Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Gestão fiscal: o que é e como fazer na sua empresa

19 de agosto de 2021
ERP

A gestão fiscal é um importante pilar para qualquer empresa que quer ter o domínio de seus tributos. É uma forma de ficar dentro do sistema tributário brasileiro e evitar multas – o que significa na prática manter sua empresa no verde. 

Todas as empresas precisam ficar atentas aos tributos, especialmente no Brasil, em que o sistema é um dos mais complexos de todo o mundo. São inúmeros os benefícios de se manter em compliance fiscal, mas principalmente é manter a operação da sua empresa tranquilamente, sem enfrentar problemas com a legislação ou pagando multas. 

Mas como ficar em compliance? O segredo está justamente em fazer uma boa gestão fiscal. A seguir, explicaremos tudo sobre o que é e como implementar uma gestão tributária de sucesso para nunca ter problemas com o sistema vigente. Além disso, vamos te mostrar como é possível fazer isso com o uso de tecnologia. 

O que é gestão fiscal?

Em suma, podemos definir a gestão fiscal como um conjunto de estratégias que visa estabelecer um regime tributário e manter uma rotina de documentações para se manter em compliance. 

A gestão fiscal é uma das frentes mais importantes que um negócio precisa se atentar, afinal, ela vai ajudar as empresas a ficarem regulares com as atividades tributárias. Ou seja, o pagamento de impostos, declaração de renda, escrituração ou qualquer outro compromisso com órgãos públicos vira responsabilidade do setor tributário da empresa.

Para esses profissionais é importante contar com um bom gerenciamento das atividades, ainda mais porque no nosso sistema tributário é muito comum a mudança e atualização de legislações trabalhistas e mesmo as que são voltadas para a administração das empresas, e estar atento a tudo isso é fundamental. 

Faz parte desse processo, e provavelmente o primeiro passo, qual o regime tributário que a sua empresa irá assumir: Lucro Real, Presumido ou Simples Nacional. A vantagem é assumir um modelo fiscal mais eficiente e que garanta melhores soluções para a empresa gastar menos com tributos e lucrar mais. Para isso, é importante ter em mente que existem dois tipos de obrigações tributárias. São elas:

  • Principal: trata-se do pagamento de tributos como taxas, impostos e contribuições.
  • Acessória: emissão de documentos fiscais (Notas Fiscais, CIOT, MDF-e, CT-e, etc.), escrituração de tributos ou mesmo outros dados que precisam ser declarados ao Fisco.

Benefícios da gestão fiscal

Uma gestão fiscal ajuda a empresa a evitar gastos desnecessários com multas, e ainda passa maior transparência e segurança para os clientes que desejam fechar negócio com uma empresa que está dentro da legislação, sem nenhum protesto. 

A seguir, listamos outros benefícios para empresas que fazem uma boa gestão tributária e fiscal. Confira:

Melhor controle de contas

Fazer a gestão fiscal ajuda a empresa a ter uma visão mais completa sobre as contas que devem ser pagas, afinal, a área tributária tem total controle e alinhamento com o financeiro para passar os tributos que devem ser declarados, dessa forma evitando multas.

Tomada de decisões efetivas

A empresa que faz uma boa gestão fiscal tem bons resultados refletidos na gestão como um todo, dessa forma, consegue tomar decisões mais eficientes de investimentos para o seu negócio. 

Estar em compliance fiscal

Ficar em compliance é o desejo de todas as empresas, e a gestão fiscal auxilia para que isso se torne uma realidade. Dessa forma, todas as obrigações são cumpridas e as atividades feitas no prazo correto para não pagar multas e ficar em dia com o fisco. 

Como um ERP pode ajudar na gestão fiscal?

Um sistema de gestão integrada ajuda a tornar a prática da gestão fiscal uma realidade para as empresas. Isso porque ele oferece dados atualizados sobre o Fisco, bem como prazos de emissão e uma melhor gestão de documentos para serem encontrados e emitidos com mais facilidade. 

É possível por meio de um ERP fazer o armazenamento na nuvem de documentos fiscais eletronicamente, o que ajuda as empresas na hora de declarar ou emitir. 

Contar com um sistema de gestão também ajuda diferentes áreas que ficam integradas como RH (que cuida da folha de pagamento e eSocial com financeiro que muitas vezes é responsável pelas documentações para o Fisco).

A ABC71 é uma empresa que entende a importância de um sistema de gestão para indústria, afinal, é pioneira em ERP para esse segmento. Se a sua empresa quer fazer uma melhor gestão fiscal e tributária, é importante contar com essa tecnologia. Solicite agora mesmo um orçamento e descubra qual a melhor solução para o seu negócio!

Comentários

Tags Relacionadas
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se