Ao longo dos 3 últimos séculos, a humanidade já passou por três revoluções industriais, sendo que o intervalo entre essas três era de aproximadamente 100 anos para cada. Atualmente, estamos entrando em um novo ciclo, onde a conectividade e a inteligência artificial na indústria estão conquistando o seu espaço, reduzindo o intervalo da 3ª revolução para a indústria 4.0 praticamente pela metade. Hoje mesmo estamos passando por mudanças que já se aplicam a nossa realidade e abordamos esse assunto em um artigo recentemente aqui no Blog do ERP. A redução de custos, otimização da mão de obra, bem como o uso mais eficaz da matéria-prima na linha de produção são alguns dos benefícios trazidos para o dia a dia da indústria através de novas tecnologias como cloud computing, internet das coisas e a própria inteligência artificial.

O que é e como funciona a inteligência artificial na indústria?

Você já se perguntou: qual é a diferença do cérebro de um computador (o processador) para o cérebro humano? Atualmente os computadores possuem, de fato, a capacidade de “aprender” coisas novas. Robôs dotados de inteligência artificial, por exemplo, podem aprender a andar através de obstáculos, mas, para que isso aconteça, é necessário que o robô tropece para aprender a não tropeçar novamente. O ser humano, diferentemente das máquinas, possui consciência e, nesse contexto, a diferença entre o aprendizado e a sabedoria é: ao ver um obstáculo em sua frente, o ser humano já sabe que deve desviar dessa obstrução, porque ela vai atrapalhar o seu percurso. A inteligência artificial é a capacidade de tomar decisões baseadas em algoritmos pré-estabelecidos e, na indústria, isso se reflete por meio da automatização e melhoria dos processos. A partir de máquinas inteligentes, responsivas e dinâmicas, os processos industriais geram resultados mais lucrativos, interferem menos no meio ambiente e dependem menos do ser humano. Mudanças que a inteligência artificial traz para a indústria Sabemos que a inteligência artificial na indústria traz diferentes possibilidades de acordo com o segmento ao qual é implementada. Algumas mudanças mais generalistas que podemos listar são:

Menos intervenção humana

Os processos industriais, na grande maioria dos casos, ainda necessitam da intervenção humana para que sejam executados. Por mais que sistemas de gestão para a indústria otimizem os processos, notifiquem o staff sobre as responsabilidades financeiras, e gerenciem o cronograma de produção, bem como as atividades logísticas da planta, eles ainda não podem interferir de forma direta no maquinário. Podemos considerar um sistema ERP inteligente? Sim! Os sistemas de gestão existem para otimizar e automatizar os processos administrativos da indústria. Mas quando falamos de inteligência artificial na indústria, estamos falando precisamente de máquinas inteligentes, ou seja, equipamentos com sistemas próprios que podem conversar com os demais sistemas da empresa. Dessa forma, a inteligência artificial na indústria visa reduzir a constante dependência do operário, ou do supervisor de operações, que está sempre à disposição para possíveis paradas emergenciais de manutenção corretiva, paradas programadas de manutenção preditiva ou alterações manuais no cronograma de produção por conta da falta de colaboradores ou de estoque não previstas.

Manufatura inteligente

A manufatura inteligente é a transformação das práticas fabris a partir da combinação da inteligência humana com a inteligência das máquinas e dos processos. O objetivo desse método é melhorar os resultados econômicos e produtivos da indústria. Os custos de fabricação, a melhoria da segurança das informações e a agilidade na linha de montagem, tanto na operação quanto no back office, são fatores altamente beneficiados nesse processo. Para que isso aconteça é necessário a implementação de sistemas inteligentes de fabricação. Novamente estamos falando sobre o diálogo entre o sistema de gestão, os robôs de manufatura e software de segurança. A ideia aqui é a integração total dos sistemas digitais da sua planta. Além disso, o uso de dados para atender a demanda do mercado por entregas mais eficientes e em qualidade superior é um ponto que merece atenção no cenário atual que estamos vivendo.

Machine Learning

Machine learning, que pode ser traduzido como “aprendizado das máquinas”, é o conceito do robô que aprende a não tropeçar que mencionamos anteriormente. Machine learnig é uma aplicação de inteligência artificial na indústria que fornece aos sistemas a capacidade de aprender e melhorar automaticamente, a partir da experiência do próprio processo, sem a necessidade de programação. O aprendizado da máquina se concentra no desenvolvimento de programas de computador que podem acessar dados e usá-los para aprender por si mesmos. O objetivo principal é permitir que os computadores aprendam automaticamente sem intervenção ou assistência humana e ajustem as ações de acordo com as necessidades de produção da indústria. A implementação da inteligência artificial pode ser um dos primeiros conceitos empregados na planta para que esta se aproxime do conceito de indústria 4.0 que temos atualmente. Vale a pena procurar por soluções industriais que possam ser implementadas em seu segmento para conquistar os benefícios que listamos aqui. A gestão da sua indústria também pode ser mais eficiente com um sistema ERP elaborado para as rotinas da sua planta. Agende uma demonstração gratuita do nosso ERP mais completo para a gestão industrial e conheça os diferenciais dessa ferramenta na prática!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração