A transformação digital é um processo importante para integrar a tecnologia e a cultura da inovação em uma empresa. Por meio dela, indústrias vêm se tornando mais competitivas e produtivas, investindo esforços e tomando decisões baseadas em dados.

Esse processo pode ser incorporado de maneira integral ou parcial em uma empresa, reestruturando processos e tornando eles mais digitalizados.

Ao longo do tempo, muitos buscam sobre transformação digital e como ela pode influenciar na rotina da empresa. De acordo com a SiriusDecision, 67% da jornada do comprador é feita digitalmente nos dias de hoje, uma vez que uma das maiores vantagens da transformação digital é a aproximação e análise do comportamento do usuário.

Apesar de apresentar vários benefícios, não é tão simples uma empresa migrar para o modelo digital. Não basta só colocar ferramentas novas, já que o mais importante são os bastidores, ou seja, capacitação com as pessoas envolvidas no seu time.

Afinal, são as pessoas que operam o negócio. Se elas não estiverem integradas à transformação digital, de nada irá adiantar implementar produtos e serviços tecnológicos. Portanto, é fundamental entender mais sobre esse conceito para aplicar em sua indústria.

O que é transformação digital?

A transformação digital consiste em uma série de procedimentos que visam melhorar processos em uma indústria, torná-la mais competitiva e  mais produtiva e, principalmente, mais tecnológica.

A tecnologia entra nesse cenário para tornar os processos da empresa mais ágeis, mas a questão vai muito mais além. Trata-se de repensar todo fluxo de demandas de uma indústria ou de uma área específica para assim garantir melhores resultados.

Assim, a transformação digital é uma forte aliada de indústrias mais produtivas e lucrativas, pois conseguem ser mais inteligentes para identificar soluções para os seus clientes ou mesmo futuros clientes. 

Ainda que a parte da digitalização seja desafiadora, o grande investimento que a indústria deve ter é na cultura da inovação. É por meio dela que a indústria consegue ter uma jornada digital positiva.

Afinal, a transformação digital não é um procedimento passageiro, mas um novo estilo de operar a sua indústria no dia a dia.

O que é cultura da inovação?

A cultura da inovação é fundamental para realizar a transformação digital nas empresas. É uma maneira de integrar os times e fazer com que eles estejam prontos para essa nova jornada.

Quando falamos dessa cultura, ela diz respeito à modernização, e principalmente, tornar os negócios mais ágeis.  A partir dela, há um reforço da confiabilidade do negócio e também do potencial criativo dos funcionários.

Na transformação digital é importante ter um RH bem estruturado para guiar as ações e criar uma cultura de inovação. Se ela for realizada da maneira correta, com a integração da equipe, maiores serão as chances de sucesso da jornada digital da sua indústria.

Além disso, a satisfação dos funcionários acaba sendo maior, pois eles conseguem trabalhar com um propósito mais transparente e processos melhor definidos.

Ou seja, está também está diretamente relacionada com um potencial grande de reter funcionários e desenvolver talentos – um dos maiores desafios e também metas propostas para a área de recursos humanos.

5 passos para incorporar a transformação digital na sua indústria

Agora que já sabemos o que é a transformação digital e como ela pode tornar o seu negócio mais lucrativo e à frente da concorrência, está na hora de entendermos como colocar esse conceito em prática. A seguir, separamos 5 passos importantes para alcançá-la:

1- Mapeie as áreas ou departamentos que serão afetados

A transformação pode ser uma grande aliada quando incorporada em áreas estratégicas e operacionais, mas para isso, é preciso definir quais áreas sofrerão com essa mudança.

Algumas indústrias podem optar por tornar todos os seus setores digitais, e isso é bastante positivo, mas mesmo essas devem priorizar quais setores devem passar pela transformação.

Outro forte indício que pode ajudar as empresas a escolher áreas que devem sofrer a transformação digital é analisar aqueles setores que são pouco produtivos ou têm fluxos mal direcionados. A tecnologia pode ser um suporte muito grande para tornar isso menos desgastante.

2- Capacite sua equipe

Uma equipe alinhada tem mais potencial de se engajar e vestir a camisa da empresa nessa nova etapa do que quando os funcionários não são integrados e apenas comunicados sobre as mudanças.

Uma boa transformação digital é também um processo de melhoria de pessoas, e por isso, investir em consultorias, treinamentos e focar na inteligência de mercado e nas habilidades dos colaboradores é um caminho que costuma dar certo. Contar com uma liderança para aumentar a produtividade também é algo positivo.

3- Utilize métodos ágeis

As metodologias ágeis são excelentes aliadas quando o assunto é produtividade. São maneiras de incrementar fluxos e dinâmicas que reforçam o trabalho coletivo, o foco nos resultados e a experiência do cliente permeando todas as estratégias.

Em uma cultura digital, as metodologias ágeis, como scrum e kanban, são muito comuns e requisitadas. Afinal, elas apresentam uma maneira mais simples e fluida de seguir com um projeto entregando o que é de mais valor para o usuário.

4- Invista em tecnologia

A inteligência artificial e o big data são algumas das principais tecnologias que acompanham a transformação digital.

A partir dessas novas tecnologias, é possível que a sua empresa fique mais mergulhada nesse mundo digital e consiga alavancar os melhores resultados.

O big data entra como uma fonte de dados muito poderosa para dar insumos sobre a jornada do cliente no site da sua empresa. Quais ações ele teve antes de realizar a compra? Como foi o seu pós-venda? Ele já reagiu em alguma publicação das suas redes sociais? Esses são alguns rastros que essa tecnologia é capaz de identificar, enquanto a inteligência artificial consegue automatizar e tornar o fluxo de trabalho mais fluido.

5- Automatize Processos

A automatização de processos é eficaz para reduzir erros e ter um melhor desempenho do time. É muito comum que empresas tenham em seu escopo um grande volume de tarefas mecânicas. Por meio da inteligência artificial é possível reduzir significativamente e deixar os colaboradores em partes mais estratégicas.

A ABC71 é uma empresa pioneira no sistema de gestão industrial e possui mais de 50 anos de experiência. Para saber mais, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores ou confira os nossos materiais gratuitos.

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração