Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Como criar um cronograma de produção assertivo?

11 de março de 2020
Gestão
Como criar um cronograma de produção assertivo?

Ter controle total de todas as atividades, com todos os colaboradores envolvidos em um cronograma de produção funcional e detalhado impacta diretamente a capacidade de entrega de uma indústria.

Já passamos da época em que era necessária a alimentação de planilhas que exibiam cada atividade desenvolvida de forma detalhada com rotinas que iam da pré-produção até a entrega final.

Em tempos de avanço tecnológico, onde tanto se fala de indústria 4.0, a adaptação constante de processos torna necessária a consideração de uma solução verdadeiramente alinhada com o perfil do seu negócio.

Pensando nessa e outras questões consideramos de extrema importância abordar o assunto: cronograma de produção, com a finalidade de sanar possíveis dúvidas acerca do assunto, bem como trazer uma solução que facilite essa tarefa em sua planta.

Por que ter um cronograma de produção?

A rotina de uma indústria é muito dinâmica, sendo necessário acompanhar, simultaneamente, turnos de trabalho, capacidade dos equipamentos e operadores, necessidades de manutenção, feriados, encaixes no calendário, prioridades e prazos das operações. Tudo isso ao mesmo tempo.

Ter um cronograma de produção auxilia a administrar os principais fatores que influenciam na complexidade dos fluxos produtivos. Esses fatores impactam diretamente a rotina dos gestores industriais que precisam de acesso e edição rápida de funções como:

  • Reprogramações;
  • Mudanças em prazos de entrega;
  • Mudanças nas prioridades;
  • Gargalos em recursos produtivos;
  • Perecibilidade dos produtos;
  • Notificações sobre paradas inesperadas em máquinas e equipamentos;
  • Notificações sobre Indisponibilidades por manutenção.

Portanto o acesso e a administração de um cronograma de produção se tornam vitais para a indústria atender a demanda dos seus clientes, superar suas metas e ganhar mais competitividade de mercado por oferecer soluções mais ágeis e eficientes.

Se considerarmos a agilidade da produção como um agregador lucrativo no setor industrial, cabe a leitura do nosso artigo sobre marketing e vendas nas indústrias para fortalecer a ideia de que ter um cronograma de produção é mais que funcional, é essencial!

Como montar um cronograma de produção?

Além de facilitar a rotina da gestão industrial promovendo organização e aumento de produtividade, o cronograma de produção assegura que cada etapa seja entregue dentro do prazo delimitado.

Alguns dos requisitos para montar um cronograma são:

Entender a produção

Ter pleno conhecimento não apenas do que é produzido, mas também dos serviços e os seus processos lógicos. Esse primeiro passo é fundamental para estimar o empenho necessário para a execução dos processos com base em informações mais precisas.

Dentro desse cenário é importante ter acesso a dados de produções passadas e ter ciência das falhas ocorridas, bem como das falhas evitadas. O planejamento do cronograma deve ser elaborado de forma realista, evitando dados subjetivos e dando primazia a referências palpáveis.

Defina novos ciclos de inventário se necessário

A criação de um cronograma de produção não será eficiente caso o estoque de matéria-prima esteja desatualizado ou com falta de insumos. Assim como uma engrenagem, a funcionalidade de um setor afeta diretamente os demais.

Caso seja necessário implantar políticas com ciclos de inventário menos espaçados, faça isso! A implantação de um cronograma deve agilizar e otimizar processos e isso inclui a prevenção de falta de estoque e/ou perda de matéria-prima.

Considere a metodologia de produção enxuta

Também conhecida como Lean Manufacturing ou Sistema Toyota de Produção, esse modelo visa a redução de desperdícios, o máximo aproveitamento de recursos e a melhoria contínua dos ciclos de produção.

Aqui no Blog do ERP já abordamos esse assunto mais detalhadamente e recomendados a leitura do artigo Lean Manufacturing: Da teoria à prática. Deve ser levado em consideração a metodologia que a sua planta já aplica e se a mudança de método é necessária.

A utilização de um ERP focado em indústria é essencial!

Não poderíamos deixar de dizer que a eficiência de um cronograma de produção depende diretamente do sistema de gestão que a sua indústria utiliza. É essencial contar com uma ferramenta focada nos processos pertinentes ao seu segmento industrial.

Além do sistema de gestão existem outras ferramentas que podem otimizar e muito a criação, implantação e acompanhamento do seu cronograma. Essa ferramenta é o sistema APS (Planejamento Avançado de Produção) que podemos considerar como um passo inicial nessa otimização.

Sistema APS como ferramenta de cronograma de produção

O APS é um software que ordena as operações de forma sequencial em integração com o seu ERP. Pense nessa ferramenta como uma agenda inteligente do processo produtivo que irá organizar e programar operações.

Além disso é possível colher, em tempo real, dados que lhe possibilitarão o acompanhamento e a previsão de possíveis situações indesejadas que podem ser evitadas, bem como o alcance das metas estipuladas.

Disponibilizamos dois materiais que demonstram de forma mais didática as funções e as vantagens que um Sistema APS trará para a sua planta. Confira o nosso e-book APS: O que toda indústria precisa saber sobre esse sistema e o nosso artigo APS (Planejamento Avançado da Produção): Vantagens e funcionalidades para maior entendimento sobre o assunto.

Por onde começar?

Ao longo desse artigo muitas questões foram levantadas e muitos cenários foram abordados. Contudo, sabemos que cada indústria é única em suas operações com necessidades pertinentes somente a sua rotina.

Por esse motivo a ABC71 desenvolve soluções focadas para a indústria com uma equipe especializada nas novidades de diversos segmentos. Entre em contato com os nossos consultores e saiba quais funcionalidades podem realmente fazer a diferença em sua planta.

Comentários

Tags Relacionadas controle da produçãocronogramacronograma de produção
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se