Atrasos nas entregas aos clientes, paradas na produção, problemas recorrentes com fornecedores, desperdícios de materiais, e estoque com falta de disponibilidade. Reconhece algum desses problemas na sua indústria? Bem, esses são os principais sintomas de um planejamento e controle de produção ineficiente!

No entanto, não basta reconhecer os sintomas para mudar o cenário da sua produção. Você precisa ter em mãos um diagnóstico completo, com todas as causas e implicações, para assim determinar as melhores soluções.

O PCP é um dos processos mais importantes para a competitividade e o desenvolvimento de uma indústria, como também pode ser um dos determinantes para a sobrevivência dela. Entenda o que pode estar atrapalhando o seu planejamento e controle de produção e minimizando os resultados da sua indústria!

3 problemas comuns em um planejamento e controle de produção

1. Falta de informações

O primeiro passo para elaborar um planejamento e controle de produção eficiente é justamente garantir informações consistentes sobre a sua indústria.

É preciso entender a demanda para definir o quanto produzir e comprar; como também é preciso entender a popularidade de um determinado produto para estabelecer as estratégias de melhoria, concorda?

Pensando nisso, apure o máximo de informações possível para tomar decisões e planejar de forma assertiva, garantindo a qualidade e a consolidação de seus produtos no mercado!

2. Desintegração dos setores da indústria

Todos os setores da sua indústria devem estar integrados para a eficiência e agilidade do ciclo produtivo. O RH, por exemplo, deve estar envolvido no processo seletivo dos profissionais, enquanto Compras se responsabiliza pelo suprimento de materiais, o Comercial pelas vendas e previsões, e o PCP pela programação e acompanhamento da produção na fábrica.

3. Planejamento impreciso

Perceba que é um problema que resulta em outro: com a falta de informações, e a desintegração dos setores da sua indústria, é impossível garantir um planejamento concreto, com as ordens de prioridade. O resultado? Um planejamento que não corresponde com a realidade, nem atende às metas da sua empresa!

Algumas questões são decisivas, como: o que, quando, quanto, onde, como, e para quem produzir. São esses fatores que o seu planejamento e controle de produção deve definir e acompanhar, gerenciando as informações de forma objetiva e dinâmica.

Quer ter uma visão sistêmica e integrada da gestão da sua indústria, de forma a definir estratégias verdadeiramente eficientes para o seu PCP? Confira nosso eBook exclusivo, “Guia de Gestão para Indústrias”, e saiba como transformar seus processos!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração