Reduzir custos operacionais é um dilema para qualquer empresa. Afinal, temos a sensação errada de que quando uma empresa passa a economizar, ela está abrindo mão da qualidade de um produto. A verdade é que é possível evitar gastos desnecessários e aumentar o lucro dessa maneira. 

É neste contexto que a tecnologia se faz necessária: para identificar possíveis gargalos que possam ser prejudiciais e pesem no bolso da empresa. Contar com um sistema ERP ajuda na redução de gastos desnecessários, além de tornar a rotina muito mais produtiva. 

Com um sistema de gestão integrado é possível mapear todos os processos da sua cadeia produtiva de diferentes setores, dessa maneira, fica muito mais fácil manter o controle das operações – mais adiante, ainda neste conteúdo, explicaremos como isso acontece na prática. 

Em um cenário como o que estamos vivendo, em plena transformação digital, contar com um dinheiro reservado ou mesmo preservar o capital de giro do seu negócio é fundamental para investir em inovação. Afinal, surgem novos canais de venda e  o comportamento dos consumidores também mudam. Ter um dinheiro reservado para se adequar à movimentação do mercado é de suma importância. 

 A pandemia provocada pelo Coronavírus foi uma prova de como manter o capital de giro em dia é importante, já que demonstrou a fragilidade do mercado, que pode, de um dia para o outro, simplesmente parar de operar. É por isso que reduzir os custos operacionais é uma maneira de manter a saúde financeira do seu negócio. 

A seguir, entenda mais sobre como a tecnologia pode ajudar nessa tarefa. Continue a leitura!

O que são custos operacionais?

Os custos operacionais são todos aqueles gastos relacionados ao core business do seu negócio, incluindo manutenção, administração, tarefas comerciais e outros gastos do dia a dia de uma empresa. É nesse conceito que se reflete também os gastos com desperdícios de material ou problemas de estoque. 

São considerados custos operacionais:

  • Salários;
  • Contas de consumo (água, luz, internet, aluguel);
  • Pagamento de fornecedores;
  • Gastos com manutenção de máquinas.

Como calcular custos operacionais? Entenda a fórmula

O custo operacional é a união entre a venda de produtos e tudo que foi gasto. Para fazer a conta, é necessário, portanto, ter o controle financeiro total de toda a gestão da sua empresa, assim, você não deixa um número, por menor que seja, escapar da sua conta. 

A fórmula para calcular os custos operacionais é:

Custo dos produtos vendidos + soma das despesas operacionais = Custo operacional

Qual a importância de acompanhar os custos operacionais?

Fazer a gestão de gastos do seu negócio é o melhor caminho para manter a saúde financeira da sua empresa em dia, e sabemos que cuidar disso é o desejo de todos. A organização dos custos é uma forma de preservar isso, e ainda conseguir identificar o momento ideal para sua empresa investir em inovação ou pessoas. 

Para isso, é importante fazer a diferenciação entre os custos fixos e variáveis. 

Custos fixos

Como o próprio nome propõe, os custos fixos são aqueles que não costumam ter variações e sempre devem constar na planilha de gastos do seu controle de custos. Um exemplo de gasto fixo é o aluguel de uma empresa, por exemplo.

Custos variáveis

Os custos variáveis são aqueles que mudam de acordo com a produção e podem compor gastos não previstos para o mês – como a quebra de um equipamento, por exemplo. 

Os custos variáveis, diferente dos fixos, mudam de acordo com a quantidade de demanda. Se a produção aumentar, eles também irão crescer. 

Logo, podemos incluir como variáveis:

  • Contas de luz;
  • Contas de água;
  • Gastos com matéria-prima;
  • Folha de pagamento (gasto extra com funcionários).

Como um ERP pode ajudar na gestão de custos operacionais?

Agora que já entendemos o que são e qual é a importância dos custos operacionais, chegou a melhor parte: como reduzi-los para conseguir aumentar a sua margem de lucro? Para essa tarefa, o ERP é a tecnologia mais indicada. 

O ERP é capaz de fazer o controle de toda a operação do seu negócio. Por meio da ferramenta é possível prever datas para manutenção preventiva, incluir datas para o pagamento de contas (e até mesmo automatizar essa tarefa), bem como controlar o estoque para conseguir evitar perdas e furtos. 

Por meio de um sistema de gestão integrada é possível também acompanhar dados históricos e identificar quando um custo variável terá aumento, pois haverá um crescimento considerável da produção graças a um período sazonal. 

Por meio do ERP é possível também que todos os setores da sua empresa fiquem integrados e cientes do que está acontecendo em diferentes áreas. Isso ajuda, por exemplo, a equipe de vendas a consultar o estoque e a operação identificar um produto que está sendo bastante vendido para aumentar a produção. 

Conte com o ERP para Indústria da ABC71

O ERP é um verdadeiro investimento para reduzir custos operacionais do seu negócio. A ABC71 foi pioneira no desenvolvimento de sistemas de gestão ERP para indústrias, e oferece ferramentas personalizáveis para tornar a rotina mais ágil e organizada. 

Aproveite todas as facilidades que um ERP pode agregar na sua empresa. Solicite um orçamento personalizado agora mesmo!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração