Muitos falam sobre a importância e as vantagens de uma gestão integrada. Mas você sabe dizer como essa estratégia funciona no dia a dia? O que de fato constitui o gerenciamento integrado dos processos em sua indústria? Entenda a proposta e os diferenciais desse modelo gerencial, além de como aplicar essa teoria à prática!

O que é uma gestão integrada?

Na prática, a gestão integrada é uma visão administrativa que acompanha os dados e processos de todos os departamentos de forma unificada. Nesse modelo, o fluxo de informações de cada área é analisado e atualizado automaticamente por meio de um sistema de gestão, direcionando tomadas de decisão estratégicas ou rotineiras.

Assim, os processos, recursos e as demandas do Administrativo, Financeiro, Fiscal/Contábil, Analítico, de Manufatura e de Qualidade são integrados e gerenciados em tempo real, viabilizando um gerenciamento coerente e fundamentado.

5 Vantagens de uma gestão integrada

1. Visão global e estratégica

Uma visão unificada de toda a sua indústria te ajuda a diagnosticar problemas, incoerências e oportunidades com agilidade, garantindo informações precisas e relevantes para o estabelecimento de medidas corretivas ou preventivas.

Além disso, entender de fato todo o cenário do seu negócio é essencial para planejamentos mais assertivos, a análise e a potencialização de resultados.

2. Otimização dos processos produtivos

A gestão integrada depende do mapeamento e da padronização dos processos. Portanto, automaticamente permite a identificação de etapas desnecessárias ou redundantes, gargalos na produção, bem como equipamentos e recursos mal aproveitados.

A partir desse diagnóstico, você consegue reduzir o tempo de suas entregas, otimizar a qualidade de seus produtos e serviços, eliminar desperdícios, além de controlar a indisponibilidade e ociosidade de suas máquinas. Vantagens essenciais tanto para a lucratividade e produtividade da sua indústria como para a garantia de satisfação de seus clientes!

3. Uso correto dos recursos

Os recursos e a matéria-prima estão entre os maiores bens de uma indústria, essenciais para o funcionamento de todos os processos e a qualidade de todas as entregas. A partir da padronização dos processos, é possível otimizar o gerenciamento do seu estoque e de seus investimentos, bem como garantir maior controle aos departamentos de compras e vendas, reduzindo prejuízos, desperdícios e indisponibilidades.

4. Redução de custos

Com o aumento da produtividade, a agilidade e otimização dos processos, o uso correto dos recursos e a eliminação de falhas, retrabalhos, prejuízos e desperdícios, consequentemente, a padronização de processos também permite que você reduza gastos desnecessários e potencialize a lucratividade da sua indústria!

A redução de custos acaba sendo uma consequência de todas as vantagens que um sistema de gestão integrada pode oferecer, já que ele proporciona aumento de potencial estratégico, administrativo, e fiscal – tornando o dia-a-dia da sua empresa mais produtivo e menos dispendioso.

5. Praticidade nas prestações fiscais e contábeis

A partir de informações confiáveis e atualizadas, o seu planejamento tributário e o cumprimento das obrigações fiscais e contábeis se tornam muito mais simples ágeis e precisos. Assim, uma gestão integrada te ajuda a adequar sua indústria à legislação brasileira e a prevenir incoerências, erros de cálculo, atrasos ou multas na entrega de suas prestações!

Conte com as ferramentas e tecnologias integradas

Não há dúvidas de que uma gestão integrada pode trazer grandes vantagens para a sua indústria, no entanto, é preciso contar com ferramentas adequadas para essa estratégia de gerenciamento. A integração de seus dados não será viável sem tecnologias que atuam de forma integrada no controle dessas informações.

Assim, um sistema de gestão capaz de integrar todos os seus departamentos, incluindo compras, vendas, estoque, produção, fiscal e administrativo, faz toda a diferença no mapeamento, na padronização e na otimização de seus processos e todo o seu fluxo de informações.

Em nosso Guia de Gestão para Indústrias, nós separamos diferentes insights sobre como direcionar e integrar a gestão de seus processos a favor do seu negócio. Baixe nosso material gratuitamente!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração