Conhecer a fundo estratégias e ferramentas que contribuem com a rotina dos processos e o controle das informações é essencial para qualquer gestor, e no caso do ERP (Enterprise Resource Planning) não é diferente. Pensando nisso, nós preparamos um artigo completo sobre a proposta, as funcionalidades e vantagens desse sistema de gestão. Entenda como um ERP pode contribuir com o dia a dia da sua indústria!

O que é Enterprise Resource Planning (ERP)?

Um ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos da Empresa em português) é um sistema de gestão empresarial que tem como principal objetivo a integração dos processos operacionais e administrativos de um negócio. O software realiza todo o planejamento e controle da produção e das atividades gerenciais, a partir de um fluxo de informações único e atualizado em tempo real, permitindo uma visão completa e aprofundada sobre o core-business da empresa. Dessa forma, o Enterprise Resource Planning é um sistema indicado para empresas e indústrias, de todos os portes e segmentos, que buscam maior confiabilidade nos processos diários e na tomada de decisões estratégicas.

Como funciona um ERP?

O sistema de gestão Enterprise Resource Planning é composto por diferentes módulos, que contemplam cada uma das áreas de um negócio, integrando e registrando as informações de forma automática. A partir disso, o software é capaz de realizar previsões, analisar históricos e gerar relatórios sobre cada um dos departamentos. O ERP pode ser implantado tanto no hardware ou servidor da empresa, normalmente geridos pela equipe de TI, como também na nuvem, reunindo as informações em um banco de dados 100% online, que pode ser acessado a qualquer hora, de qualquer navegador. O software instalado na web demanda um investimento menor e é tão seguro quanto o sistema instalado localmente, contando com logins e senhas de acesso restritos aos usuários, além de um modelo de segurança de dados que segue o mesmo princípio do internet banking.

Quais são as funcionalidades de um sistema de gestão?

Cada módulo de um ERP apresenta funcionalidades específicas para os departamentos empresariais. Aqui, nós separamos as principais funções de um sistema de gestão focado em indústrias:

Manufatura

No caso de um sistema ERP especializado em indústrias, você conta com um módulo completo de manufatura para controlar seus processos produtivos, estoque, beneficiamento externo, industrialização para terceiros, realizar previsões de venda e definir o plano mestre de produção (MPS). Além disso, o software permite que você execute outros sistemas, como o MRP II (Manufacturing Resources Planning), APS (Advanced Planning and Scheduling – Planejamento Avançado da Produção) e MES (Manufacturing Execution System – Sistema de Execução da Manufatura).

Qualidade

A Inspeção da Qualidade e a Metrologia Industrial também podem ser realizadas a partir de um sistema para indústrias, capaz de criar e gerenciar auditorias internas e externas, realizar um estudo avançado de não conformidades, bem como reunir um banco de dados com resultados dos laudos de inspeção.

Administrativo

O módulo administrativo de um ERP Industrial permite a emissão de notas fiscais eletrônicas, análise das necessidades de Compras e Vendas, bem como o controle do estoque integrado aos outros departamentos (Produção, Contabilidade e Financeiro).

Financeiro

No módulo financeiro de um ERP Industrial, você encontra funcionalidades como: contas a pagar e contas a receber, conciliações bancárias, emissão de boletos, gerenciamento do fluxo de caixa, monitoramento dos resultados financeiros da indústria e integração dos processos com o departamento contábil.

Fiscal/Contábil

Os módulos fiscal e contábil do sistema reúnem e apuram todas as informações inerentes às prestações e obrigatoriedades do setor industrial, como o SPED Contábil, Fiscal, REINF e Contribuições. Assim, a partir da emissão automática dos documentos e das notas fiscais eletrônicas (NF-e), o ERP te ajuda a evitar multas por erros ou atrasos nas entregas.

Análise Gerencial

Alguns sistemas também oferecem um módulo específico de análise gerencial, com painéis e funcionalidades como Business Intelligence e Gestão do Conhecimento, que consolidam as informações da indústria para avaliação de históricos e previsões.

Quais são os benefícios do Enterprise Resource Planning?

Vantagem competitiva e gerencial: Essencial para a organização, o planejamento e o levantamento de informações confiáveis sobre o negócio, o ERP contribui com a tomada de decisões mais assertivas e estratégicas. Otimização da produtividade: Um sistema de gestão facilita não só o controle da sua produção, como também a identificação de gargalos e oportunidades em cada processo. Dessa forma, a ferramenta te ajuda a eliminar falhas e retrabalhos, bem como a acompanhar todos os indicadores da produtividade industrial. Padronização dos processos da indústria: Uma vez que o ERP integra e sincroniza todos os dados da empresa, o software permite a padronização de processos de forma a economizar tempo, prevenir tarefas longas e desnecessárias, além de otimizar as atividades diárias e o treinamento de novos colaboradores. Melhor controle de recursos: O ERP apresenta um papel decisivo no controle de recursos e tarefas, viabilizando um estoque minimizado e adequado às demandas, sem prejuízos, desperdícios ou perdas de qualidade. Praticidade nas prestações fiscais e contábeis: A partir da confiabilidade e atualização das informações em tempo real, bem como a adequação dos processos conforme a legislação brasileira, um sistema de gestão também facilita e agiliza a entrega das obrigações fiscais e tributárias, prevenindo multas por erros ou atrasos. Redução de custos: O corte de despesas sem fundamentação e estratégia pode causar graves prejuízos ao negócio. Nesse processo, o ERP ajudar a estabelecer uma gestão eficiente dos custos, identificando as causas de perdas e prevenindo gastos desnecessários.

Qual ERP escolher e como implementar o sistema?

Há muitas soluções disponíveis no mercado, e buscar um sistema focado no seu segmento é fundamental para garantir maior aderência aos processos da sua indústria e evitar dores de cabeça com longos meses de implantação. Para isso, o primeiro passo é entender as dificuldades, metas e os objetivos da sua indústria! Os processos de mapeamento, adequação do sistema, treinamento e suporte também são decisivos. Assim, é sempre importante escolher um fornecedor que entenda não só do setor produtivo, como também do departamento comercial, financeiro, fiscal e contábil, capaz de interpretar as novas obrigações legais e integrar todas as áreas de forma assertiva. Ao escolher um ERP especialista em indústrias, você automaticamente conta com profissionais mais experientes, prontos para entender e atender cada uma das necessidades da sua gestão. Agora que você já sabe o que é Enterprise Resource Planning, e conhece as principais funcionalidades e vantagens desse sistema, agende uma demonstração gratuita do software da ABC71 e confira na prática todos os diferenciais de um ERP focado na gestão industrial!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração