Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Planejamento Estratégico: Qual a importância para sua indústria?

29 de dezembro de 2020
Gestão
Planejamento-estrategico

O planejamento estratégico é uma definição a médio e longo prazo das ações que uma indústria precisa para chegar a uma determinada meta. Esse plano deve conter informações como processos que orientem a tomada de decisões e a metodologia de trabalho.

Pode parecer bastante simples, mas criar essa organização é muito desafiador. A definição das metas, por si só, já é algo delicado e que envolve uma série de cálculos sobre o histórico da sua empresa e o mais complexo ainda é pensar em como atingi-la.

Quando falamos em planejamento estratégico, é importante ter clareza de que não se trata de uma única e isolada metodologia. Ele poderá contemplar em um mesmo plano várias ideias práticas para impulsionar o negócio.

Enquanto o planejamento entra com a metodologia, a estratégia é a parte criativa de pensar soluções. Dessa maneira, o plano deve conter informações sobre o que fazer e também como fazer.

Muitas empresas possuem dúvidas com relação a criação de um plano estratégico. Para este caso, é importante avaliar alguns fatores, como a volatilidade do seu segmento. É uma área em expansão? Vem sofrendo grandes mudanças? É um mercado que já está estabilizado? Existem legislações já previstas que se aprovadas poderão afetar os seus processos? É preciso também definir a metodologia que será implementada.

Boa parte das empresas fazem o planejamento estratégico anualmente, mas você pode optar em fazê-lo semestralmente. Outra dica relevante é criar um plano para o ano seguinte e desmembrá-lo em fatias menores para que a visualização da meta seja mais palpável.

Para fazer esse recorte, outra série de perguntas devem ser feitas em relação ao seu segmento, como, por exemplo, em relação à sazonalidade dos produtos vendidos.

A seguir, separamos algumas dicas de como fazer o planejamento estratégico do zero!

Por onde começo o meu planejamento estratégico?

Para criar um planejamento estratégico, é importante refletir sobre o seu mercado e, principalmente, sobre os processos da sua empresa.

Reunir dados para responder a essas questões é a solução mais eficiente para chegar a um plano estratégico que irá suprir as suas necessidades:

  • Onde a minha empresa está? Qual o meu share de mercado em relação aos meus concorrentes? Qual o meu faturamento? Qual a minha margem de lucro?)
  • Onde eu quero que meu negócio chegue? Quais objetivos quero que ele alcance? Em qual nicho/área eu quero ser referência?
  • Como faço para atingir os objetivos que quero para a minha empresa?

Podem parecer até questões bem simples, mas que envolvem muita dinâmica e organização. É recomendado que as perguntas sejam respondidas nesta ordem, pois cada uma delas serve para refletir sobre a seguinte.

Cultura da empresa para definir o seu plano empresarial

 Empresas com culturas bem definidas tendem a criar uma atmosfera mais colaborativa entre a gestão e o time para pensar em estratégias que componham o planejamento estratégico de uma gestão industrial. Além disso, entender os pilares que sustentam a filosofia do seu negócio são importantes para responder a segunda e terceira questão listada anteriormente (“onde quero que meu negócio chegue?” e “como alcançar os objetivos para minha empresa?”).

A Missão da empresa irá ajudar a definir quem é e o porquê do seu negócio existir; a Visãoauxilia na reflexão do futuro e projeção do seu empreendimento; e por fim, os Valores irão determinar uma metodologia que se enquadre nos princípios que orientam o seu estabelecimento.

Tipos de planejamento estratégico

Existem diferentes planos de ação para criar uma estratégia empresarial que melhor irá se adaptar ao seu negócio. Existem três classificações de planejamento: estratégico, tático e operacional.

Planejamento estratégico

É uma visão macro do segmento e geralmente está relacionada a ações de longo prazo. Este tipo de plano de ação se divide em dois modelos: planejamento de negócio e corporativo.

O planejamento de negócio é recortado para cada solução que sua empresa oferece. Já o corporativo diz respeito ao empreendimento em linhas gerais.

Planejamento tático

Este tipo de planejamento determina a estratégia e o contexto em que a ação será realizada, podendo estar focado em uma área, em uma subdivisão do negócio, um setor que presta serviços para outras áreas de negócio ou até mesmo em um indivíduo.

Planejamento operacional

Mais relacionado com a área de operação, esse plano tem o objetivo de garantir que os processos e fluxos de trabalho estejam de acordo com os objetivos estratégicos.

Como montar um planejamento estratégico?

1- Defina missão, visão e valores

Como já vimos anteriormente, esses três pilares ajudarão a responder as questões fundamentais que irão basear o seu negócio, e, por isso, esse primeiro passo é essencial para guiar as outras estratégias.

Após definir esses pontos, é importante fazer uma análise de SWOT para complementar e conseguir criar um planejamento estratégico ainda mais rico em informações.

2- Separe dados sobre a sua empresa

Analisar o histórico da sua empresa é uma maneira eficaz de entender o comportamento de vendas anual e também se existe uma sazonalidade do seu mercado.

Isso irá ajudar também a fazer projeções de crescimento em um histórico a longo prazo do seu empreendimento, assim, sendo capaz de criar uma média de crescimento anual.

3- Análise do cenário externo

Para criar um planejamento estratégico, é importante que o cenário externo seja levado em consideração. Exemplo maior disso é o plano de negócio das empresas no pós-pandemia – que trouxe questões como o preço do dólar, política nacional e internacional, quais ações podem impactar o seu negócio, entre outros aspectos.

Dentro de uma análise SWOT, o cenário externo também é levado em conta e pode ser uma maneira de ajudar a realizar o planejamento estratégico.

 4- Estabeleça metas e objetivos

Depois de fazer a análise do ambiente interno, externo e ter em mãos os dados do seu segmento, o passo seguinte é começar a definir o que sua empresa quer e em qual lugar ela quer chegar.

Alguns objetivos que uma empresa pode querer como metas para guiar o planejamento estratégico são:

  • Aumentar vendas;
  • Aumentar o lead score;
  • Conseguir aumentar a carteira de produtos;
  • Tornar-se referência para ações socioambientais;
  • Tornar-se referência no seu segmento.

5- Comece a traçar as estratégias

Unindo a área de negócios e desenvolvimento, é importante começar a desenhar estratégias diversas para alcançar os seus objetivos. Para isso, conte com ferramentas como benchmarks e matrizes decisórias para conseguir priorizar o que irá trazer retorno mais rápido – além de ações conjuntas para designar responsáveis pelas atividades.

Como um sistema ERP pode ajudar em seu planejamento estratégico?

O sistema ERP garante a sua indústria maior integração entre todos os setores, o que facilita toda a comunicação e o planejamento que cada setor deverá realizar. Além disso, essa tecnologia realiza uma análise de dados completa para o acompanhamento de tudo que foi planejado.

Com esse sistema ainda é possível prever possíveis erros e tomadas de decisões que fujam do planejamento realizado e de trabalhos possíveis de repetição.

Para saber mais e ter em sua empresa um sistema ERP para garantir o planejamento estratégico, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores.

Comentários

Tags Relacionadas planejamentoplanejamento estratégico
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se