Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

O que é ERP e como funciona esse sistema?

15 de outubro de 2018
ERP
O que é ERP e como funciona esse sistema?

Já ouviu falar, mas não sabe o que é ERP e como exatamente esse software funciona? Conhecer a fundo essa ferramenta é fundamental para quem atua no gerenciamento de processos empresariais e industriais! Mas fique tranquilo, pois esse artigo foi criado justamente para tirar suas dúvidas!

O que é ERP na prática?

Um ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos da Empresa em português) é um software que integra os principais processos de uma empresa.

Simplificando, é um sistema de gestão empresarial que reúne informações de todas as áreas administrativas e operacionais, desde fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, informações fiscais, contábeis e tributárias, até análise e relação de fornecedores, clientes e gestão do estoque. Para as indústrias, o ERP faz todo o planejamento, programação e controle da produção, tudo isso de forma integrada, auxiliando em tempo hábil os gestores nas decisões estratégicas.

O propósito desse sistema é possibilitar um fluxo de informações único, contínuo e consistente, com uma visão completa e aprofundada sobre os processos, setores e o core-business da empresa.

Como funciona um ERP?

Um ERP é composto por diferentes módulos, que contemplam cada uma das áreas de uma empresa e as integram a partir de uma base de dados única e em tempo real. Assim, todas as informações importantes para o planejamento, controle e a análise do negócio podem ser registradas automaticamente, sem a necessidade de inúmeros documentos impressos ou planilhas que devem sempre ser atualizadas de forma manual.

O que é ERP na nuvem? Tem diferença?

Ficou mais claro o que é ERP? Bom, vamos falar agora sobre o modelo de implantação desse sistema!

O ERP pode ser instalado localmente, no hardware e no servidor da empresa, normalmente geridos pela equipe de TI; ou então, pode ser 100% implantado na web, reunindo as informações em um banco de dados, para que sejam acessadas a qualquer hora, de qualquer navegador.

O software na nuvem demanda um investimento menor e é tão seguro quanto o software instalado localmente. Com logins e senhas de acesso, o sistema de gestão online parte dos mesmos princípios de segurança de dados que o internet banking, por exemplo.

Se quiser entender melhor o que é um ERP online e quais são as diferenças entre os dois modelos de implantação, clique aqui e dê uma olhada no artigo do Blog do ERP sobre o assunto!

Quais são as vantagens de um sistema ERP?

A gestão de qualquer negócio depende de organização, planejamento, e informações concretas e confiáveis, que possam fundamentar decisões mais assertivas, certo? Assim, um sistema que permita a integração e a automatização dos processos, garante uma vantagem competitiva e operacional que é essencial no dia a dia de uma empresa.

Com isso, além de ajudar a eliminar retrabalhos e agilizar as tarefas, um ERP também otimiza as estratégias gerenciais, facilita o benchmarking e a troca de experiências, bem como potencializa

a produtividade e o ROI (retorno do investimento).

Outro aspecto que não poderíamos deixar de mencionar é a praticidade e confiabilidade na organização e entrega de obrigações fiscais e tributárias! Qualquer gestor sabe as dores de cabeça que um atraso ou um erro na entrega do SPED, por exemplo, pode ocasionar…. e um ERP faz toda a diferença nessas prestações, garantindo a adequação dos processos em conformidade com a legislação brasileira!

Para quais empresas um ERP é indicado?

Um sistema de gestão é importante para qualquer empresa e indústria que apresenta um alto fluxo de informações e processos diários. Essa solução serve de apoio à tomada de decisões para todos os setores, integrando e organizando as estruturas departamentais.

Algumas empresas utilizam diversos programas para o controle isolado de cada setor, o que pode acabar gerando uma grande perda de tempo e desorganização, com informações separadas que precisam ser reunidas manualmente. Agora, para que qualquer negócio se mantenha competitivo e em crescimento, é necessária uma gestão eficiente de tempo, metas, indicadores e resultados.

Se você reconhece esse cenário na sua indústria, converse com um dos consultores da ABC71 e tire suas dúvidas sobre o que é ERP na prática e como esse sistema pode agregar grandes vantagens competitivas na sua gestão!

Pioneira em software ERP no Brasil, a ABC71 possui mais de 45 anos de experiência na gestão de indústrias, atendendo a diversos portes e segmentos de negócio. Saiba mais!

Comentários

Tags Relacionadas
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se