2019 já está chegando, e com ele vem novas metas, expectativas e importantes desafios. Este também é o momento ideal para investir em mecanismos que potencializem e auxiliem suas tomadas de decisão, acompanhando e otimizando os processos de forma inteligente. Conheça 7 siglas essenciais para o controle e os resultados de uma gestão estratégica!

Gestão estratégica: 7 Siglas que todo gestor precisa conhecer

ERP

Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos da Empresa): O software que toda indústria precisa implementar! Esse modelo de sistema de gestão automatiza os principais processos operacionais de uma indústria e fornece informações estratégicas para os gestores.

O propósito desse sistema é possibilitar um fluxo de informações único, contínuo e consistente, com uma visão completa e aprofundada sobre os processos, setores e o core-business da empresa. Para as indústrias, o ERP faz todo o planejamento, programação e controle da produção, sempre com foco em uma gestão eficiente!

ISO

International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização), órgão responsável por estabelecer padrões e normas técnicas para empresas de cerca de 160 países, tem como objetivo facilitar o comércio e promover o avanço tecnológico e as boas práticas de gestão.

Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, referente à gestão da qualidade, e a ISO 14000, referente à gestão do meio ambiente. Contar com esses certificados é essencial para agregar valor e confiabilidade à sua marca, potencializando o posicionamento estratégico da sua indústria no mercado!

KPI

Key Performance Indicators (Indicadores-Chave de Desempenho), são os aspectos fundamentais no acompanhamento da sua indústria e nos momentos de decisões.

A função dos indicadores KPI é possibilitar uma visão assertiva dos processos e dos resultados, te ajudando a entender e a mensurar o que tem dado certo e que precisa ser melhorado na gestão estratégica da sua indústria.

PPCP

PPCP – Planning, Programming and Production Control (Planejamento, Programação e Controle da Produção): Um dos processos mais importantes para a competitividade, o desenvolvimento, bem como a sobrevivência de uma indústria!

O planejamento(planning)considera o que, como, quando e quanto sua equipe deve produzir, utilizando os módulos MPS (Master Production Schedule – Plano Mestre de Produção) e MRP II (Manufacturing Resources Planning – Planejamento dos Recursos de Manufatura) de um sistema de gestão.

A partir disso, a programação (programming) prevê os equipamentos e recursos que serão necessários, incluindo as sequências, contando com o módulo APS (Advanced Planning and Scheduling – Planejamento e Programação Avançados) do ERP para otimizar gargalos e reduzir os setups na produção.

Já o controle de todas essas informações e o acompanhamento da produção no chão de fábrica (production control) é realizado pelo módulo MES (Manufacturing Execution System – Sistema de Execução da Manufatura), e é essencial para evitar atrasos e otimizar o uso dos recursos produtivos, aumentando a produtividade.

PDCA

Plan, Do, Check, and Act (Planejar, Fazer, Checar e Agir): Esses são os princípios do ciclo PDCA, uma ferramenta de gestão que tem como foco principal a melhoria contínua dos processos. A ideia é planejar ações e colocá-las em prática, com uma metodologia que previne falhas e atua diretamente na solução de problemas.

ROI

Return over Investment (Retorno sobre Investimento), é um dos mais importantes indicadores para a gestão estratégica da sua indústria! A partir dessa análise, você entende quanto está gastando com cada ação (seja tempo, energia ou dinheiro), bem como qual retorno sua indústria está tendo em troca.

É essencial acompanhar o ROI de qualquer inciativa que é realizada visando algum lucro futuro, desde campanhas de marketing até treinamentos de colaboradores, aquisição de novos equipamentos, ou implantação de uma ferramenta de gestão. Dessa forma, você consegue avaliar o que está valendo a pena, o que não traz resultados efetivos e o que pode ser otimizado!

SWOT

Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças): Esses são os aspectos principais de uma análise SWOT, também conhecida como FOFA, em português. Essa metodologia tem o objetivo de avaliar de forma completa os cenários atuais do mercado e do negócio, como base para um planejamento assertivo.

Sempre que estiver em um momento de decisão estratégica, você pode avaliar os prós e os contras de seus planos conforme a matriz SWOT, garantindo que está no caminho certo!

Desde 1971, nós ajudamos as indústrias brasileiras a construir uma gestão estratégica, com foco em resultados e melhorias contínuas. Conte com a nossa equipe para dar grandes passos e alcançar conquistas ainda maiores em 2019!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração