Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Análise SWOT na indústria: Por que e como fazer?

11 de dezembro de 2019
Gestão
Análise SWOT na indústria: Por que e como fazer?

Já estamos chegando ao fim de 2019, e esse é o momento ideal para identificar oportunidades e se preparar para superar seus resultados no próximo ano! A sua indústria está pronta para 2020? Novos desafios estão por vir, bem como metas, expectativas e projetos. Para lidar com as mudanças e a competitividade de forma adequada, uma estratégia não pode faltar em suas tomadas de decisão: a análise SWOT!

Amplamente utilizada em ações de marketing e na estruturação de novos negócios, essa técnica também pode ser aplicada à rotina da sua produção e sua gestão, direcionando as estratégias e os processos da sua indústria com assertividade e informações fundamentadas.

Entenda o conceito da análise SWOT e como esse processo pode contribuir na prática com o dia a dia do seu negócio!

O conceito da análise SWOT

Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças): Esses são os pontos de partida de uma análise SWOT, também conhecida como FOFA, em português. Essa metodologia tem o objetivo de avaliar os cenários de um projeto ou negócio, considerando fatores internos e externos como base para um planejamento assertivo.

  • Forças: Diferenciais e vantagens competitivas, como inovação, produtividade, lucratividade e satisfação dos clientes;
  • Fraquezas: Características que colocam o projeto, negócio ou mercado em desvantagem, como capacidade de entrega;
  • Oportunidades: Elementos que podem ser explorados e aproveitados em prol de melhores resultados, como o surgimento de uma nova demanda, ou a capacitação dos colaboradores;
  • Ameaças: Elementos que podem causar problemas e prejuízos a curto, médio ou longo prazo, como falta de engajamento do mercado ou mesmo das equipes.

Como a análise SWOT pode contribuir com a rotina da sua indústria?

A indústria está em constante evolução, e é essencial que os gestores industriais evoluam suas estratégias ao mesmo passo que a demanda, a tecnologia e a concorrência do mercado, sempre respondendo às mudanças e aos desafios com assertividade, profundidade e uma visão integrada.

Nesse processo, a análise SWOT atua como uma importante fonte de informação para o seu planejamento estratégico, identificado as competências essenciais da sua indústria e contribuindo com a maximização dos resultados, o estabelecimento de medidas preventivas e corretivas, novas decisões, bem como a transformação das fraquezas em novas oportunidades!

Esse modelo de análise pode ser aplicado a diferentes tipos de projeto e diferentes aspectos da organização, incluindo:

  • Lançamento de produtos;
  • Introdução ou fortalecimento em novos mercados;
  • Construção de um novo posicionamento de marca;
  • Estruturação ou reestruturação organizacional;
  • Recursos humanos;
  • Revisão dos processos produtivos;
  • Mitigação de prejuízos e desperdícios;
  • Otimização do relacionamento com clientes e parceiros;
  • Adequação ao cenário social, econômico, tecnológico, sociocultural e político.

Como levantar as informações para a sua análise SWOT?

O mapeamento da análise SWOT é elaborado em tabela matricial, comparando as influências internas e externas para a garantia de sucesso do projeto. Essa técnica também pode ser aplicada em conjunto a outras importantes ferramentas de gestão, como o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, and Act – Planejar, Fazer, Checar e Agir), análise KPI (Key Performance Indicators – Indicadores-Chave de Desempenho), e FMEA (Failure Modes, Effects Analysis – Análise de Modos e Efeitos de Falha).

No entanto, o princípio para todas essas estratégias funcionarem é o levantamento de dados fundamentados, atualizados e confiáveis. Entrevistas com a diretoria e os colaboradores, pesquisas de satisfação com os clientes, benchmarking e o controle por meio de um sistema de gestão são os principais caminhos para garantir informações relevantes e precisas.

Um ERP industrial, por exemplo, permite uma visão estratégica e integrada de todos os processos e departamentos da sua indústria, gerenciando dados em tempo real para direcionar suas análises.

Pioneira em sistemas de gestão industrial no Brasil, a ABC71 atua como parceira estratégia de indústrias de todos os portes e segmentos há mais de 48 anos, sempre com foco em resultados e melhorias contínuas. Conte com os especialistas da ABC71 para potencializar as oportunidades do seu negócio em 2020!

Comentários

Tags Relacionadas análise swotGestão de Indústrias
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se