Apesar de muito semelhantes e constantemente confundidos, o Sistema de Gestão Integrada e o ERP possuem características próprias.

Um SGI é responsável por fazer o diagnóstico e entender as necessidades gerais e específicas do seu negócio para criar uma solução personalizada de metodologias e promover a mudança organizacional.

Alguns dos módulos que um SGI pode apresentar são para melhorias em: ações que precisam ser implementadas, dados e métricas para acompanhamento, reorganização do fluxo de trabalho, entre outros que veremos ainda nesse artigo.

O ERP é uma ferramenta que ajuda a impulsionar o seu negócio por meio da integração de informações entre todas as áreas de uma empresa.

De maneira prática, fica mais fácil entender a diferença. Enquanto um Sistema de Gestão Integrada não precisa necessariamente de uma única plataforma de armazenamento de dados, para o ERP não pode haver informações duplicadas, pois ele é constituído sobre um único banco de dados.

O que é um Sistema de Gestão Integrada?

O SGI é um software capaz de integrar todas as informações da sua empresa de um jeito claro para que todos que acessem sejam capazes de fazer a leitura. Ele oferece a possibilidade de qualquer funcionário incluir informações pertinentes sobre o seu respectivo departamento para que outras áreas tomem conhecimento do que está sendo feito internamente.

A implementação de um Sistema de Gestão Integrada vai muito além de distribuir dados para monitoramento. O principal objetivo é fornecer informações pertinentes que auxiliem na tomada de decisões, organização dos processos e garantir o alinhamento interno entre os funcionários, dando mais tempo para os colaboradores conseguirem focar em novas atividades. 

Outras vantagens que um SGI pode oferecer são:

  • Simplificar os processos operacionais;
  • Automatizar tarefas;
  • Controlar dados e processos;
  • Melhorar a produtividade por meio da organização do fluxo de trabalho;
  • Aperfeiçoar processos já existentes;
  • Agrupar informações de maneira objetiva.

O que é ERP?

O ERP é uma das mais utilizadas ferramentas de gestão empresarial atualmente. Capaz de armazenar informações de diversos setores – como áreas administrativas, marketing, financeiro e até a parte jurídica do negócio – de maneira segura e transparente para que todos consigam acessar.

A ferramenta é capaz de: programar o controle de produção, ajudar os gestores a criar soluções inovadoras, evitar desperdício e pensar metodologias para melhorar o fluxo de trabalho.

Além das vantagens já citadas, podemos também destacar em relação ao ERP:

  • Dados centralizados e disponíveis para todo o time;
  • Transparência das informações;
  • Organização de processos;
  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade.

Ficou interessado em saber mais sobre o ERP? Temos um material exclusivo sobre o assunto, clique aqui e confira mais informações sobre o que é e como funciona a ferramenta!

Como funciona um Sistema de Gestão Integrada?

Um SGI pode unir em uma mesma plataforma informações de diversos setores. Cabe ao gestor da empresa verificar quais categorias serão utilizadas por considerá-las relevantes para o empreendimento.

A seguir, separamos os principais módulos de atuação que um Sistema de Gestão Integrada disponibiliza e como isso pode aperfeiçoar o seu negócio:

Gestão de estoque

Fazer o controle de estoque pode ser uma atividade complexa, já que estamos falando de um dos setores mais importantes para garantir a disponibilidade de venda do produto para um usuário. Por essa razão, ter o gerenciamento das atividades do estoque é bastante favorável.

A gestão de estoque permite identificar com mais clareza os produtos que estão disponíveis para venda e evitar problemas como falta de produtos, furtos e estragos.

É possível incluir também informações sobre transferência de produtos, pedidos de compra e armazenamento de nota fiscal dentro do módulo.

CRM

O CRM é uma funcionalidade do Sistema de Gestão Integrada que oferece um verdadeiro canal de comunicação para agrupar e gerenciar informações dos clientes com o objetivo de reforçar o relacionamento com o consumidor e expandir as vendas.

Gestão financeira

Fazer a gestão tributária da empresa é fundamental para ter uma vida financeira mais saudável.  Com o SGI você será capaz de consultar datas de pagamento, contas a receber, fazer análise no fluxo de caixa, entre outras funcionalidades.

Suporte de atendimento ao cliente

Criar um módulo eficiente para oferecer suporte no atendimento com o cliente é uma das principais vantagens do SGI.

É possível criar relatórios para acompanhar o andamento do suporte, e também agrupar as principais dúvidas dos usuários para gerar insights de melhoria no processo ou na clareza das informações.

Integração do SGI com as normas ISO

O Sistema de Gestão Integrada é capaz de reunir informações para criar um melhor gerenciamento de processos. Em relação às normas ISO existentes, três são recomendadas estarem integradas ao SGI: gestão de qualidade (ISO 9001), gestão ambiental (ISO 14001) e gestão da segurança e saúde dos funcionários (ISO 45001).

Isso permite que as exigências sejam colocadas em prática com maior facilidade e documentadas. A seguir, separamos alguns exemplos de informações que se podem ter no SGI para cumprir com as normas ISO:

  • Grau de satisfação do cliente em relação ao produto;
  • Qualidade do serviço prestado;
  • Eficiência dos processos;
  • Segurança ocupacional;
  • Descarte de resíduos.

Diferente do que muitos pensam, tanto empresas grandes como pequenas podem utilizar um SGI para melhoria nos processos internos e externos do negócio.

Para incluir a ferramenta em sua empresa, é necessário muito mais do que simplesmente instalar um software, como também capacitar os funcionários para que saibam utilizar as soluções e os módulos da melhor maneira possível.

A ABC71 oferece todo suporte necessário para você conseguir melhorar a performance do seu negócio e implementar um ERP que atenda por completo as demandas da sua indústria. Entre em contato agora mesmo para solicitar uma proposta exclusiva para o seu negócio!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração