Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

S&OP: Como e por que fazer o Planejamento de Vendas e Operações?

17 de julho de 2019
Gestão
S&OP: Como e por que fazer o Planejamento de Vendas e Operações?

Alinhar as estratégias comerciais, gerenciais e produtivas da sua indústria é essencial para a competitividade e lucratividade do seu negócio, bem como a garantia de um bom nível de atendimento a sua carteira de clientes. Nesse caminho, o S&OP, também chamado de Planejamento de Vendas e Operações, é uma etapa que direciona a rotina de toda a sua equipe com uma visão estratégica e a longo prazo!

Entenda como funciona esse processo e tudo que ele pode agregar à sua gestão quando aplicado de forma estruturada e integrada!

O que é S&OP?

O S&OP, do inglês Sales & Operation Planning, é um processo gerencial que adequa as demandas à capacidade de entrega da organização, considerando os ativos, custos, estoques e as previsões de vendas.

Na prática, o Planejamento de Vendas e Operações é um documento que direciona a rotina operacional e as decisões agregadas a longo prazo, geralmente com uma visão de 12 a 24 meses, com períodos de replanejamento mensal ou bimestral.

Esse processo envolve os departamentos de engenharia, finanças, manufatura, alta administração, recursos humanos, marketing e vendas, estabelecendo metas, previsões e pontos de checagem com foco em:

  • Viabilizar planos realísticos e estratégicos;
  • Preparar a organização para mudanças no mercado e na demanda;
  • Adequar as demandas à capacidade de entrega;
  • Garantir o atendimento aos prazos estabelecidos;
  • Identificar problemas no planejamento de produção com antecedência;
  • Otimizar o trabalho em equipe, com diretrizes claras para cada área.

O que o Planejamento de Vendas e Operações pode garantir?

A partir de uma visão a longo prazo e um planejamento integrado dos departamentos envolvidos no S&OP, sua indústria pode atuar de forma preditiva, calculando o impacto financeiro e operacional de suas previsões para o período definido.

Consequentemente, o seu Planejamento de Vendas e Operações te ajuda a identificar a necessidade de recursos adicionais, como matéria-prima, equipamentos ou profissionais, para atender às demandas previstas.

Além disso, o S&OP contribui diretamente com a programação dos departamentos de marketing e vendas, definindo metas e ações estratégicas para o período. Com isso, você promove a rentabilidade e a lucratividade da sua indústria, desde o atendimento ao cliente, até a administração de seus recursos e processos diários.

Como um ERP contribui com o S&OP de uma indústria?

Não há dúvidas sobre as vantagens competitivas e operacionais que um ERP permite para as decisões e os planejamentos estratégicos nas indústrias. No caso do S&OP não é diferente! Um ERP industrial conta com funcionalidades específicas para um Planejamento de Vendas e Operações adequado, integrando as informações de vendas, estoques e níveis de serviço de forma automática e em tempo real.

A partir do Planejamento Macro de Capacidades (RCCP – Rough Cut Capacity Planning), o sistema é capaz de checar a viabilidade do plano de vendas e operações, bem como alertar o gestor sobre a necessidade de alterações na programação ou aumento da capacidade instalada, analisando o impacto financeiro em todos os cenários.

O ERP ainda pode configurar a demanda a ser considerada no S&OP, simulando múltiplos cenários para o gerenciamento da produção. Além disso, o sistema considera todos os recursos críticos para a viabilidade do plano, desde ferramentas, equipamentos, capital de giro e engenharia, até espaço físico na planta.

Uma das grandes vantagens que o ERP oferece é a possibilidade de parametrização por período, para múltiplas famílias de produtos e unidades produtivas, combinando recursos, alternativas de produção, movimentação de materiais e políticas de estoque.

Entenda na prática!

Agora que você já sabe o que é o S&OP e quais funcionalidades do ERP podem contribuir com esse processo na sua indústria, o que acha de visualizar na prática como esse sistema se aplica à rotina de suas operações e seus departamentos?

Entre em contato com a nossa equipe para agendar uma demonstração gratuita do ERP Omega e entenda tudo o que nosso sistema pode oferecer para o seu Planejamento de Vendas e Operações, bem como a todos os processos estratégicos de sua gestão!

Comentários

Tags Relacionadas planejamentoS&OP
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se