Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Orçamento empresarial: Como o ERP auxilia nesse processo?

5 de março de 2021
ERP, Gestão
orçamento-industrial

Para traçar metas e estratégias ao longo de um determinado período, é fundamental que o primeiro passo seja realizar o orçamento empresarial para planejar todos os gastos e receitas da organização e assim manter a saúde financeira da empresa.

De acordo com o Sebrae, a falta de controle de receitas e despesas de uma empresa tem relação direta com a sua falência. Portanto, a empresa sempre necessita realizar e atualizar este orçamento em caso de gastos extras ou de possíveis imprevistos.

Independentemente do tamanho que a indústria possui, a mesma não pode operar sem um orçamento empresarial, já que ele será responsável por conduzir todo o investimento ao longo do tempo e separar possíveis recursos para os setores da empresa.

A crise econômica que o país tem enfrentado nos últimos anos mostrou que as indústrias precisam cada vez mais se adaptar e investir em tecnologias, sendo esse um dos pontos cruciais para o seu desenvolvimento. O mesmo vale para o setor financeiro, já que o mercado hoje disponibiliza tecnologias e softwares para realizar de forma eficaz a gestão financeira e o seu orçamento empresarial.

O que é um orçamento empresarial?

O orçamento empresarial nada mais é do que um documento que faz parte de um plano empresarial  que tem como objetivo projetar todas as receitas e despesas de uma empresa em um determinado período para que o mesmo seja o mais eficiente possível. Geralmente, esse documento é elaborado para prazos anuais, ou seja, considera possíveis cenários futuros.

Esse modelo de planejamento financeiro é decisivo para os próximos resultados que a empresa irá obter, já que o mesmo garante quais estratégias poderão ser cumpridas e quais precisarão ser descartadas ou redesenhadas. Portanto, é de extrema importância que seja feito de tempos em tempos um acompanhamento daquele orçamento previsto para o período.

Em uma visão mais prática, o orçamento empresarial auxilia em toda a estrutura organizacional da empresa com maior integração entre e as equipes e ampara em possíveis oscilações do mercado, já que possíveis medidas já foram adotadas anteriormente.

Como elaborar um orçamento empresarial?

Todas as empresas possuem alguma movimentação financeira por dia, seja pela cotação do dólar que muda todos os dias ou pela depreciação patrimonial causada nas máquinas e equipamentos quando utilizadas em tempo integral, por exemplo.

Portanto, o orçamento empresarial não pode ser feito com base no histórico passado, mas sim em uma análise criteriosa e objetiva de possibilidades futuras. Esse planejamento prepara a empresa para os possíveis desafios e oportunidades do mercado, além de possibilitar a redução de custos a longo prazo.

Para elaborar um orçamento empresarial é necessário contar uma integração de todos os setores a partir dos dados que foram disponibilizados por eles. Esses dados precisam necessariamente ser as despesas, receitas, investimentos e o fluxo de caixa projetado.

Ao todo, elaborar o orçamento empresarial, são necessários algumas etapas para um projeto ainda mais assertivo:

Diagnóstico atual da empresa

A primeira etapa é realizar um diagnóstico para entender o atual momento da empresa para fazer as projeções futuras. O recomendado para essa situação é que seja avaliado não somente o último período de 12 meses, mas os últimos anos anteriores para melhor assertividade.

Estabelecer os objetivos e metas

Após ter um conhecimento do atual momento, estabelecer os objetivos e metas apresenta maior facilidade, já que é possível realizar projeções mais realistas e entender quais áreas da empresa necessitam de maiores investimentos.

Liste os custos fixos e variáveis

Após traçar os objetivos, liste todos os custos fixos e variáveis que serão necessários ao longo deste período. Fazer esta listagem auxilia em qual será o investimento essencial e o quanto de recurso será necessário obter para atingir as metas.

Calcule os ativos fixos da empresa

No orçamento empresarial também é necessário incluir todos os ativos, ou seja, os bens permanentes que garantem o funcionamento da empresa. Os ativos inclusos devem ser tanto os tangíveis, como equipamentos e imóveis, quanto os intangíveis, como direitos autorais e títulos financeiros (ações e contratos).

Estime as receitas que são esperadas para o período

Além de incluir os custos da empresa, é importante incluir o valor esperado de receitas ao longo do período, como o número de vendas e contratação de serviços. Também é importante citar o retorno de investimentos e outros possíveis ganhos.

Planeje os investimentos futuros

Após ter todos os dados e números, é hora de planejar os possíveis investimentos futuros. Nesse caso podem ser quaisquer investimentos, como a contratação de novos funcionários, implementação de novas tecnologias.

Acompanhe os resultados

Por fim, após a realização do planejamento e definição das metas com base nos dados obtidos, é importante sempre ir monitorando os resultados de tempos em tempos. Em caso de possíveis adversidades, é possível agir a tempo e traçar novas metas, sendo uma medida preventiva. No entanto, em caso de ótimos resultados, é possível identificar oportunidades de maneira mais rápida e aumentar a competitividade.

Sistema ERP para o auxílio na elaboração de um orçamento empresarial

Utilizar tecnologias pode ser fundamental para garantir que o seu orçamento empresarial seja o mais assertivo, além de garantir um acompanhamento mais rápido, otimizando o tempo e garantindo maior agilidade na tomada de decisões a partir dos dados gerados.

Com o intuito de agilizar os processos e garantir resultados mais assertivos, o uso do ERP é uma ferramenta ideal para elaborar o orçamento empresarial de sua empresa.

O uso de um ERP especializado, além de garantir maior segurança nos dados, pode ajudar de forma decisiva em todo o planejamento até a definição de metas e indicadores e no desenvolvimento de um plano de ações.

Além disso, o uso do ERP irá facilitar toda a comunicação com a equipe e setores e disponibilizará relatórios mais eficientes, garantindo assim um melhor acompanhamento do planejamento estratégico traçado a partir da elaboração do seu orçamento empresarial. Vale ressaltar que o uso desse sistema evita erros e aumenta a produtividade e as margens de lucros.

Para implementar o ERP agora mesmo em sua empresa e realizar um orçamento empresarial mais assertivo, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores e solicite um orçamento.

Comentários

Tags Relacionadas
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se