Contar com ferramentas capazes de te auxiliar na gestão da sua indústria é indispensável para dedicar o tempo e o esforço adequado para cada atividade, decisão e estratégia. Desde o planejamento e controle de produção, até o gerenciamento de funcionários, operações, equipamentos, estoque, prazos, e tantos outros processos podem ser mais simples!

Se você está lendo esse conteúdo agora, significa que já deu o primeiro passo e está no caminho certo. Afinal, buscar conhecimento e as melhores soluções é essencial para chegar mais longe! Foi pensando nisso que separamos as principais ferramentas que podem otimizar o dia a dia da sua indústria e te ajudar a traçar as melhores rotas para o sucesso do seu negócio. Vamos lá?

Controle de produção: Sistemas e funcionalidades

APS: Planejamento Avançado da Produção

O sistema APS (Advanced Planning and Scheduling) é um software de sequenciamento de operações e ordens de produção, que fornece uma programação detalhada, balanceada e sincronizada de todo o processo produtivo.

Essa ferramenta é capaz de analisar e comparar a disponibilidade e o esforço projetado para cada uma das máquinas da sua indústria. Dessa forma, o APS é essencial para um planejamento assertivo de todas as suas atividades, antecipando as prioridades e os gargalos em seu controle de produção.

Conheça todas as funcionalidades do sistema APS!

S&OP: Planejamento de Vendas e Operações

O S&OP (Sales & Operation Planning) é um processo gerencial que adequa as demandas à capacidade de entrega da organização, considerando os ativos, custos, estoques e as previsões de vendas.

Na prática, o Planejamento de Vendas e Operações é um documento que direciona a rotina operacional a longo prazo, geralmente com uma visão de 12 a 24 meses. Esse processo estabelece metas, previsões e pontos de checagem, integrando os departamentos de engenharia, finanças, manufatura, administração, recursos humanos, marketing e vendas.

Assim, o S&OP é outra ferramenta importante para garantir o planejamento e controle de produção de forma assertiva, viabilizando planos realísticos de suas operações, além de otimizar o trabalho da sua equipe, com diretrizes claras para cada departamento.

Saiba mais sobre por que e como contar com um S&OP!

MPS: Plano Mestre de Produção

A partir das metas e previsões estabelecidas no Planejamento de Vendas e Operações (S&OP), o MPS (Master Production Schedule) realiza a análise grosseira do uso da capacidade e dos recursos requeridos na produção (RCCP), permitindo a adequação do processo produtivo conforme as necessidades do período.

O Plano Mestre de Produção define programas de produção a médio e longo prazo, estabelecendo o mix, o volume e os prazos de produção, de acordo com as demandas dependentes e independentes, o estoque de itens prontos para entrega e todo o portfólio de produtos da indústria.

Entenda tudo o que um MPS tem a oferecer para sua indústria!

MRP II: Planejamento dos Recursos de Manufatura

O MRP II (Manufacturing Resources Planning) é um sistema voltado para o gerenciamento de estoque e recursos, garantindo a disponibilidade e adequação de materiais, sem riscos de prejuízos ou desperdícios.

A principal função do MRP II é estabelecer um processo integrado entre os departamentos de Vendas, Engenharia e Controle de Produção, definindo as políticas de estoque e balanceando as necessidades de matéria-prima de forma fundamentada.

O MRP II é indispensável para promover o seu controle de produção já que previne paradas por falta de materiais e potencializa a produtividade de toda a sua fábrica, agregando agilidade e praticidade na gestão de itens que apresentam múltiplos fornecedores, roteiros de produção alternativos, setups e lead times variáveis.

Conheça todos os benefícios do MRP II para sua produção!

ERP: Planejamento de Recursos da Empresa

Um ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão empresarial que tem como principal objetivo a integração dos processos operacionais e administrativos de um negócio.

O software apresenta diferentes módulos e funcionalidades, com recursos que englobam cada um dos departamentos da sua indústria. Assim, além de realizar todo o planejamento e controle da produção e das atividades gerenciais, o ERP viabiliza um fluxo de informações único e atualizado em tempo real para as suas análises, decisões estratégicas e cumprimento das prestações fiscais e tributárias.

Um sistema de gestão especialista em indústrias ainda integra todas as outras ferramentas de controle de produção que comentamos nesse artigo, promovendo a confiabilidade e agilidade de seus processos.

Quer entender na prática as vantagens e os diferenciais de um ERP industrial? Nós desenvolvemos um eBook gratuito, com estudos de caso e uma visão completa sobre esse sistema, desde a contratação até a evolução do software. Faça o download gratuito!

Tudo o que um ERP especialista pode fazer pela sua indústria

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração