Nenhuma empresa se sustenta sem competitividade no mercado e foco no cliente, concorda? Pensando nisso, o dia a dia da sua indústria deve estar alinhado com os valores e as estratégias de uma Gestão de Qualidade assertiva, desde o planejamento até o controle e a liderança. Entenda quais são os passos importantes para não dar margem ao erro ou ao prejuízo!

5 Princípios da Gestão de Qualidade

1º: Visão sistêmica

Uma das principais bases para uma gestão focada em resultados é a visão integrada e concreta sobre cada um dos processos da empresa. Assim, o primeiro passo para a Gestão de Qualidade é conhecer a fundo todos os setores da sua indústria, relacionando as informações que são pertinentes para garantir o andamento das atividades e as demandas diárias, com produtividade e entregas dentro do prazo!

2º: Decisões fundamentadas

A satisfação de seus clientes e os resultados da sua gestão não podem ser definidos com base em intuições ou percepções isoladas, tão pouco os caminhos que a sua gestão precisa seguir.

Apenas a partir de uma visão estratégica e de dados confiáveis é possível fazer as melhores escolhas para a sua indústria, e por isso colocamos a fundamentação de decisões como o segundo princípio de uma Gestão de Qualidade verdadeiramente eficiente e assertiva! Esse processo, claro, envolve métricas, análises e monitoramentos periódicos.

3º: Otimização contínua dos processos

O mercado está em constante movimento, e a sua indústria precisa acompanhá-lo! Nesse caminho, a busca por novas tecnologias, novos métodos e melhorias contínuas devem ser o direcionamento da sua gestão. Aplique esse conceito na prática, e a maturidade do seu negócio, a valorização da sua marca, e o aprimoramento da qualidade de seus produtos e serviços virão como consequência!

4º: Parcerias inteligentes e eficientes

É impossível falarmos em Gestão de Qualidade sem abordar a relação de compras, fornecedores e matérias-primas, não é mesmo? As ferramentas e os recursos utilizados em todas as etapas da sua produção são decisivos para o resultado final do que a sua indústria oferece ao mercado e, portanto, devem ser definidos de maneira estratégica.

Pensando nisso, busque sempre parceiros referências em qualidade, bom custo-benefício e confiança, capazes de ajudar a sua equipe a entregar o melhor, nos prazos certos, criando valor para a sua marca a partir de benefícios mútuos!

5º: Equipes capacitadas

Por último, mas não menos importante, é preciso investir em quem te ajuda a fazer acontecer, e trabalha todos os dias diretamente com os resultados da sua indústria! A capacitação, o treinamento e o envolvimento das pessoas são fundamentais para a essência e o crescimento de qualquer organização, e a sua gestão deve partir desse princípio para chegar mais longe!

A Gestão de Qualidade depende de uma liderança de qualidade!

Todos esses princípios dependem de uma liderança estratégica e próxima, que está comprometida com as decisões e os resultados de cada um dos processos, desde produção, até compras e recursos humanos!

Para implementar a Gestão de Qualidade de maneira efetiva na sua indústria, é necessário ter clareza sobre onde se quer chegar, bem como integrar e motivar a sua equipe para que ela caminhe com você. É seu papel garantir que todos os recursos necessários sejam providos, desde matérias-primas que estejam à altura de seu produto ou serviço, como equipamentos e ferramentas que auxiliem a produtividade e a eficiência de sua equipe, sem riscos operacionais, falhas de organização ou perda de tempo!

Com certeza, controlar uma organização e cada uma de suas atividades diárias não é fácil, mas existem diferentes tecnologias que podem te ajudar! Um sistema de gestão da qualidade, por exemplo, pode colaborar com o controle das matérias-primas, auditorias internas e externas, homologação de fornecedores, além da adequação de seus produtos e serviços conforme as normas ISO e outros certificados.

A partir desse modelo de sistema, é possível eliminar atividades manuais, contar com informações atualizadas em tempo real, além de emitir gráficos e relatórios com históricos, previsões e dados precisos sobre o dia a dia da sua empresa.

Aqui na ABC71, desenvolvemos sistemas com funcionalidades avançadas para a Gestão de Qualidade nas indústrias. Se quiser conhecer na prática como funciona, nós temos uma equipe de especialistas que pode oferecer uma demonstração gratuita e tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato para conversarmos melhor!

Continue Lendo

🕔 12 de março de 2024

Autopeças

🕔 4 de março de 2024

Gestão

🕔 26 de fevereiro de 2024

Demais Segmentos Industriais

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração