Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Por que seu controle financeiro está gerando prejuízos?

4 de julho de 2017
Gestão
controle financeiro

Se seu negócio vai bem, esse é o momento certo para começar a rever seu controle financeiro. Se a situação não é tão boa assim, não precisa se desesperar: O momento ideal já passou, mas ainda dá tempo de melhorar seu controle financeiro e entender melhor o funcionamento da sua empresa.

microscopio_pesquisa_diagnostico
Diagnóstico

Antes de qualquer coisa, é necessário ter informações precisas sobre a situação atual da sua empresa. Muitos dos problemas surgem porque a maioria dos gestores não consegue avaliar quais são os números reais.

Para que seu diagnóstico seja realmente adequado, seu controle financeiro deve incluir informações precisas sobre, no mínimo:

  • fluxo de caixa;
  • margem de contribuição;
  • receita total;
  • custos;
  • despesas variáveis;
  • despesas fixas

Mas não para por aí: Esses valores, além de apurados, devem ser constantemente verificados a procura de brechas e incoerências. É importante também envolver seus funcionários nesse processo, já que essas informações também estão sujeitas aos procedimentos da equipe.

Como sempre, é importante ressaltar que um processo de automação adequado, como um sistema de gestão eficiente, pode facilitar muito a precisão no momento do controle financeiro.

relogio_despertador_tempo_hora_atrasado
Desatualização de informações

Parece básico, mas no dia-a-dia da gestão isso acontece até com certa frequência: as informações usadas para o controle financeiro e para o diagnóstico são precisas, mas estão desatualizadas, e atrapalham o planejamento.

Da mais importante até a mais simples, toda movimentação deve ser adequadamente registrada e levada em conta. Além de ser um termômetro para a saúde financeira da sua empresa, essas informações podem dar uma visão interessante da situação do mercado, tendo valor estratégico considerável.

preco_engrenagem_custo
Preços incorretos

Informações atualizadas e precisas dão uma imagem clara da saúde financeira da sua empresa, mas não garantem seu controle financeiro. Se essa imagem não é tão boa quanto você gostaria, pode ser que sua política de preços esteja desatualizada, ou seja, o preço do seu produto não é competitivo.

É importante lembrar que preço competitivo não significa preço mais baixo do que o do concorrente. Um preço competitivo é aquele que não está adequado apenas aos custos do seu produto e à sua margem de lucro, mas adequado ao seu processo de produção, seu custo-benefício e aos seus concorrentes.

Descubra mais sobre como definir seus preços corretamente para ter um controle financeiro mais competitivo.

calculo_preco_calculadora_lista
Regime tributário

Um tema que abordamos em quase todos os nossos artigos, o planejamento tributário é sempre um ponto de atenção principal, em qualquer aspecto da gestão. Quando o assunto é controle financeiro, isso não é diferente.

Mantenha-se atualizado e reveja seu regime tributário. Seu regime atual pode ter sido adequado logo no início da operação da sua empesa, e hoje em dia gerar desvantagem e até prejuízo.

ideia_certa_lampada_alvo
Controle financeiro estratégico

O controle financeiro não serve apenas para evitar prejuízos. Como ferramenta estratégica, esse processo tem potencial para aumentar a competitividade da sua empesa. Nesse sentido, fique atento à:

  • Metas;
  • Simulações;
  • Previsões de gastos;
  • Previsões de vendas;
  • Planejamento de inadimplência

Use todas as armas necessárias para estar à frente e nunca mais ser pego de surpresa.
Quer saber mais sobre como controlar as finanças da sua empresa? Conheça nosso Guia de Gestão para Micro e Pequenas Empresas.

botao_link_artigos
 

Comentários

Tags Relacionadas controle financeiroGestão
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se