A excelência operacional é um dos objetivos de muitas empresas atualmente. Afinal, a palavra excelência é advinda de “excelente”, ou seja: o que é acima da média, superior. Portanto, ter processos operacionais em um patamar elevado é o que muitos empreendimentos buscam para se destacarem no mercado.

Além de benefícios óbvios, como o aumento da competitividade, a excelência operacional é muito vantajosa para otimizar as etapas produtivas, trazendo eficiência, praticidade e automatização às tarefas. Com operações excelentes, as empresas tendem a aumentar seu valor de mercado em todos os âmbitos possíveis.

Entretanto, a grande dúvida é: como atingir a excelência operacional?

Antes de saber como, é importante entender um pouco mais sobre os pilares da excelência operacional, que são:

  • Estratégia: é aqui que a empresa tem um norte sobre a tomada de decisão. “Onde queremos chegar? Como chegar?” Para responder essas perguntas será necessário tomar diferentes medidas, como estabelecer metas, por exemplo;
  • Gestão: a gestão é o segundo pilar e é nela que os gestores têm um melhor controle sobre a rotina dos processos. Garantir o gerenciamento adequado ajuda a diminuir os problemas e saná-los com maior rapidez, entre outros benefícios;
  • Processos: analisar os processos é o próximo passo, a fim de categorizar e entender cada etapa produtiva e garantindo a aplicação correta de metodologias que sejam verdadeiramente úteis para as necessidades da empresa;
  • Pessoas: por fim, mas não menos importante, o pilar de pessoas. É esse pilar que concentra aqueles que fazem acontecer. A excelência operacional é, primeiro, feita por pessoas, sendo fundamental motivá-las e capacitá-las para desempenhar suas funções, gerando resultados positivos.

Agora que você já conhece os 4 pilares fundamentais da excelência operacional, está na hora de entender como atingi-la.

Quais são as maneiras de conseguir excelência operacional?

A excelência operacional caminha ao lado da melhoria contínua e para garantir que sua empresa chegue em um patamar mais alto em relação às questões operacionais, você pode planejar e implementar metodologias que contribuam diretamente na evolução dos seus processos.

Abaixo, conheça 5 dicas de como conseguir alcançar a excelência operacional.

1. Planejamento estratégico

A estratégia da sua empresa está clara? O primeiro passo para elevar o nível da sua operação é ter um planejamento estratégico eficiente. Isso pode acontecer de diferentes maneiras, com a definição de propósitos, objetivos e medições, além de buscar pela melhoria em todas as etapas.

Esse planejamento deve ser feito levando em consideração as necessidades da indústria e também aonde ela quer chegar, normalmente em um curto prazo. Ou seja: a estratégia é desenvolvida pensando em um futuro próximo, embora nada impeça dos gestores desenvolverem um planejamento que também  envolve metas a médio e longo prazo.

2. Treinamento de equipe

Investir em treinamentos é uma forma de garantir a capacitação da equipe, oferecendo uma base sólida para que desempenhem as suas funções corretamente. Por isso, é importante capacitar e treinar as pessoas que fazem tudo isso acontecer, garantindo os melhores resultados.

Mas, além disso, motivar a equipe é fundamental para a própria saúde mental do trabalhador, bem como para os resultados. Um time motivado e engajado no trabalho e que se sente feliz no seu dia a dia produtivo.

3. Cultura da inovação

A inovação é um passo fundamental para qualquer empresa que deseja excelência operacional, além de oferecer vantagem competitiva no mercado e facilitar inúmeros processos internos, aumentando a eficiência e praticidade.

As atitudes de inovação ocorrem de diferentes formas, seja na implementação de metodologias, novas técnicas, ferramentas, entre outras, sendo parte de pequenas mudanças ou até mesmo profundas transformações.

O importante é incentivar a cultura da inovação, inclusive aos profissionais, que podem colaborar diretamente com meios inovadores, e não apenas aceitem as mudanças propostas. Ainda, a inovação vai além da implementação palpável de itens, já que começa, primeiro, na cabeça de cada um de nós.

4. Análise de resultados

A excelência operacional está diretamente ligada com a capacidade de analisar os resultados e interpretá-los da melhor forma, a fim de entender quais foram os erros e acertos para, assim, criar um próximo planejamento estratégico mais assertivo e coerente com as metas e objetivos.

Manter uma análise constante do que foi alcançado é importante para que a estratégia se adapte conforme a necessidade, além de trazer resultados concretos e precisos sobre os ganhos e perdas da empresa, garantindo a melhor qualidade dos processos.

5. Uso da tecnologia

A tecnologia é uma aliada nos processos internos da empresa e não buscar por métodos que auxiliem na melhor produtividade pode estagnar a sua produção e diminuir a sua competitividade de mercado.

O uso de maquinários, softwares e outros recursos tecnológicos existem para contribuir diretamente nas etapas diárias, otimizando-as, então por que não aplicá-los no dia a dia?

Um ótimo exemplo de tecnologia feita para otimizar e automatizar os processos é o ERP, um software qualificado e tecnológico que ajuda na integração e automatização das etapas produtivas, trazendo autonomia e maior controle sobre tudo o que é feito.

O ERP como ferramenta na excelência operacional

O ERP contribui diretamente para alcançar a excelência operacional. Por ser um software 100% na nuvem, o ERP oferece maior segurança no armazenamento de dados, garantindo a precisão e a proteção de tudo que é relativo às empresas.

Ainda, o software pode ser implementado para atuar em uma série de processos, como o controle tributário, de vendas e de estoque, conseguindo trazer a integração entre os setores para oferecer autonomia e praticidade. É exatamente por isso que ele se torna um grande aliado para as empresas que buscam por excelência operacional.

E para contar com o que há de mais qualificado, confiável e melhor em ERP, fale com a ABC71, que é referência no desenvolvimento desse software e busca otimizar e automatizar as etapas da sua empresa para que, assim, você consiga alcançar a excelência operacional!

Não espere mais e invista em tecnologia que te ajude a alcançar o patamar mais elevado nas suas operações. Entre em contato com um dos nossos consultores e saiba mais!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração