Em todas as empresas, a busca por métodos que garantem aumentar a produtividade de todos os colaboradores tem se tornado cada vez maior. Seguir uma padronização de processos é um dos caminhos mais assertivos para as operações.

Também no ambiente industrial, a excelência da produção, ou seja, o máximo em eficiência operacional que se pode alcançar é uma das maiores metas e a criação de um processo único por meio de uma padronização é o caminho mais efetivo.

A padronização de processos industriais é muito utilizada com a finalidade de formalizar as produções e nesse artigo vamos abordar sobre esse assunto e como um sistema integrado de gestão, ou ERP, pode ajudar a garantir tal padronização.

O que é a padronização de processos?

Quando falamos abordamos sobre padronizar, significa dizer que estamos querendo seguir um modelo ou um padrão para a realização das respectivas atividades. Padronização de processos significa dizer que as empresas possuem um modelo de negócios para a execução das tarefas.

Esse conceito começou há muitos anos, com Frederick Taylor, que visava justamente racionalizar as etapas de produção de uma organização. Contudo, a forma prática só foi aplicada por Henry Ford na produção de veículos, o que deu início ao conceito de linha de montagem.

Nos dias de hoje, a criação de padrões reduz a possibilidade de trabalhos repetidos e as novas tecnologias tem como finalidade facilitar ainda mais esse processo.

Como exemplo, podemos citar um processo de chegada de material, na qual são necessárias o preenchimento de fichas e lançamentos no sistema até o momento em que o mesmo for guardado em um local, passando por cada funcionário que sabe exatamente o que fazer.

A implementação de uma padronização de processos permite monitorar atividades diversas, independente do setor. Seja o funcionário A ou funcionário B a fazer, o resultado esperado sempre será obtido, já que são processos que precisam ser realizados.

Em uma linha de produção, cada colaborador é responsável por uma tarefa específica, o que mostra que cada um possui uma função designada por um processo padronizado. Através dessa padronização, as indústrias conseguem ter controle de todo o desenvolvimento das tarefas e ter outros benefícios, algo que vamos abordar mais para frente.

A importância da padronização de processos

A Padronização de processos é muito importante para gerar mais eficiência operacional e garantir que que os resultados das atividades sejam mais assertivos. Em outras palavras, este método garante maior qualidade das atividades.

O gestor de uma determinada área, após a implementação de uma nova padronização, consegue monitorar o desempenho de todos os funcionários e assim observar pontos que necessitam de atenção e maior acompanhamento do mesmo.  Com isso, é possível que o gestor possa propor e aplicar novas melhorias.

Estabelecer um modelo de trabalho e definir um fluxo de execução são outros ganhos ao realizar uma padronização de processos.

No fim das contas, o produto sempre irá apresentar uma qualidade maior, bem como os serviços que serão oferecidos para o cliente.

Benefícios de uma padronização de processos

Os benefícios de implantar uma padronização de processos são inúmeros dentro de uma indústria. 

Além de ser importante para garantir um modelo de negócios ou garantir um monitoramento das atividades por parte de um gestor, a padronização de processos ainda inclui outros benefícios como:

  • Distribuição dos recursos e das atividades de forma mais assertiva;
  • Aumento da produtividade de toda a equipe;
  • Menos falhas e processos de retrabalhos;
  • Atividades definidas com mais clareza e direcionamento;
  • Menor ocorrência de acidentes
  • Facilidade de treinamento dos colaboradores
  • Melhor experiência do cliente
  • Redução de custos
  • Otimização e automação de processos

Como um sistema integrado de gestão (ERP) poderá ajudar em uma padronização de processos?

Nos dias atuais, a tecnologia é um dos grandes aliados de todos, principalmente dentro das indústrias.

Um dessas tecnologias é o ERP, um sistema integrado de gestão que tem como objetivo ajudar as empresas em suas rotinas de trabalho.  Esse sistema tem como missão integrar e consolidar as informações dos departamentos presentes na empresa, além de padronizar e agilizar as rotinas de trabalho.

Com um sistema de ERP dentro de sua empresa para a padronização de processos será possível:

  • Otimizar o controle de estoque;
  • Agilizar o processo de compras;
  • Garantir maior controle Fiscal;
  • Melhorar a integração entre os setores.

Para realizar a implementação de um ERP em sua indústria, é muito importante falar com um consultor para orientação sobre os módulos que mais se adequam aos processos da sua planta.

A ABC71 é uma empresa especializada em operações de gestão industrial e conta com uma equipe de profissionais capacitados para o melhor atendimento ao cliente. Entre em contato com um de nossos consultores e garanta já um sistema ERP.

Caso queira saber mais sobre um sistema de gestão industrial e a padronização de processos, Imagen ctaclique aqui e baixe já o nosso ebook.

 

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração