Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se

Tudo o que você precisa saber sobre um ERP industrial

23 de janeiro de 2019
ERP
ERP Industrial

Um ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Empresarial em português) é um software que integra os principais processos de uma empresa. Há muitas soluções disponíveis no mercado, e buscar um sistema especializado no seu negócio é fundamental para garantir total aderência aos seus processos e, assim, melhores resultados. Entenda todos os diferenciais e a importância de um ERP industrial para o sucesso da gestão da sua indústria!

Quando um ERP industrial é indicado?

Um sistema de gestão especializado é importante para indústrias de qualquer porte e segmento que apresentam um alto fluxo de informações e processos diários. Essa solução serve de apoio às tomadas de decisão e controle de todas as atividades, atendendo às particularidades e necessidades específicas do segmento.

Quais são as principais funcionalidades de um ERP industrial?

Administrativo

No módulo Administrativo de um ERP industrial, você pode gerar propostas comerciais, solicitações e cotações de compra ou venda, bem como controlar o seu estoque de forma integrada com a Produção, a Contabilidade e o Financeiro.

Financeiro

Nesse módulo, você controla as contas a pagar e as contas a receber, realiza conciliações bancárias, emite boletos para seus clientes, gerencia seu fluxo de caixa, monitora os resultados financeiros da sua indústria e integra os processos do Financeiro com a Contabilidade, de forma prática e integrada, a partir de um sistema de informações único!

Fiscal/Contábil

Chega de multas por erros na entrega das obrigações fiscais! Com um ERP focado em indústrias, você otimiza as apurações análises, e o controle das informações, emitindo todos os documentos contábeis e fiscais necessários para a entrega do SPED Contábil, Fiscal, REINF e Contribuições.

Além disso, o sistema realiza de forma automática a emissão das notas fiscais eletrônicas (NF-e).

Manufatura

Em um ERP industrial, você conta com um módulo completo de controle da produção para realizar previsões de venda, definir o plano mestre da produção e os apontamentos no chão de fábrica com maior eficiência, além de organizar a produção para terceiros e executar os sistemas MRP (Material Requirement Planning – Planejamento das Necessidades de Materiais), APS (Advanced Planning and Scheduling – Planejamento e Programação Avançados) e MES (Manufacturing Execution System – Sistema de Execução da Manufatura).

Qualidade

No módulo de Inspeção da Qualidade do ERP industrial, é possível inspecionar todas as matérias-primas, desde o recebimento até a estocagem e produção. Além disso, você acompanha todos os produtos fabricados a partir do controle de lotes, da rastreabilidade e de análises e relatórios automatizados.

Quais são as principais vantagens de um ERP com foco em indústrias?

Um ERP industrial é desenvolvido com foco nos processos desse setor, portanto, está preparado para te ajudar a agilizar e automatizar as tarefas de cada área da sua indústria, com informações atualizadas e confiáveis. Isso sem falar na maior praticidade e confiabilidade no atendimento à legislação específica do segmento, bem como a organização e entrega de obrigações fiscais e tributárias.

Para te ajudar a entender na prática as vantagens e os diferenciais de um ERP industrial, nós desenvolvemos um eBook com estudos de caso e uma visão completa desde a contratação até a evolução do sistema. Faça o download gratuito!

[eBook]Tudo o que um ERP especialista pode fazer pela sua indústria

Como funciona a implementação?

Para garantir as vantagens e a aderência do ERP industrial, o primeiro passo é o mapeamento dos processos conforme as necessidades da gestão da sua indústria.

Nesse ponto, um dos principais diferenciais de um sistema especializado é justamente um suporte também especialista para uma contratação e implementação coerente, com profissionais que compreendem as particularidades da sua gestão.

Em seguida, há a fase de treinamento e consultoria para todos os usuários do sistema, que é indispensável para o sucesso da implantação do ERP, evitando dores de cabeça e longos meses de adaptação.

Como fazer a escolha certa?

Como toda tomada de decisão importante, a escolha de um sistema de gestão deve ser estratégica e adequada ao cenário da sua indústria. Buscar um ERP com foco no seu segmento de mercado é essencial, mas existem diversas soluções disponíveis atualmente, com diferentes níveis de integração e abrangência.

Pensando nisso, o caminho sempre é entender os objetivos, as metas e os desafios da sua gestão, para então definir qual sistema se adapta melhor aos seus processos e suas perspectivas a curto, médio e longo prazo.

Você já conhece o ERP Pronto e o ERP Omega? Os dois sistemas da ABC71 foram desenvolvidos com foco na gestão de indústrias de todos os portes e segmentos. Entenda quais são as diferenças e os diferenciais de cada software!

Comentários


Tags Relacionadas
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se