Planejar os materiais necessários para a sua produção é um passo fundamental para o bom funcionamento e a lucratividade da sua indústria. Mas esse não é o único fator que deve receber a sua atenção. Na verdade, sem a integração com outros setores, como Vendas, Compras, Estoque, Controle da Produção e Engenharia de Produção, é impossível controlar a sua demanda e capacidade produtiva. Assim, em complemento ao módulo MRP (Material Requirements Planning), surge o MRP II (Manufacturing Resources Planning).

Enquanto o MRP é focado no planejamento do que, quando e quanto comprar e produzir, o MRP II vai além, avaliando se sua indústria tem capacidade para atender as demandas nos prazos combinados.

Funcionalidades do MRPII

A principal função do MRP II é estabelecer um processo integrado entre os departamentos de Vendas, Engenharia e Controle de Produção, fazendo com que suas demandas sejam atendidas nos prazos ou adequadas de acordo com sua capacidade produtiva.

As políticas de estoque também são definidas no MRPII, garantindo a disponibilidade de materiais na sua fábrica e evitando a obsolescência.

Além disso, o módulo MRP II agrega agilidade e praticidade no gerenciamento de itens que apresentam múltiplos fornecedores, roteiros de produção alternativos, setups e lead times variáveis.

Benefícios do MRP II na sua produção

  • Evita atrasos nas entregas;
  • Previne paradas na produção por falta de materiais;
  • Permite um estoque minimizado e com alta disponibilidade;
  • Reduz perdas e prejuízos no processo produtivo;
  • Combate o desperdício por obsolescências de materiais;
  • Minimiza os custos fixos e variáveis da produção;
  • Potencializa a produtividade da equipe e dos equipamentos;
  • Aperfeiçoa o balanceamento dos recursos conforme a demanda e a capacidade.

Conte com uma ferramenta que integre o módulo MRP II

Como você pôde perceber, o MRP II é essencial para otimizar a produção industrial, bem como a organização da rotina em indústrias que possuem um alto fluxo de informações. No entanto, para a total integração dessa funcionalidade com outros setores e processos, é necessário contar com um sistema de gestão com foco na manufatura.

O ERP Omega, da ABC71, por exemplo, integra os dados de Estoque e Engenharia de Produção com o Planejamento de Recursos de Produção para gerar planos detalhados ao gestor, com todos os materiais necessários para o atendimento da demanda. Para isso, o sistema considera todas as ordens de produção e compras, sugerindo os saldos de aquisição e produção conforme as datas e quantidades necessárias.

Conheça todas as funcionalidades do MRP II da ABC71, pioneira no desenvolvimento de sistemas de gestão no Brasil e especialista em indústrias.

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração