Já estamos chegando ao fim de 2019, e esse é o momento ideal para identificar oportunidades e se preparar para superar seus resultados no próximo ano! A sua indústria está pronta para 2020? Novos desafios estão por vir, bem como metas, expectativas e projetos. Para lidar com as mudanças e a competitividade de forma adequada, uma estratégia não pode faltar em suas tomadas de decisão: a análise SWOT!

Amplamente utilizada em ações de marketing e na estruturação de novos negócios, essa técnica também pode ser aplicada à rotina da sua produção e sua gestão, direcionando as estratégias e os processos da sua indústria com assertividade e informações fundamentadas.

Entenda o conceito da análise SWOT e como esse processo pode contribuir na prática com o dia a dia do seu negócio!

O conceito da análise SWOT

Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças): Esses são os pontos de partida de uma análise SWOT, também conhecida como FOFA, em português. Essa metodologia tem o objetivo de avaliar os cenários de um projeto ou negócio, considerando fatores internos e externos como base para um planejamento assertivo.

  • Forças: Diferenciais e vantagens competitivas, como inovação, produtividade, lucratividade e satisfação dos clientes;
  • Fraquezas: Características que colocam o projeto, negócio ou mercado em desvantagem, como capacidade de entrega;
  • Oportunidades: Elementos que podem ser explorados e aproveitados em prol de melhores resultados, como o surgimento de uma nova demanda, ou a capacitação dos colaboradores;
  • Ameaças: Elementos que podem causar problemas e prejuízos a curto, médio ou longo prazo, como falta de engajamento do mercado ou mesmo das equipes.

Como a análise SWOT pode contribuir com a rotina da sua indústria?

A indústria está em constante evolução, e é essencial que os gestores industriais evoluam suas estratégias ao mesmo passo que a demanda, a tecnologia e a concorrência do mercado, sempre respondendo às mudanças e aos desafios com assertividade, profundidade e uma visão integrada.

Nesse processo, a análise SWOT atua como uma importante fonte de informação para o seu planejamento estratégico, identificado as competências essenciais da sua indústria e contribuindo com a maximização dos resultados, o estabelecimento de medidas preventivas e corretivas, novas decisões, bem como a transformação das fraquezas em novas oportunidades!

Esse modelo de análise pode ser aplicado a diferentes tipos de projeto e diferentes aspectos da organização, incluindo:

  • Lançamento de produtos;
  • Introdução ou fortalecimento em novos mercados;
  • Construção de um novo posicionamento de marca;
  • Estruturação ou reestruturação organizacional;
  • Recursos humanos;
  • Revisão dos processos produtivos;
  • Mitigação de prejuízos e desperdícios;
  • Otimização do relacionamento com clientes e parceiros;
  • Adequação ao cenário social, econômico, tecnológico, sociocultural e político.

Como levantar as informações para a sua análise SWOT?

O mapeamento da análise SWOT é elaborado em tabela matricial, comparando as influências internas e externas para a garantia de sucesso do projeto. Essa técnica também pode ser aplicada em conjunto a outras importantes ferramentas de gestão, como o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, and Act – Planejar, Fazer, Checar e Agir), análise KPI (Key Performance Indicators – Indicadores-Chave de Desempenho), e FMEA (Failure Modes, Effects Analysis – Análise de Modos e Efeitos de Falha).

No entanto, o princípio para todas essas estratégias funcionarem é o levantamento de dados fundamentados, atualizados e confiáveis. Entrevistas com a diretoria e os colaboradores, pesquisas de satisfação com os clientes, benchmarking e o controle por meio de um sistema de gestão são os principais caminhos para garantir informações relevantes e precisas.

Um ERP industrial, por exemplo, permite uma visão estratégica e integrada de todos os processos e departamentos da sua indústria, gerenciando dados em tempo real para direcionar suas análises.

Pioneira em sistemas de gestão industrial no Brasil, a ABC71 atua como parceira estratégia de indústrias de todos os portes e segmentos há mais de 48 anos, sempre com foco em resultados e melhorias contínuas. Conte com os especialistas da ABC71 para potencializar as oportunidades do seu negócio em 2020!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração