Adequar as ordens de produção e as demandas conforme os prazos de entrega, a capacidade e a disponibilidade da indústria é um desafio diário para qualquer gestor. No entanto, o sistema APS foi desenvolvido justamente para contribuir com o planejamento avançado de produção, prevenindo atrasos, indisponibilidades e ociosidade na rotina industrial. Entenda como esse sistema funciona e quais vantagens o APS tem a oferecer para o dia a dia da sua planta!

O que é um sistema APS?

O APS é um software de sequenciamento de operações e ordens de produção, que pode ser integrado a um ERP, fornecendo uma programação detalhada, balanceada e sincronizada do processo produtivo. A sigla vem do termo em inglês Advanced Planning and Scheduling, que podemos traduzir como Planejamento Avançado da Produção. Essa ferramenta é capaz de realizar comparativos entre a capacidade disponível e a carga projetada para cada uma das máquinas da sua indústria, identificando antecipadamente as prioridades e os gargalos em sua produção.

Quais são as funcionalidades do sistema APS?

O sistema APS gerencia e programa as operações produtivas a partir de diferentes configurações, de forma a garantir confiabilidade ao processo e otimizar o OTIF (On Time In Full – atender seus clientes no prazo e na totalidade). A ferramenta considera, simultaneamente, turnos de trabalho, capacidade de máquinas e operadores, necessidades de ferramentas, tempos de setup, feriados e exceções no calendário, bem como prioridades e datas de entrega. A partir disso, o APS sequencia as ordens de produção, programa as operações e prevê diferentes cenários, gerando automaticamente os parâmetros de análise. Caso entre algum pedido de última hora, ou surja alguma mudança na programação, por exemplo, o sistema avalia e simula a data possível de entrega considerando a programação atual. Tudo isso reunido em uma única janela, com informações atualizadas em tempo real, interface amigável e visualização rápida por meio do gráfico de Gantt para o acompanhamento de todos os recursos!

Quais são as vantagens de um sistema APS?

Adequação das prioridades

A partir de uma visão global sobre toda a sua produção, o sistema APS te ajuda a tomar decisões rotineiras com tranquilidade, sem riscos de atrasos e problemas na entrega do cliente. Assim, você define os critérios de suas prioridades, conforme prazo, demanda, receita ou outras especificações, e o APS adequa e organiza suas operações de forma simples e confiável.

Aumento da produtividade e OEE (Eficiência Global dos Equipamentos)

O sistema APS sincroniza a sequência de setups e operações de suas máquinas com foco na produtividade e no cumprimento dos prazos, minimizando a indisponibilidade e ociosidade em sua produção.

Gerenciamento de programas viáveis com agilidade

Enquanto o nivelamento de seus recursos e o sequenciamento de suas operações poderiam levar muito tempo para serem realizados manualmente, as funcionalidades do APS possibilitam esse planejamento e controle de forma automática e simultânea. Ou seja, você pode economizar tempo e energia da sua equipe para focar em ações estratégicas e otimizar seus resultados!

Controle e redução do lead time

Além de reduzir o tempo que dedica atualmente para planejar e sequenciar seu ciclo produtivo, o sistema APS utiliza regras avançadas para otimizar o prazo de entrega de seus pedidos. Dessa forma, é possível agilizar o atendimento e as entregas aos seus clientes, otimizando o lead time da sua indústria e promovendo a satisfação de seus clientes!

Redução dos desperdícios e prejuízos

A partir da adequação e organização do seu ciclo produtivo, o APS te ajuda a otimizar o controle de insumos, indicando quando é necessário adquirir produtos e equipamentos para o cumprimento de toda a demanda. Isso significa que é possível trabalhar com um estoque reduzido, sem prejuízos e desperdícios, e ainda assim com alta disponibilidade de recursos essenciais para que a sua produção aconteça.

Conte com essas vantagens na prática!

Como pôde perceber, o sistema APS é uma ferramenta indispensável para o gerenciamento de ciclos produtivos dinâmicos e complexos, que exigem decisões rápidas e seguras. Pensando nisso, a ABC71 desenvolveu uma ferramenta exclusiva, integrada ao ERP Pronto e ao ERP Omega, de forma a garantir o melhor de todos os recursos e diferenciais de ambos os sistemas. Agende uma demonstração gratuita com nossos consultores e conheça essa solução na prática!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração