Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Como otimizar a Logística Empresarial com o auxílio do ERP?

2 de junho de 2021
ERP
logistica-empresarial

A logística empresarial é uma forma de garantir um fluxo operacional ágil e que reduza custos na operação de um negócio. Por meio dela, as empresas conseguem se tornar mais eficientes e competitivas, em um mercado cada vez mais volátil e cheio de competitividade.

Para uma boa logística, é importante buscar excelência em vários processos – do armazenamento à gestão de vendas. Investir em um sistema de gestão ERP ajuda a integrar processos e manter o controle de toda a supply chain. Para isso, separamos todas as informações importantes neste artigo para fazer a melhor logística do seu negócio visando o aumento do lucro. Confira!

O que é logística empresarial?

A logística empresarial nasceu com o objetivo de ajudar empresas a terem mais domínio do seu negócio para reduzir custos e, consequentemente, aumentar a margem de lucro. O foco desse conceito é exercer o planejamento e organização de toda a matéria prima, como também dos processos.

Inclusive, “processos” é uma palavra super importante quando o assunto é logística. Na prática, significa rever, mapear e pensar os processos de um jeito mais inteligente e fluido, visando a produtividade.

Recentemente, esse conceito evoluiu e está em alta. Nunca se pensou tanto na logística empresarial como nos dias de hoje, afinal, com a tecnologia intervindo em todos os segmentos a gestão ficou mais moderna e os processos integrados.

Isso é um dos impactos da indústria 4.0 para os diferentes tipos de empresa, do agronegócio ao varejo.

Quais as vantagens da logística empresarial?

Existem vários impactos positivos que são alcançados ao traçar um fluxo operacional para sua empresa. A seguir, listamos os principais. Confira!

Aumento do lucro

Investir em processos logísticos mais inteligentes é uma forma de produzir mais usando menos recursos, e por essa razão, um dos maiores benefícios que uma logística empresarial bem feita pode trazer é o aumento da margem de lucro.

Reduzir o desperdício de matéria-prima

A matéria-prima bem utilizada, na quantidade certa e armazenada da melhor maneira ajuda a reduzir o desperdício, e de quebra ainda se reflete na qualidade dos produtos.

Cliente no centro

Com tecnologia aliada à logística empresarial é possível conseguir entregas de maior qualidade dos seus produtos ou serviços, colocando o cliente no centro de todas as operações.

Além disso, por meio de sistemas de gestão e relacionamento com cliente você pode capturar informações precisas sobre o comportamento do seu cliente para ajudar a entregar a melhor solução possível .

Equipes mais engajadas

Um fluxo de trabalho bem mapeado faz a rotina dos profissionais envolvidos ser mais fluida. Com um sistema de gestão integrada é possível automatizar tarefas mecânicas e focar esforços na parte estratégica.

Além disso, as metas se tornam mais claras para todos, e as equipes ficam muito mais envolvidas com o trabalho.

Ganho de produtividade

A logística empresarial é capaz de mapear todos os processos de uma supply chain, o que dá a chance de se prevenir contra possíveis imprevistos e agir na raiz do problema.

Isso faz com que o seu time fique mais intuitivo e estratégico, logo, faz com que o fluxo de trabalho seja muito mais ágil.

Como fazer uma boa logística empresarial?

Apesar do que muitos pensam, trabalhar a logística de uma empresa vai muito além de mapear e criar fluxos internos para o seu negócio ou simplesmente cuidar de organizar o estoque. O conceito é bem mais amplo, e abrange todo o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Ter esse entendimento é fundamental para começar a organização logística do seu negócio, pois dessa maneira é possível ter uma visão mais ampla de tudo que pode impactar diretamente na entrega do seu produto, desde a matéria-prima até a distribuição do produto.

Um jeito eficiente de conseguir isso é mapeando todos os processos que seu produto vai passar até chegar ao seu cliente. Alguns dos setores que precisam ser integrados e desenhados são:

  • Controle financeiro;
  • Controle de estoque;
  • Fluxo produtivo;
  • Armazenamento de matéria-prima;
  • Deslocamento dos materiais no interior do armazém;
  • Deslocamento do produto final para o cliente.

Isso pode ser feito por meio de planilhas ou com soluções mais tecnológicas, como é o caso do ERP. A seguir vamos falar mais amplamente sobre como essa segunda alternativa pode ser um verdadeiro investimento para conquistar a logística empresarial desejada.

Uso do ERP para melhoria na logística empresarial

Empresas que já estão dando passos elevados em sua transformação digital conseguem entender a importância de um sistema de gestão para aumentar sua lucratividade. Por meio de um ERP é possível controlar estoque, gerenciar a entrada e saída de mercadorias, dar acesso aos funcionários sobre determinadas tarefas e áreas.

Com isso, é possível integrar os times de diferentes departamentos, como por exemplo vendas e operadores logísticos, ou marketing e RH, entre outras combinações. Dessa forma, os funcionários conseguem garantir mais eficiência e alinhamento de suas tarefas. 

Para contribuir ainda mais para uma melhor logística empresarial, o ERP permite um controle de todos os departamentos – do estoque ao financeiro e RH. Dessa forma, as operações ficam mais automatizadas e o trabalho dos gestores mais estratégicos.

O ERP também oferece dados personalizados e exibidos em dashboards intuitivos sobre o seu negócio. A partir disso, é possível fazer o acompanhamento em tempo real de todos os departamentos.

Gostou de saber mais sobre como a tecnologia está revolucionando a logística empresarial das indústrias? Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores e solicite um orçamento!

Comentários

Tags Relacionadas ERP industriallogísticasistema de gestão
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se