Qualidade, crescimento e competitividade são algumas das palavras-chave do sucesso de uma indústria. Quais então seriam os processos-chave para torná-las a realidade da gestão do seu negócio? Bom, podemos dizer que a integração e o fluxo de informações confiáveis são o primeiro passo. Assim, a Gestão da Cadeia de Suprimentos pode ser um grande guia para essa trajetória!

O que é a Gestão da Cadeia de Suprimentos na prática?

Supply Chain Management (SCM), ou Gestão da Cadeia de Suprimentos, é o gerenciamento de todas as informações relacionadas ao fluxo de bens de uma indústria, como estoque, demandas, logística interna e extena, investimentos e retornos.

O propósito dessa estratégia é ter maior controle e uma visão aprofundada de todos os dados, processos e setores envolvidos no ciclo produtivo, movimento e armazenamento de matéria prima da sua indústria, desde o contato com fornecedores para a aquisição de matéria-prima, até o transporte e entrega ao seu cliente final.

Por que a Gestão da Cadeia de Suprimentos é importante para a sua indústria?

No cenário dinâmico e complexo da rotina de uma indústria, é preciso identificar as melhores oportunidades de negociação, planejar estrategicamente, manter o fluxo constante de matérias-primas, prever demandas, capacitar os colaboradores, priorizar a qualidade e, claro, adequar todos os processos conforme a legislação brasileira. Apenas assim, é possível tomar decisões assertivas, investir no momento certo, trabalhar com um estoque minimizado e reduzir custos, potencializando a competitividade e o crescimento do seu negócio.

A cadeia de suprimentos de uma indústria gera informações valiosas para melhorar, automaticamente, o controle, acompanhamento e direcionamento estratégico. A SCM é fundamental para alcançar melhores resultados e seus objetivos gerenciais, com foco na qualidade de suas entregas e na satisfação de seus clientes.

No entanto, para a confiabilidade, segurança e agilidade das informações necessárias para a Gestão de Cadeia de Suprimentos, o uso da tecnologia e do ambiente digital é considerado um requisito! Vamos te explicar melhor o porquê!

Como otimizar a sua Gestão de Cadeia de Suprimentos?

A gestão adequada e eficiente da cadeia de suprimentos, de fato, é um dos fatores mais importantes para a sua indústria chegar mais longe; mas se você não contar com ferramentas que te auxiliem no processo, o seu negócio ainda estará muito atrás da concorrência.

Além disso, não adianta apenas sair correndo; uma indústria verdadeiramente competitiva avança de maneira estruturada, fundamentada em decisões e informações consistentes. A gestão de qualidade, tempo, dados, fornecedores, materiais, estoque, equipamentos, equipes e de todos os processos logísticos não é uma tarefa simples, e demanda um sistema de gestão capaz de atender à toda a sua complexidade!

Um ERP apresenta recursos e funcionalidades capazes de otimizar o controle de todas as atividades diárias da sua indústria, como realizar cadastros e múltiplos depósitos, gerenciar a logística de armazenamento, acompanhar as mercadorias, acompanhar todos os lotes e as validades de produtos, garantir informações concretas para a formação de preços e realizar inventários. Essa solução integra todos os setores de forma automatizada e em tempo real, além de gerar gráficos e análises para o acompanhamento dos gestores; tudo de modo simples e organizado.

A nossa empresa é pioneira no desenvolvimento de sistema de gestão no Brasil, e há mais de 45 anos oferece soluções especializadas nas particularidades e necessidades das indústrias. Converse com um dos consultores da ABC71 e entenda melhor como um ERP pode te ajudar com a Gestão da Cadeia de Suprimentos!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração