Ter controle total de todas as atividades, com todos os colaboradores envolvidos em um cronograma de produção funcional e detalhado impacta diretamente a capacidade de entrega de uma indústria. Já passamos da época em que era necessária a alimentação de planilhas que exibiam cada atividade desenvolvida de forma detalhada com rotinas que iam da pré-produção até a entrega final. Em tempos de avanço tecnológico, onde tanto se fala de indústria 4.0, a adaptação constante de processos torna necessária a consideração de uma solução verdadeiramente alinhada com o perfil do seu negócio. Pensando nessa e outras questões consideramos de extrema importância abordar o assunto: cronograma de produção, com a finalidade de sanar possíveis dúvidas acerca do assunto, bem como trazer uma solução que facilite essa tarefa em sua planta.

Por que ter um cronograma de produção?

A rotina de uma indústria é muito dinâmica, sendo necessário acompanhar, simultaneamente, turnos de trabalho, capacidade dos equipamentos e operadores, necessidades de manutenção, feriados, encaixes no calendário, prioridades e prazos das operações. Tudo isso ao mesmo tempo. Ter um cronograma de produção auxilia a administrar os principais fatores que influenciam na complexidade dos fluxos produtivos. Esses fatores impactam diretamente a rotina dos gestores industriais que precisam de acesso e edição rápida de funções como:
  • Reprogramações;
  • Mudanças em prazos de entrega;
  • Mudanças nas prioridades;
  • Gargalos em recursos produtivos;
  • Perecibilidade dos produtos;
  • Notificações sobre paradas inesperadas em máquinas e equipamentos;
  • Notificações sobre Indisponibilidades por manutenção.
Portanto o acesso e a administração de um cronograma de produção se tornam vitais para a indústria atender a demanda dos seus clientes, superar suas metas e ganhar mais competitividade de mercado por oferecer soluções mais ágeis e eficientes. Se considerarmos a agilidade da produção como um agregador lucrativo no setor industrial, cabe a leitura do nosso artigo sobre marketing e vendas nas indústrias para fortalecer a ideia de que ter um cronograma de produção é mais que funcional, é essencial!

Como montar um cronograma de produção?

Além de facilitar a rotina da gestão industrial promovendo organização e aumento de produtividade, o cronograma de produção assegura que cada etapa seja entregue dentro do prazo delimitado. Alguns dos requisitos para montar um cronograma são:

Entender a produção

Ter pleno conhecimento não apenas do que é produzido, mas também dos serviços e os seus processos lógicos. Esse primeiro passo é fundamental para estimar o empenho necessário para a execução dos processos com base em informações mais precisas. Dentro desse cenário é importante ter acesso a dados de produções passadas e ter ciência das falhas ocorridas, bem como das falhas evitadas. O planejamento do cronograma deve ser elaborado de forma realista, evitando dados subjetivos e dando primazia a referências palpáveis.

Defina novos ciclos de inventário se necessário

A criação de um cronograma de produção não será eficiente caso o estoque de matéria-prima esteja desatualizado ou com falta de insumos. Assim como uma engrenagem, a funcionalidade de um setor afeta diretamente os demais. Caso seja necessário implantar políticas com ciclos de inventário menos espaçados, faça isso! A implantação de um cronograma deve agilizar e otimizar processos e isso inclui a prevenção de falta de estoque e/ou perda de matéria-prima.

Considere a metodologia de produção enxuta

Também conhecida como Lean Manufacturing ou Sistema Toyota de Produção, esse modelo visa a redução de desperdícios, o máximo aproveitamento de recursos e a melhoria contínua dos ciclos de produção. Aqui no Blog do ERP já abordamos esse assunto mais detalhadamente e recomendados a leitura do artigo Lean Manufacturing: Da teoria à prática. Deve ser levado em consideração a metodologia que a sua planta já aplica e se a mudança de método é necessária.

A utilização de um ERP focado em indústria é essencial!

Não poderíamos deixar de dizer que a eficiência de um cronograma de produção depende diretamente do sistema de gestão que a sua indústria utiliza. É essencial contar com uma ferramenta focada nos processos pertinentes ao seu segmento industrial. Além do sistema de gestão existem outras ferramentas que podem otimizar e muito a criação, implantação e acompanhamento do seu cronograma. Essa ferramenta é o sistema APS (Planejamento Avançado de Produção) que podemos considerar como um passo inicial nessa otimização.

Sistema APS como ferramenta de cronograma de produção

O APS é um software que ordena as operações de forma sequencial em integração com o seu ERP. Pense nessa ferramenta como uma agenda inteligente do processo produtivo que irá organizar e programar operações. Além disso é possível colher, em tempo real, dados que lhe possibilitarão o acompanhamento e a previsão de possíveis situações indesejadas que podem ser evitadas, bem como o alcance das metas estipuladas. Disponibilizamos dois materiais que demonstram de forma mais didática as funções e as vantagens que um Sistema APS trará para a sua planta. Confira o nosso e-book APS: O que toda indústria precisa saber sobre esse sistema e o nosso artigo APS (Planejamento Avançado da Produção): Vantagens e funcionalidades para maior entendimento sobre o assunto.

Por onde começar?

Ao longo desse artigo muitas questões foram levantadas e muitos cenários foram abordados. Contudo, sabemos que cada indústria é única em suas operações com necessidades pertinentes somente a sua rotina. Por esse motivo a ABC71 desenvolve soluções focadas para a indústria com uma equipe especializada nas novidades de diversos segmentos. Entre em contato com os nossos consultores e saiba quais funcionalidades podem realmente fazer a diferença em sua planta.

Continue Lendo

🕔 12 de março de 2024

Autopeças

🕔 4 de março de 2024

Gestão

🕔 26 de fevereiro de 2024

Demais Segmentos Industriais

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração