Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Indicadores KPI: O que são e como podem ajudar a sua indústria

20 de abril de 2018
Gestão
Indicadores KPI

Os indicadores KPI, Key Performance Indicator (Indicadores-Chave de Desempenho em português), são ferramentas que te direcionam no acompanhamento da sua indústria. Assim, você consegue estabelecer metas palpáveis para a sua gestão, além de tomar decisões fundamentadas e mais assertivas.

A função dos indicadores KPI é possibilitar uma visão estratégica dos processos e dos resultados, te ajudando a entender e mensurar o caminho que a sua indústria tem seguido e quais ações devem ser tomadas para melhorar os resultados, orientando a sua gestão conforme os objetivos estabelecidos.

Esses indicadores devem ser avaliados periodicamente a partir das métricas que você estabelecer. Uma vez que a apuração dos números é o processo chave nessa estratégia, é essencial que seus indicadores KPI sigam os preceitos de relevância e eficiência para o seu segmento de mercado. Por exemplo, para uma indústria de embalagens, índices como o de produtividade e turnover, às vezes, dizem mais do que o índice de lucratividade, identificando falhas nos processos e nas contratações.

5 Indicadores KPI importantes para a sua indústria

  • Time to Market – O tempo que um produto leva para entrar no mercado oficialmente, desde a criação do conceito até o início das vendas;
  • Lead time – Duração de um processo específico da sua indústria;
  • Stock out – O tempo ou a frequência em que um item ou produto se esgota em seu estoque, avaliando a oferta e a demanda;
  • Market share – A popularidade e espaço no mercado que o seu produto conquistou em determinado período de tempo;
  • Tíquete-médio –  Valor total da receita dividido pela quantidade vendida.

Dessa forma, além dos indicadores “básicos”, como os de produtividade, lucratividade e qualidade, você não pode deixar de acompanhar outras métricas estratégicas para a sua indústria, como a taxa de sucesso de vendas e capacidade de produção.

Quer saber mais sobre a gestão por indicadores KPI e como essa estratégia pode transformar os processos da sua indústria? Confira nosso dashboard interativo e vejo como essa ferramenta funciona na prática!

Gestão por indicadores

Comentários

Tags Relacionadas Gestão de IndústriasGestão por indicadoresIndicadores KPI
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se