Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

5 benefícios do ERP para a Gestão Contábil da sua Indústria

30 de setembro de 2021
ERP, Gestão
gestão contábil

A gestão contábil é uma atividade crucial e indispensável para qualquer indústria. Isso porque ela garante que os registros financeiros fiquem em ordem e que as obrigações fiscais sejam cumpridas, auxiliando, inclusive, outros setores a manterem um fluxo de trabalho financeiramente saudável e livre de desperdícios. 

No entanto, para otimizar essa rotina nada melhor do que contar um ERP industrial. Afinal, esse software ajuda a manter, documentar e analisar informações contábeis,diminuindo os erros e prevenindo os entraves.

Além disso, essa visão 360º gerada pelo ERP, auxilia tanto no trabalho interno quanto externo. O motivo é que facilita o acesso aos arquivos digitais, automatizando as tarefas e aumentando a confiabilidade dos dados. 

Quer saber como o ERP pode otimizar a gestão contábil da sua indústria? Então, continue lendo nosso artigo.

A gestão contábil no meio industrial

As otimizações da indústria 4.0 influenciam, cada vez mais, os processos industriais. Máquinas inteligentes já exercem funções quase sem supervisão, sendo capazes, inclusive, de tomar decisões e estipular cenários.

Mas, indo na contramão desse avanço, as atividades administrativas e financeiras ainda são predominantemente manuais, gerando custos e desperdícios desnecessários, de tempo e de dinheiro.

No entanto, algumas ferramentas como o ERP podem melhorar essa situação. Com ele é possível fazer o controle e a identificação de uma série de aspectos, como por exemplo:

  • Produtos, insumos e matérias-primas que precisam ser compradas;
  • Solicitações de orçamentos pendentes;
  • Acompanhamento do estoque;
  • Avisos sobre clientes inadimplentes.

Conheça abaixo as principais vantagens do ERP para gestão contábil da sua indústria.

Aumento da produtividade

O ERP aumenta a produtividade da sua empresa, fazendo com que os processos sejam mais fáceis e eficazes. Isso porque ele torna as demandas mais rápidas e simplificadas, facilitando, inclusive, sua gestão contábil.

Além disso, ele auxilia na realização das tarefas por parte de seus colaboradores, assegurando a geração de relatórios mais assertivos e otimizando a integração dos diferentes departamentos da sua indústria. O resultado disso é que você passa a oferecer produtos, serviços e atendimento melhores aos seus clientes.

Confiabilidade dos dados

O ERP possui funcionalidades confiáveis, seguras e restritivas, o que ajuda a proteger todas as informações do seu negócio. Dessa forma, ele também torna a sua gestão contábil muito mais eficiente e confiável. 

E tendo controle das informações e dos relatórios gerados pelo ERP, os gestores industriais também ganham tempo para elaborar um bom planejamento e tomar decisões mais assertivas, com o intuito de evitar gastos desnecessários e investir em recursos e equipamentos que, de fato, façam sentido para a sua indústria. 

Estratégias mais alinhadas e assertivas

A gestão contábil é fundamental na elaboração das estratégias corporativas e industriais. Afinal, ela é responsável por gerenciar a saúde financeira e as questões tributárias de uma organização.

Por intermédio do ERP, é possível contar com o auxílio de uma inteligência de dados, tornando possível o cruzamento de informações que vão garantir estratégias mais assertivas e alinhadas à sua realidade.

Maior controle das despesas

Sem dúvidas, um dos principais benefícios do ERP é permitir que a sua indústria enxergue com mais clareza quais são os gastos e os lucros do seu negócio. Além disso, com esse software você pode controlar o estoque, as compras e o seu orçamento em um único lugar, diminuindo os custos e as despesas.

Regras fiscais sempre atualizadas

A legislação fiscal está sempre mudando, mas se manter de acordo com ela é essencial. 

E um sistema ERP é capaz de trazer essa facilidade para o seu escritório, visto que ele é programado conforme as normas fiscais e sofre reajustes e atualizações sempre que novas leis passam a ficar vigentes. 

Modernize sua gestão contábil com um ERP

Devido ao enorme volume de tarefas burocráticas, o setor de contabilidade precisa ter à disposição tecnologias modernas e úteis, que diminuam o trabalho manual e otimizem as tarefas.

O ERP, quando aplicado na contabilidade, ajuda a modernizar o departamento, automatizando os processos e ajudando os gestores a tomarem decisões de acordo com dados bem fundamentados e definidos.

Além do mais, a ferramenta oferece dashboards para que você consiga entender de maneira mais visual o momento da sua empresa e a situação atual do seu negócio, o que ajuda na tomada de decisões estratégicas. 

Quer saber mais sobre os benefícios de um ERP para o processo da sua gestão contábil? 

Então solicite agora mesmo o seu orçamento!

Comentários

Tags Relacionadas
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se