Uma nova década está começando, e com ela vem uma nova fase de pesquisas, avanços e descobertas em cada setor da economia. Em um mercado que está em constante evolução e cada vez mais competitivo, a inovação e o investimento em tecnologia industrial serão pilares fundamentais para estruturar e sustentar o crescimento de indústrias em todos os segmentos.

No Brasil, o setor já está caminhando para isso, com melhores perspectivas de atração e capacidade de novos investimentos. De acordo com a pesquisa realizada pela CNI, oito em cada dez indústrias se preparam para investir este ano, sendo que grande parte dos recursos (67%) será destinada à aquisição de máquinas.

Seu negócio está pronto para 2020? Entenda as tendências da tecnologia industrial que devem receber maior atenção este ano, e como esses avanços podem te ajudar a alcançar melhores resultados!

O caminho para a Indústria 4.0

Hoje, praticamente todo gestor está familiarizado com termos como transformação digital, Big Data e inteligência artificial. No entanto, ainda é preciso desmistificar e ampliar o entendimento desses conceitos na prática!

Essas e outras tendências que vêm transformando a tecnologia industrial fazem parte de um mesmo movimento, conhecido como Indústria 4.0, a fase da revolução industrial que vivemos agora. Você deve ter estudado as últimas três revoluções na escola ou na faculdade, mas nessa década você pode não só presenciar como contribuir com o próximo marco que entrará para os livros de história: a era da interconexão e digitalização de dados, processos e tecnologias!

Enquanto os últimos avanços possibilitaram a mecanização, o sequenciamento e a otimização dos ciclos produtivos, agregando novas ferramentas e estratégias à rotina da fábrica, a indústria 4.0 representa um importante passo para a automação e integração de todos esses recursos.

Assim, a nova revolução veio para transformar a inteligência e eficiência de todo o setor, viabilizando novos modelos de negócio e sistemas de manufatura avançada, que já incorporam as novas prioridades do mercado, como customização, humanização e sustentabilidade.

Investimentos em tecnologia industrial: O que considerar em 2020?

Machine learning

O aprendizado de máquinas, ou a inteligência artificial na indústria tem ênfase em preparar sistemas para tomar decisões e executar tarefas de forma automática. Em conjunto à possibilidade de dados atualizados em tempo real, esse processo de aprendizagem acontece a partir do reconhecimento de padrões, probabilidades e análises específicas.

Assim, o machine learning é uma tendência que pretende transformar desde o planejamento e o controle de processos industriais, até a comunicação dentro e fora do ambiente corporativo.

Internet of Things (IoT)

A principal precursora das tecnologias industriais da nova década, a Internet das Coisas está relacionada à criação de um ecossistema cibernético, possibilitando que diferentes tipos de dispositivos não só estejam conectados à internet como se comuniquem entre si.

Smart Tvs, Smartwatches e Smartphones são apenas alguns exemplos da inteligência e conectividade que a IoT traz para os dispositivos em nosso dia a dia. Já no caso da tecnologia industrial, esses avanços podem ser percebidos na integração de diferentes sistemas de controle, máquinas, processos e ferramentas, contribuindo desde com a inspeção da qualidade e adequação da produção, até com a rastreabilidade dos produtos.

Dessa forma, a IoT possibilita a interoperação da planta, um processo logístico ágil e seguro, uma cadeia de suprimentos com menos desperdícios, planos de manutenção preditiva , bem como o aumento da produtividade, eliminando paradas inesperadas, ociosidade, retrabalhos e recalls.

Cloud Computing

De acordo com uma pesquisa realizada pela CI&T, com mais de 500 executivos de grandes empresas, a Cloud Computing, ou Computação em Nuvem, lidera as tendências para a tecnologia industrial e corporativa em 2020.

Conceitualmente, esse recurso é uma tecnologia simples, que consiste no armazenamento, controle e edição de dados 100% na nuvem. Mas o que a possibilidade de ter arquivos online agrega de fato à rotina industrial e como contribui com a ideia de uma fábrica inteligente?

As informações sobre a sua produção, seus produtos e serviços, suas negociações e o seu cenário financeiro são um dos maiores bens da sua indústria, assim, garantir o controle adequado de todos esses dados é um cuidado indispensável para a segurança do seu negócio, sem falar em praticidade e mobilidade para suas tomadas de decisão.

É ainda a partir da Cloud Computing que surge a proposta de Software as a Service (SaaS), por exemplo, que vem mudando a relação das indústrias com a tecnologia e o uso de ferramentas. Para 2020, a tendência é que esse recurso continue transformando processos, sistemas e atividades da rotina industrial, portanto, conte com as soluções apropriadas para acompanhar essa evolução!

O sistema de gestão da ABC71, por exemplo, já disponibiliza atualizações cloud, incluindo medidas de segurança online, como criptografia, centralização de informações, backups automáticos e rastreamento de acesso aos dados. Esse novo conceito de ERP, instalado online e sem a necessidade de aquisição de licenças ou hardware, viabiliza menor investimento em infraestrutura, além de todas as vantagens da Cloud Computing para o controle de atividades gerenciais e operacionais.

Conte com a ABC71 para aproveitar o melhor da tecnologia industrial em 2020. Agende uma demonstração gratuita do ERP Omega e conheça todas as funcionalidades dessa ferramenta na prática!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração