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Marketing e vendas nas indústrias: Como integrar e potencializar suas estratégias

6 de fevereiro de 2019
Mercado
Marketing e vendas

Ainda é muito comum indústrias que atuam sem um departamento de marketing, minimizam a prioridade e importância do setor, ou até mesmo não unem as estratégias das equipes de marketing e vendas.

No entanto, esse posicionamento representa grandes riscos e prejuízos para o crescimento e a lucratividade de um negócio. Nesse cenário, o resultado está em vendas abaixo das metas, oportunidades (leads) desqualificadas, dependência de estratégias de venda direta e clientes específicos, metas e métricas indefinidas, problemas de comunicação, times desconectados e informações desorganizadas!

Ao contrário do que alguns gestores pensam, o papel do marketing na indústria vai além de captar distribuidores e pontos de venda, construindo caminhos para impulsionar negociações e oportunidades, agregar valor à marca, e estabelecer relações sólidas e duradouras com cada cliente.

Com os departamentos devidamente estruturados e integrados, o marketing fica responsável por atrair e captar leads e, a partir disso, a equipe de vendas atua na conversão das oportunidades em clientes. Isso tudo pode ser centralizado na sua própria indústria, ou você pode contar com uma agência especializada em marketing B2B!

Assim, os times de Marketing e Vendas são igualmente essenciais no processo de decisão e compra, potencializando os resultados da sua indústria, e devem atuar em conjunto, com metas assertivas e informações sempre confiáveis e atualizadas!

5 Ferramentas para otimizar os departamentos de marketing e vendas

Para tornar todos esses processos mais práticos e eficientes, também é importante contar com ferramentas capazes de integrar e automatizar as atividades das suas equipes de marketing e vendas. Conheça 5 estratégias que podem te ajudar:

1. Benchmarking

Acompanhe o seu mercado e a sua concorrência! O benchmarking é um processo indispensável para a descoberta de novas oportunidades, inovações e melhorias, agregando diferenciação e valor à sua marca.

2. Plataforma de automação de marketing

Automatize seus e-mails marketing e publicações! Com uma ferramenta de automação de marketing, é possível estabelecer fluxos e ações para todo o seu planejamento de marketing e vendas, desde a nutrição de leads, até a segmentação de contatos e análises de tráfego e engajamento em suas plataformas digitais. Assim, você agiliza seus processos e elimina tarefas operacionais desnecessárias, que consomem muito tempo e energia da sua equipe!

3. Servqual

Compreenda melhor as expectativas e percepções dos seus consumidores! O método Servqual te ajuda a entender as expectativas e percepções de seus clientes para cada uma das cinco dimensões da qualidade do seu produto ou serviço: tangibilidade, confiabilidade, suscetibilidade, garantia e empatia.

4. CRM (Customer Relationship Management)

Gerencie seus indicadores de vendas e o relacionamento com a sua carteira de clientes! Com a implantação de um CRM, é possível estabelecer estratégias eficientes para o seu pós-venda, controlando o processo comercial do seu time e registrando todas as informações em um só lugar.

5. ERP (Enterprise Resource Planning)

Integre suas estratégias de marketing e vendas com as informações do seu estoque e da sua produção! Com um ERP Industrial, você pode acompanhar a sazonalidade do seu produto ou serviço, acompanhar históricos e projeções de vendas, além de integrar todas as informações com os outros setores da sua indústria, aproveitando as melhores oportunidades para suas estratégias!

Um planejamento eficiente de marketing e vendas é decisivo não só para o crescimento, como para a sobrevivência do seu negócio. Agora, para evoluir de forma estruturada, é importante contar com recursos que contribuam com a confiabilidade dos dados e a otimização dos processos da sua indústria. Entenda tudo o que um ERP tem a oferecer para a sua gestão!

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