Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

5 Dicas de liderança para a produtividade da equipe

19 de fevereiro de 2020
Gestão
5 Dicas de liderança para a produtividade da equipe

A concepção do líder vem se transformando significativamente ao longo dos anos. Na fase da 4ª revolução industrial, do Business Intelligence, e da crescente presença da geração Z no mercado de trabalho, a ideia do chefe que explora a mão de obra, sem saber explorar todo o potencial de seus colaboradores já não tem mais espaço. Não à toa, profissionais envolvidos nas áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas buscam cada vez mais por novas dicas de liderança.

Se você está lendo este conteúdo agora, já deve saber que o seu time é um dos maiores bens da sua indústria, afinal, seus colaboradores movimentam o seu negócio todos os dias e te ajudam a construir a imagem da sua marca, influenciando na qualidade de suas entregas e na satisfação de seus clientes. Isso sem falar em desempenho, inovação e rentabilidade.

Da mesma forma que a capacitação e a experiência são processos contínuos no preparo de um bom profissional, também são fatores decisivos para o aprendizado e o desenvolvimento de um líder. Por isso, decidimos abordar esse assunto aqui no blog hoje!

Nós preparamos 5 dicas de liderança capazes de transformar a integração e o engajamento de seus colaboradores, partindo do princípio de que um verdadeiro líder não é aquele que está acima de sua equipe, mas sim aquele que está ao lado, conduzindo cada membro para um único objetivo: o crescimento mútuo!

Princípios e diferenciais de uma boa liderança

1. Envolver a equipe no acompanhamento de indicadores

“O bom líder sabe que a responsabilidade é sua, mas a vitória é mérito de todos.”

A frase é de um autor desconhecido, mas achamos extremamente válido essa colocação aqui neste tópico, pois aborda justamente um dos maiores erros que podem ser cometidos na gestão de pessoas!

A sensação de pertencimento e reconhecimento é decisiva para o comprometimento de qualquer um, com qualquer causa. No caso do ambiente de trabalho e negócios não é diferente. Acompanhar e compartilhar os indicadores da sua indústria com a sua equipe possibilita que todos se sintam parte do negócio e, com isso, reconheçam o próprio papel na busca por melhores resultados e novas soluções.

Não vale simplesmente jogar a culpa no time quando algo vai mal, e tomar o mérito quando bons resultados são alcançados. O papel do líder é ajudar a equipe a compreender o cenário atual, as perspectivas e os melhores caminhos a seguir, viabilizando que cheguem mais longe juntos à organização.

2. Investir na capacitação e no treinamento do time

“Cerque-se de gente grande; delegue autoridade; saia do caminho” – Ronald Reagan.

Uma equipe preparada é essencial para a capacidade de inovação e melhoria constante da sua indústria. A competitividade e a crescente exigência da carteira de clientes demandam cada vez mais serviços e produtos especializados.

As entregas são cada vez mais personalizadas e diferenciadas, portanto, é preciso contar com um time que tenha essa visão de mercado, e tenha a capacitação necessária para te ajudar nesse caminho.

Isso não significa contratar apenas funcionários com alto grau de ensino e experiência. Por que não desenvolver sua equipe e investir em um plano de aprendizagem para aqueles que já estão nessa trajetória com você há um tempo?

Seja para novas contratações ou para funcionários antigos, a perspectiva de novas oportunidades de crescimento é indispensável, por isso, invista em quem pode transformar os resultados da sua indústria!

3. Garantir o entendimento sobre as atividades e ordens de prioridade

“A comunicação é a chave para envolver os empregados e quebrar as barreiras do progresso.” – Barbara Fagan-Smith

É preciso garantir que cada integrante do time esteja olhando para a mesma direção, e caminhando para o mesmo objetivo. A falta de entendimento das tarefas e prioridades pode fazer com que a sua equipe se sinta desamparada e perdida, com um alto nível de exigência, porém sem suporte e direcionamento.

Com isso em mente, sempre dedique um tempo para esse processo. Isso pode ser feito por meio de sprints, seguindo o modelo ágil de organização de projetos, por exemplo, ou seguindo qualquer outra técnica que funcione para a rotina de suas operações. Assim, você previne a ociosidade, além de poder se antecipar e evitar atrasos ou problemas nas entregas!

4. Construir um ambiente e uma cultura de trabalho estimulante

“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.” – Abraham Lincoln

Não dá para negar, ninguém quer apenas dinheiro, como já dizia a música dos Titãs, a gente quer felicidade, a gente quer inteiro, e não pela metade. Claro que o salário é decisivo para manter e engajar um funcionário, mas existem outros valores extremamente importantes que não podem ser deixados de lado!

Entre eles, o ambiente é um dos mais críticos. Se o seu time não se sente bem no ambiente em que passa a maior parte do dia, uma hora ou outra isso impactará nos resultados, nas entregas e até na imagem da sua organização.

Por isso, a grande função de um líder também é propiciar os melhores recursos para o trabalho de toda a equipe. Isso significa criar um espaço que promova a produtividade, a criatividade e a motivação de cada colaborador.

Aqui, simples dicas de liderança, como delegar tarefas, podem desenvolver o senso de responsabilidade e comprometimento que espera da sua equipe, melhorando o dia a dia da sua empresa e agregando bons resultados para o seu negócio!

5. Dar e receber feedbacks construtivos

“Liderança e aprendizagem são indispensáveis um ao outro” – John F. Kennedy.

Outro erro grave e muito comum na gestão de pessoas é a falta de feedbacks, especialmente feedbacks construtivos.

Cada colaborador deve entender não só o que é preciso melhorar, como quais pontos fortes do trabalho dele são valorizados e fazem a diferença para a sua empresa. É a mesma questão do reconhecimento e pertencimento… sem isso, é impossível se sentir parte de um time!

Além disso, uma das dicas de liderança que precisamos destacar é: um bom líder é, primeiramente, um bom ouvinte! Por isso, mantenha uma comunicação próxima e assertiva com a sua equipe, mantenha a atenção nas palavras utilizadas durante um feedback, ouça, busque entender tudo o que cada um tem a dizer, e não deixe para conversar apenas sobre críticas.

Bom, agora que você já conhece as principais dicas de liderança para conduzir os melhores resultados do seu time, é importante contar com ferramentas que podem te ajudar com esse projeto

Um ERP possui funcionalidades essenciais para a gestão de processos e pessoas, oferecendo dados e recursos relevantes para a forma como conduz a sua equipe, bem como para o trabalho diário de todos os seus departamentos!

Nós podemos te explicar todos os detalhes em uma demonstração gratuita do nosso sistema! Converse com um de nossos especialistas e saiba mais!

Comentários

Tags Relacionadas dicas de liderançaliderançaprodutividade equipe
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se