Você, principalmente se trabalha no ramo financeiro, com certeza já ouviu falar em budget e forecast. Esses dois conceitos estão presentes diariamente nas atividades de diferentes empresas e são fundamentais para a saúde financeira de qualquer negócio.

Na prática, qualquer empresa deve ter budget e forecast nas suas operações diárias, a fim de entender melhor sobre as questões relacionadas ao dinheiro, algo que, sem dúvidas, contribui bastante para a tomada de decisão mais assertiva.

Mas o que é, de fato, cada um desses termos e como eles são determinantes para as operações financeiras da empresa?

O que são budget e forecast?

Para entender a importância do budget e forecast, é fundamental que a gente conheça, primeiro, o que cada um significa.

Budget

Em uma tradução literal, budget significa “orçamento”, ou seja: é a parte estratégica do dinheiro de uma empresa, a parte do orçamento empresarial, que pode ser dividido em diferentes períodos de tempo, normalmente de forma anual. Na publicidade, o budget é normalmente definido por campanha, não por período.

Esse orçamento diz respeito à meta financeira da empresa, fazendo parte de diferentes processos, seja no acompanhamento de custos, para controle interno, evolução de receita e muitos outros.

Forecast

É impossível falar em budget e não falar em forecast, ou vice-versa. O forecast nada mais é do que o orçamento ajustado, ou seja: são os ajustes feitos no orçamento para evitar gastos ou antecipar imprevistos financeiros, sem ultrapassar o que foi definido como budget.

Planejar o forecast é fundamental para evitar falhas e problemas que poderiam comprometer todo o orçamento inicial, o que causaria um enorme prejuízo a curto e longo prazo às empresas.

Quais são as diferenças entre budget e forecast?

Apesar de serem diferentes, eles são complementares. Enquanto o budget é o que consideramos como um orçamento estático, o forecast pode ser bem mais flexível, já que prevê ajustes para situações não previstas na montagem inicial do budget.

Ainda, o forecast trabalha com o mesmo orçamento, mas o divide em períodos menores, o que torna possível realizar os ajustes necessários.

Quais os impactos do budget e forecast para as empresas?

O budget e forecast são importantes para o controle financeiro e contribuem para que o planejamento seja seguido corretamente. Definindo os dois, é possível garantir uma boa gestão e seguir a previsibilidade dos gastos.

Com a criação de ambos, as organizações conseguem ter resultados realmente promissores nas questões financeiras, além de antecipar gastos e garantir que o orçamento estipulado se mantenha em equilíbrio.

Os dois são bastante valiosos para uma gestão financeira saudável, principalmente a longo prazo, visto que a empresa não precisa se preocupar em ultrapassar o orçamento ou se endividar devido aos gastos imprevistos. Tudo fica sob controle dos gestores da área.

Isso abre inúmeras possibilidades para a empresa, que tem maior segurança para tomar decisões, além de um panorama real sobre o controle, garantindo que seja seguido adequadamente.

Como ter o melhor controle de budget e forecast?

Atualmente, é possível que as empresas implementem o uso de diferentes ferramentas e softwares para contribuir diretamente na criação e também controle do budget e forecast. Uma delas é exatamente o ERP, um software capaz de otimizar as etapas internas e integrar diferentes informações.

Exatamente pela sua capacidade de integração, o ERP consegue manter as atualizações de budget e forecast sempre em dia, permitindo a comunicação entre si para que demonstrem a situação real de cada parte do orçamento.

Além disso, confira abaixo alguns dos maiores benefícios de controlar o budget e forecast com o software ERP:

  • Informações atualizadas em tempo real: os dados disponíveis, tanto de budget como de forecast, são atualizadas em tempo real para que os gestores financeiros acompanham diariamente a situação dos orçamentos da empresa;
  • Tecnologia de ponta: a ferramenta conta com uma tecnologia de ponta, para que se torne verdadeiramente funcional, além de ser um sistema completamente em nuvem, aumentando a segurança e evitando gastos com instalação;
  • Maior confiabilidade de dados: dados alimentados manualmente em planilhas têm uma maior probabilidade de falhas e erros. Portanto, contar com o ERP aumenta a fidelidade das informações apresentadas.

Além de ser perfeito para questões financeiras, o ERP também se enquadra para quaisquer outros setores que precisam de uma excelente gestão, permitindo que as empresas alcancem a excelência operacional e o melhor controle em todas as suas áreas.

Budget e forecast: fale com quem entende de ERP para essa área

Para ter o que há de melhor em ERP e garantir o controle financeiro, como de budget e forecast, e de gestão da sua empresa, fale com quem entende do assunto: ABC71!

A ABC71 é uma desenvolvedora pioneira no setor, oferecendo um ERP 100% brasileiro para que a plataforma se adeque às necessidades de cada cliente e se torne, de fato, funcional e personalizada para as demandas da rotina.

Entre em contato com um dos nossos consultores e saiba mais!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração