Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se

Automação de processos: Como e por que aplicar na sua indústria

20 de março de 2019
ERP
Automação de processos

A confiabilidade das informações, a redução de retrabalhos e prejuízos, e a otimização dos processos para um fluxo de produção ágil e contínuo estão diretamente ligados a maximização dos lucros e da produtividade de uma indústria. Assim, a partir da integração cada vez maior com a tecnologia e o cenário digital, a automação de processos passou de uma tendência para um requisito básico no segmento industrial.

Como você sabe, tempo é dinheiro e, aliás, um dos principais ativos de uma empresa. Pensando nisso, a dinamicidade e a eficiência da rotina da sua indústria são essenciais para se produzir mais, em menos tempo, e sem perder qualidade. Com esse propósito, a automação de processos vem para eliminar falhas e atrasos em atividades manuais, a partir de um fluxo de informações organizado e atualizado em tempo real. Entenda por que e como investir nessa estratégia!

Como funciona a automação de processos?

Pense nas atividades diárias da sua indústria, desde as mais simples, como a emissão de notas fiscais, até as mais complexas, como o Planejamento de Produção e Compras: Cada uma delas pode ser automatizada!

Essa estratégia consiste basicamente em passar as tarefas realizadas manualmente para ferramentas capazes de realizá-las de forma automática, tornando os processos mais simples e ágeis com o uso da tecnologia.

Assim, a automação pode estar presente em seu dia a dia a partir de diferentes métodos, e com diferentes graus de intervenção humana. Como assim? Você pode optar por controlar seus dados em planilhas que, apesar de serem recursos digitais, com menos riscos dos seus dados se perderem, ainda assim dependem de profissionais para mantê-las atualizadas; ou ainda em um sistema ERP, que além de atualizar seus dados automaticamente, também integra todos os setores da sua indústria e apresenta dados precisos para te apoiar a tomar as melhores decisões.

Quais são as vantagens da automação de processos?

Partindo do conceito da automação de processos, já é possível elencar benefícios importantes dessa estratégia, incluindo a agilidade e praticidade na execução de suas tarefas. Mas as vantagens e as razões de investir na automação dos processos da sua indústria não param por aí! Conheça algumas delas:

  • Aumento da produtividade;
  • Redução do tempo de produção e de atividades operacionais;
  • Otimização do trabalho de toda a equipe;
  • Redução de custos, eliminando erros, retrabalhos e desperdícios;
  • Economia nas despesas com o quadro de funcionários, permitindo uma equipe mais enxuta;
  • Qualidade e padronização dos processos;
  • Melhor gerenciamento e controle das tarefas diárias;
  • Visão detalhada das informações que direcionam o seu negócio, possibilitando o investimento em melhorias e diferenciais competitivos.

Como automatizar os processos da sua indústria?

O primeiro passo para estabelecer uma estratégia eficiente é levantar todas as tarefas desempenhadas manualmente pela sua equipe que precisam ser otimizadas.

A partir do mapeamento de todos os seus processos e funções de cada membro da sua equipe, avalie quais ferramentas podem te ajudar a agregar maior praticidade, agilidade e precisão nas atividades diárias da sua indústria. Um CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, pode integrar e automatizar o processo de Vendas, permitindo uma abordagem estratégica no acompanhamento das oportunidades.

Outra ferramenta de automação indispensável para uma indústria é o ERP (Enterprise Resource Planning), que mencionamos anteriormente. Entenda suas principais funcionalidades para a automação de processos!

Como um ERP pode ajudar?

Em primeiro lugar, um sistema ERP integra todas as áreas da sua indústria e possibilita uma visão 360º de cada processo. Assim, você garante informações concretas e confiáveis para fundamentar o fluxo de trabalho da sua equipe, bem como prevenir falhas operacionais e administrativas.

Com o monitoramento e acompanhamento em tempo real de indicadores de desempenho, resultados e informações estratégicas do seu negócio, um sistema de gestão também te ajuda a identificar pontos de melhoria e a definir medidas corretivas ou preventivas em tempo hábil.

Além disso, a confiabilidade de seus dados permite não só a adequação de seus processos conforme metas e prazos, como também o atendimento simples e ágil à legislação e obrigações ficais e tributárias inerentes à indústria.

No entanto, para garantir a aderência dessa ferramenta e os resultados esperados com a automação de seus processos, é indispensável uma implantação estruturada, que considere as diretrizes e necessidades do seu negócio. Uma solução especializada nas particularidades do seu mercado, automaticamente, agrega maior valor aos seus processos.

Esqueça as planilhas e os sistemas individuais. Entenda na prática esses e outros grandes diferenciais de um sistema ERP especialista em indústrias: Baixe gratuitamente nosso eBook e confira cases de sucesso, exemplos reais e grandes insights sobre a automação de processos.

Comentários


Tags Relacionadas
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se