Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Gestão Financeira: O que é e como planejar?

21 de janeiro de 2021
Gestão
Gestão-Financeira

Trabalhar a gestão financeira de uma indústria é provavelmente a maneira mais eficaz de aumentar a lucratividade e otimizar processos. Por meio desse tipo de gerenciamento é possível investir em novos produtos, contratar novos talentos ou realizar a promoção dos que já fazem parte da equipe.

Logo, podemos perceber que essa não é uma tarefa simples, e que seu impacto influencia diretamente em todas as outras áreas do seu negócio.

É muito comum considerarmos a gestão financeira como estratégia que tenha como resultado o aumento de vendas. No entanto, o conceito é muito mais abrangente e está relacionado diretamente com a lucratividade da empresa.

A lucratividade pode ser obtida por outros meios, como por exemplo: menor desperdício, maior produtividade da equipe, melhor gestão de estoque, entre outras maneiras.

O que é gestão financeira?

A gestão financeira é um conjunto de técnicas e ferramentas que apoiam ações a melhorar a performance e os resultados de uma empresa. Em muitos casos, ela é fundamental para a tomada de decisões.

Dessa maneira, podemos dizer que o objetivo principal de fazer o planejamento financeiro é ser capaz de aumentar a lucratividade e o patrimônio de um negócio, além de analisar e controlar todas as atividades financeiras que integram o seu negócio.

Por mais importante que seja, nem todas as empresas sabem fazer uma gestão eficaz de suas finanças. Segundo um estudo do Sebrae de 2018, 77% dos Microempreendedores Individuais nunca fizeram capacitação em finanças, e 50% registram os gastos em papel. O sistema mais indicado e seguro para essas ações é a utilização de um ERP, que tem como uma de suas finalidades a organização das informações para melhor gerenciamento da empresa.

Qual a função da gestão financeira?

Como pilar principal, podemos dizer que a gestão financeira tem como objetivo manter e melhorar a saúde financeira de um empreendimento, gerando oportunidades de melhoria no negócio.

Para garantir o melhor aproveitamento de recursos e economia de dinheiro em uma empresa existem muitas estratégias, como a realização de um planejamento estratégico ou uma análise de investimentos, por exemplo.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Serasa Experian, as empresas brasileiras bateram o recorde da taxa de inadimplência, totalizando 6,2 milhões de endividadas em janeiro de 2020. As de pequeno e médio porte são as mais afetadas, representando 94% desse número.

Dessa forma, fica clara a importância de se fazer um planejamento financeiro empresarial para evitar o acúmulo de contas.

Com uma boa gestão financeira podemos destacar alguns dos principais benefícios que se pode esperar:

  • Aumentar a receita da empresa;
  • Investir em novos produtos/serviços/tecnologia;
  • Honrar compromissos financeiros;
  • Não ter o nome da companhia “manchado” como sendo má pagadora, o que pode afastar fornecedores;
  • Atrair investidores;
  • Adquirir e reter talentos.

5 dicas de como fazer a gestão financeira da sua empresa

Mexer com a parte contábil da empresa requer muita responsabilidade e atenção durante todo o processo. Não à toa, hoje existem cursos superiores e até pós-graduação que tem foco exclusivo para o ensino de gestão financeira empresarial.

A seguir, separamos algumas dicas para ajudar na hora de fazer o planejamento financeiro do seu negócio:

1- Crie metas realistas e desenhe estratégias para alcançá-las

As metas são formas palpáveis de se criar um planejamento financeiro e conseguir mês a mês ser capaz de enxergar a evolução do seu negócio. Para isso é importante definir os principais indicadores (KPIs) que irão transcender a estratégia.

Vale lembrar que não necessariamente aumentar a receita vai ser uma meta. Em um time de Marketing, por exemplo, o objetivo pode ser elevar as taxas de conversão em mídia paga e melhorar a performance em canais orgânicos. Como consequência, um menor valor terá que ser investido com anúncios, e isso irá gerar uma economia de recursos.

Ainda assim, vale o reforço que nada adianta desenhar e elaborar estratégias se os indicadores não forem acompanhados. É importante que o time esteja integrado com a sua estratégia para priorizar e monitorar os números.

2- Estabeleça uma cultura de gastos

A cultura de gastos é um pontapé inicial para se fazer uma boa gestão financeira. Trata-se de um entendimento mais abrangente dos gastos de um empreendimento e, por consequência, o gestor é capaz de identificar onde existem maiores desafios.

Isso cria oportunidades diversas e ajuda principalmente a tomar decisões mais difíceis.

3- Faça a gestão do fluxo de caixa

É fundamental dentro de qualquer organização que a mesma tenha um capital de giro, algo semelhante a uma reserva financeira. A partir de uma cultura de gastos, é possível desenhar a melhor estratégia para fazer a gestão financeira para controlar a entrada e saída de gastos e deixar o capital de giro mais organizado.

Enquanto o planejamento financeiro tem o objetivo de manter a saúde de uma empresa, o capital de giro é como se fosse uma vitamina para fortalecer o sistema imunológico do seu negócio.

4- Integre os times à sua estratégia

É importante deixar claro que colocar em prática as estratégias de uma gestão financeira não fica só a cargo de uma pessoa ou uma equipe específica, mas é responsabilidade de todos.

Por essa razão, é importante que os times estejam integrados entre si, com seus supervisores e também com outras equipes. Por exemplo: vendas com logística.

Para isso, não adianta apenas criar essa cultura de pertencimento nos colaboradores, mas também investir em um sistema de gestão integrada que seja capaz de integrar as equipes da melhor maneira possível.

5- Invista em tecnologia

A tecnologia é uma excelente aliada para automatizar processos. Para isso, é importante investir em sistemas que ajudem na gestão financeira do seu negócio e a tornem mais eficaz.

A ABC71 trabalha com o ERP – um sistema que também oferece uma integração total com diversas ferramentas de gestão integradas para ter total controle de suas finanças. Ficou interessado? Entre em contato e fale com um de nossos atendentes para conhecer as melhores soluções para o seu negócio!

Comentários

Tags Relacionadas
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se