisão importante, a escolha de um sistema de gestão deve ser estratégica e adequada ao cenário da sua indústria. Afinal de contas, existem diversas opções disponíveis atualmente, cada uma delas com diferentes níveis de integração, eficiência e abrangência. Nesse sentido, encontrar um ERP industrial que se adeque às suas necessidades é algo essencial. Pensando nisso, o melhor caminho é sempre entender os objetivos, as metas e os desafios da sua gestão, montando, dessa forma, um planejamento prévio para, só depois, definir qual sistema se adaptará melhor aos seus processos e suas perspectivas, sejam elas de curto, médio ou longo prazo. Aliás, você já conhece o ERP Pronto e o ERP Omega? Os dois sistemas de gestão fazem parte da ABC71 e foram desenvolvidos com foco na gestão de indústrias de todos os portes, tipos e segmentos.

ERP Pronto e ERP Omega: vantagens e diferenciais para sua indústria

A partir da experiência e expertise que conquistamos em 50 anos de mercado, conseguimos garantir um alto índice de aderência em nossos sistemas, bem como satisfação em nossos resultados.  Além disso, as funcionalidades do ERP Pronto e do ERP Omega se adequam conforme as demandas específicas do trabalho administrativo e operacional da sua indústria, independentemente do seu porte, tipo ou segmento, com possibilidades de manutenção e personalização das funções. Os nossos sistemas contam com um modelo de implementação objetiva e ágil, que podem englobar análises e consultorias. Por fim,  independente do sistema que escolher, saiba que nós priorizamos um atendimento próximo e especializado, sem dores de cabeça ou longos meses de adaptação!

ERP Pronto ou ERP Omega: A melhor opção para a sua indústria!

ERP pronto e ERP omega

ERP Pronto

Ideal para as pequenas indústrias, o ERP Pronto apresenta soluções simples, que compreendem os principais processos do dia a dia industrial. A implantação desse sistema é mais ágil e 100% na nuvem. 

ERP Omega

Mais robusto e completo para as indústrias de médio e grande porte, o ERP Omega apresenta todas as funcionalidades necessárias para as operações mais complexas da gestão industrial. O sistema também possibilita customizações, garantindo a aderência total a todos os processos da sua indústria. Se quiser conhecer todas as vantagens, aplicabilidades e funcionalidades do ERP Omega na prática, agende uma demonstração gratuita com um dos nossos especialistas! Conte com quem está preparado para te ajudar a chegar mais longe. Fale com um de nossos consultores e saiba mais sobre como a ABC71 pode transformar a gestão da sua indústria!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração