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Gerenciamento de custos: O que é e como o ERP garante maior eficiência?

15 de abril de 2021
ERP, Gestão
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O sucesso de uma empresa ou de qualquer projeto dentro da indústria passa por inúmeros fatores, entre eles o de uma boa administração de receitas, conceito que recebe o nome de gerenciamento de custos e que deve ser analisado de perto para evitar possíveis danos à instituição.

Quando abordado sobre projetos que necessitam ser entregues, uma das principais falhas que ocorre é de estourar o orçamento previsto e separado para o mesmo. Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE apontou que aproximadamente 24% das empresas com até dois anos de atividade deixaram devido à falta de monitoramento de despesas e receitas.

Por isso, o gerenciamento de custos é uma prática essencial e mais que necessária para implementar em sua empresa.

O que é gerenciamento de custos?

O gerenciamento de custos é um conjunto de processos que garantem que o projeto seja finalizado dentro do orçamento aprovado, para que os custos não ultrapassem o que foi estipulado. Em linha mais simples, é garantir que a verba disponibilizada para tal projeto não seja estourada.

No gerenciamento de custos é importante que tenha algumas informações, como estimativa de custos, orçamento e controle de uso dos recursos financeiros, que vão prever gastos com equipe, equipamentos e materiais. É a partir deste gerenciamento que o gerente de produção pode identificar excessos e oportunidades de melhorar a aplicação de recursos. Em uma empresa, essa análise também permite entender a situação da empresa e se o negócio está lucrando na mesma medida.

Vale ressaltar que no gerenciamento de custos além das informações citadas acima, evitar gastos desnecessários e garantir fundo de reserva no caso de imprevistos é de suma importância.

Como fazer o gerenciamento de custos?

De acordo com o PMBOK, um guia mundial das melhores práticas em gerenciamento de projetos, são 4 passos essenciais para garantir que o orçamento seja cumprido:

Planejamento do gerenciamento de custos

A partir da definição do escopo de um projeto, é feito o planejamento através da análise dos dados e define quais os recursos necessários para o projeto, podendo haver até reuniões entre as áreas do projeto. Tudo com o objetivo de obter as informações necessárias para dar continuidade e definir os custos do mesmo.

Estimativa de custos

É a previsão dos custos necessários para o projeto acontecer, estimando todos os gastos, além da previsão de um fundo de reserva para imprevistos e emergências.

Determinar orçamento

A partir desta etapa, cria-se uma linha de base dos custos, que é a versão aprovada do orçamento sem incluir as reservas citadas acima. O orçamento também estabelece os limites de uso de cada recurso financeiro e de cada área;

Controle de gastos

Realizar o controle de gastos é tão importante quanto definir um orçamento. Essa etapa consiste em monitorar o andamento do projeto e comparar os custos previstos com os custos reais, e deve ser feita de tempos em tempos, até a finalização do projeto.

Como o sistema ERP auxilia o meu gerenciamento de custos?

Para garantir que o seu gerenciamento de custos seja feito de maneira correta e assertiva, o ERP é um sistema de gestão industrial que irá auxiliar nesse processo, pois o mesmo é capaz de realizar todo o controle financeiro de sua empresa.

Utilizar esse sistema de gestão ainda garantirá a sua indústria facilidade na comunicação entre equipes e setores e a disponibilidade de relatórios eficientes, o que auxilia na tomada de decisão e em definir o orçamento empresarial.

Vale ressaltar que o ERP oferece integração total com diversas ferramentas de gestão integradas para assim garantir o gerenciamento de custos. Ficou interessado em saber mais? Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores.

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