Conquistar a fidelidade do cliente, impulsionar a imagem da marca, reduzir perdas e prejuízos, potencializar a competitividade no mercado e otimizar o fluxo produtivo são objetivos comuns de qualquer gestor de indústria, não é mesmo? Para alcançá-los, o controle de qualidade industrial é o principal caminho!

A sua gestão segue os princípios da padronização, adequação e melhoria contínua dos processos? Bem, esse é o primeiro passo no caminho da qualidade. Nenhuma empresa se sustenta sem estar alinhada com os valores e as estratégias de uma Gestão de Qualidade assertiva, e esse conceito deve se aplicar desde o planejamento até o controle e a liderança.

Agora, como colocar tudo isso em prática? Com a busca por novas tecnologias e otimizações, a valorização da sua marca e o aprimoramento da qualidade de seus produtos e serviços vêm como consequência!

Nesse artigo, explicamos justamente como um sistema de gestão pode contribuir com a aplicação desse processo no dia a dia da sua gestão. Entenda como um ERP ajuda a garantir o controle de qualidade industrial!

5 Vantagens do ERP para o seu controle de qualidade industrial

1. Dados precisos e atualizados

Fabricar produtos de alta qualidade é impossível sem informações completas, confiáveis e estratégicas. Por isso, o ERP sincroniza e integra todos os dados da sua indústria em tempo real, garantindo toda a base para as tomadas de decisão e a definição de critérios de produção.

Além disso, um sistema de gestão também é capaz de gerenciar seus documentos, permitindo que você anexe arquivos relevantes para seus projetos, relatórios e ordens de serviço. Isso inclui listas de materiais, receitas, fórmulas e inventário, por exemplo, promovendo a eficiência operacional da sua equipe e a integridade de seus dados!

2. Planejamento assertivo

O controle de qualidade industrial sempre começa com um planejamento estratégico, e um ERP especialista em manufatura pode contribuir de forma decisiva com esse processo!

A partir do controle e monitoramento de seus recursos, incluindo materiais, documentos, amostras e equipamentos, o sistema possibilita a adequação dos estoques e da produção, a definição de especificações de produtos e a conformidade com os certificados de qualidade.

Assim, além de fornecer todos os dados necessários para o seu plano de qualidade, o sistema te ajuda a mapear e padronizar seus processos, o que garante que toda a sua equipe siga o mesmo caminho, desde a aquisição de matéria-prima até a entrega dos produtos finais.

3. Controle de recursos e equipamentos

Evitar as variações de fabricação é um dos princípios mais importantes do controle de qualidade industrial. Em muitos casos, uma pequena variação de ingrediente ou tempo de produção pode comprometer toda uma remessa de produtos, e o ERP ajuda justamente a prevenir essas alterações e falhas no fluxo produtivo!

Isso porque o sistema permite o gerenciamento e o ranking de todos os fornecedores de produtos, o monitoramento das variações conforme os critérios definidos no planejamento de produção, a análise de maquinário e o controle de todos os recursos e equipamentos da indústria.

4. Estabelecimento de testes e diretrizes

Outra vantagem importante que o ERP traz para o seu controle de qualidade é a predefinição de diretrizes e testes de qualidade para o acompanhamento de seus materiais e produtos acabados.

O sistema ERP permite a criação de pedidos com critérios e testes específicos, registrando e comparando todos os parâmetros. No caso de falhas na adequação dos produtos, você ainda pode incluir notas explicativas, vincular pedidos de não-conformidades e, inclusive, estimar custos adicionais para o estabelecimento de medidas corretivas.

5. Funcionalidades focadas em qualidade

Um sistema para indústrias conta com diferentes funcionalidades para o gerenciamento da qualidade, como os módulos de Metrologia e Inspeção de Qualidade, possibilitando:

  • Auditorias internas e externas;
  • Adequação de produtos e serviços conforme as normas ISO e outras certificações;
  • Estudo avançado de não-conformidades com ferramenta de 8D;
  • Laudos de inspeção, relatórios e gráficos;
  • Certificados de conformidade de instrumentos e calibradores;
  • Cálculos de incerteza conforme documento EA-4/02 (RBC e INMETRO);
  • Análise e homologação de fornecedores.

Agora que você já conhece as principais vantagens que um ERP pode agregar ao seu controle de qualidade industrial, o que acha de entender na prática como funciona esse sistema? Aqui na ABC71, nós desenvolvemos sistemas com funcionalidades avançadas para a Gestão de Qualidade nas indústrias, contando com uma equipe de especialistas em certificações e auditorias, e estamos sempre prontos para oferecer uma demonstração gratuita sobre as funcionalidades do nosso ERP. Agende um horário com a nossa equipe, sem compromissos, e conheça a fundo nossa solução!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração