A pandemia causada pelo novo Coronavírus mudou hábitos no mundo inteiro. Além do comportamento das pessoas, como distanciamento social e uso de máscaras, a crise também trouxe alterações significativas na gestão de negócios.

Apesar da crise econômica, o segundo semestre de 2020 mostrou que os empresários estão mais otimistas em relação ao retorno financeiro.  De acordo com dados do IBGE de julho, 6 em cada 10 empresas afirmam que o impacto da Covid-19 foi pequeno, inexistente ou, até mesmo, positivo.

Uma outra pesquisa também apontou maior otimismo. O estudo realizado pela Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) apontou que 68% dos empresários estão otimistas de que 2021 será um ano de retomada.

Gestão de negócios no pós-pandemia

Pensando no mercado pós-pandemia, empresários já começam a pensar em estratégias para criar a melhor gestão de negócios no período. A seguir, separamos as principais tendências que se pode esperar em 2021.

Lojas virtuais (e-commerces)

Se antes os comércios eletrônicos (os famosos e-commerces) já eram verdadeiras tendências, agora em 2021 eles prometem se manter como opção para boa parte dos brasileiros.

De acordo com dados da 42ª edição do Webshoppers, um estudo sobre o e-commerce no Brasil feito a cada seis meses pela Ebit|Nielsen, em parceria com a Elo, o e-commerce registrou um crescimento de 47% no primeiro semestre de 2020, a maior alta dos últimos 20 anos.

Além disso, muitas empresas também passaram a investir nesse modelo em sua gestão de negócios. Algumas que sequer tinham site, criaram ano passado, enquanto outras começaram a utilizar, inclusive, as redes sociais (principalmente Facebook e Instagram) para melhorar suas vendas.

Home Office

Se por um lado a área de administração de empresas teve um desafio gigante para criar uma boa gestão de negócios, os recursos humanos e líderes de áreas tiveram que aprender a gerenciar em uma nova rotina de trabalho – o home office.

A adaptação com o trabalho remoto foi uma das mais árduas tarefas. Garantir a segurança dos dados da empresa, manter o índice de produtividade dos colaboradores e implementar sistemas que garantem maior integração entre as equipes foi uma das principais atribuições.

E se engana quem pensa que passada a pandemia esse modelo ficará obsoleto. Apesar de rigoroso, é uma aposta mais econômica e prática tanto para o funcionário como para as empresas.  

Cibersegurança

A cibersegurança se tornou uma pauta importante em 2020 e, com a Lei Geral da Proteção de Dados entrando em vigor esse ano, a tendência é que isso só aumente. Por essa razão, o assunto não pode estar de fora das estratégias de gestão de negócios para o período.

Além da adequação à nova legislação, casos de invasões hackers em grandes empresas ganharam destaque na mídia no ano passado. Isso alertou e serviu de exemplo para que outras empresas também se preocupassem e investissem em sistemas de segurança online.

Vale ressaltar também que outra tendência é o armazenamento em nuvem (Cloud) que comporta dados importantes de maneira mais rápida e segura.

Automação de processos

A substituição de pessoas de tarefas remotas por máquinas é uma realidade, e a automação de processos possibilitou isso e continuará ainda esse ano e nos próximos. Isso dá oportunidade de realocar talentos para áreas mais estratégicas e deixar que o software cuide do que é mais monótono.

Para isso, a tecnologia tem sido uma aliada na gestão de negócios e apoiando empresas em sua transformação digital dia após dia por meio da inteligência artificial.

Big Data

Em decorrência do aumento da navegação online, uma grande quantidade de dados é gerada todos os dias – ora pela empresa, ora por seus clientes. Atentar-se a isso é fundamental, pois fornece insumos para criar novos insights que darão fomento na hora de criar sua estratégia.

E o big data nada mais é do que utilizar as informações para fazer a gestão de negócios de maneira mais assertiva!

Marketing Holístico

O novo normal trouxe à tona temas sociais importantes que causaram revolta nas redes sociais. Atualmente, os consumidores não estão preocupados apenas em consumir uma marca, mas também com a experiência e os valores que a empresa possui.

O marketing holístico traz essa preocupação de como a empresa atua seus processos internos e externos de maneira mais responsável. Para isso, é importante saber exatamente sobre como cada uma das áreas está atuando, onde existem gargalos, e reforçar uma cultura organizacional pautada em respeito e igualdade.

Um sistema de gestão integrado facilita a ter essas informações e de quebra cria maior alinhamento entre os times.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) tem se destacado e com certeza será uma tendência no “novo normal”. Ela permite maior conectividade e oferece mais insumos para a tomada de decisões.

A rede integrada é de suma importância, seja em um site, nas redes sociais, e até em um relógio. As informações contidas são verdadeiras joias para se criar uma boa gestão de negócios.

Inteligência Artificial

Os chatbots são verdadeiras tendências no mercado. Eles são eficientes para responder dúvidas rápidas que os usuários possam vir a ter ao navegar pelo seu site e, cada vez mais, a inteligência artificial tem se mostrado eficiente e evoluindo a cada dia.

Isso ajuda principalmente as áreas de venda e atendimento, mas para ser possível, é importante ter um bom sistema de gerenciamento integrado à inteligência.

A indústria 4.0 como tendência na Gestão de Negócios

A indústria 4.0 tem causado algumas mudanças no setor industrial, principalmente com o investimento em novas tecnologias para aumento da produtividade, redução de custos e até mesmo em segurança.

O impacto dessa tendência também pode ser apresentado na gestão de negócios, uma vez que toda a forma de gerir também impactada. Agora, os gestores passam a tomar decisões com base em estudos e dados obtidos através da tecnologia.

Com isso, todo o sistema também passa por adaptações, como automatização de processos, redução de desperdícios, maior agilidade na tomada de decisões e geração de estratégias mais assertivas.

É evidente o quanto a tecnologia e a integração de sistemas será fundamental neste novo ano. O sistema de Gestão Integrada garante ao gestor a melhorar todos os processos internos, além de integrar as atividades de diferentes setores. Para saber mais como o mesmo pode auxiliar a sua gestão de negócios, entre em contato com a ABC71 para conhecer as soluções para seu segmento!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração