Com o início de um novo ano, gestores e contadores devem estar atentos às novas regras tributárias. A agenda fiscal passa por alterações periodicamente, com foco em otimizar a prestação de contas pelas empresas, e o SPED 2020 traz uma série de novas exigências.

Indústrias de todos os portes e segmentos estão sujeitas às novas regras, e é essencial que o seu negócio esteja preparado para compreender e atender a todas as informações solicitadas pelo fisco. Além de mudanças nos leiautes das prestações, a nova agenda exige mais informações e novos registros nas principais obrigações acessórias.

Fique por dentro das alterações previstas pelo SPED 2020 que impactam diretamente no dia a dia da sua indústria, e entenda como evitar multas, atrasos e penalidades!

Como se adequar à régua fiscal do SPED 2020?

A régua fiscal nada mais é que o conjunto de novas obrigações ou prestação de novas informações que as empresas ficam obrigadas no decorrer do ano fiscal.

O projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) tem como principal objetivo a informatização e fiscalização das prestações tributárias do Brasil, transformando não só toda a burocracia da papelada fiscal, como a segurança e agilidade na rotina contábil das empresas.

Como as obrigatoriedades variam de acordo com as particularidades de cada grupo contribuinte, em especial as atividades exercidas pela organização e a média de faturamento, é indispensável se atentar às exigências inerentes ao seu negócio, acompanhando e interpretando as mudanças na legislação do seu segmento de atuação.

A régua fiscal consiste justamente nesse conjunto de novas obrigações. Quanto antes a sua indústria se atualizar quanto às alterações necessárias, mais rápido e assertivo será o seu planejamento tributário e financeiro para o novo ano fiscal.

Nesse processo, é muito importante contar com o suporte de um especialista, que possa fornecer informações confiáveis e atualizadas sobre procedimentos fiscais e contábeis relevantes para a sua indústria. Com isso em mente, nós preparamos uma lista para te ajudar a entender as novidades do SPED 2020!

Leiautes e novas exigências do SPED 2020

Para o SPED 2020, as principais alterações oficializadas para o ano de 2020 referem-se aos leiautes da ECF, ECD e EFD Contribuições. Confira os destaques de cada prestação:

SPED Fiscal 2020: Leiaute 6

Para este ano, a ECF (Escrituração Contábil Fiscal) deverá atender ao leiaute 6, que demanda novas informações para empresas sujeitas à substituição tributária, incluindo sobre a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).

A nova publicação do Ato Cotepe com a Nota Técnica 2019.001, bem como o Guia Prático para a adequação ao novo leiaute passaram a valer em janeiro deste ano. Entre as alterações, estão a criação do demonstrativo para contas do plano padrão da parte B, além das mudanças nas Tabelas Dinâmicas.

EFD Contribuições 2020

As mudanças na EFD Contribuições (Escrituração Fiscal Digital) impactam na rotina de todos os contribuintes que atendem a ADE Cofis/RFB nº 82, de dezembro de 2018.

Para o SPED 2020, é preciso se atentar as alterações publicadas pela Nota Técnica 2018.001, versão 3.0, bem como pela Nota de Documentação Evolutiva nº 001/2019, versão 1.0, ambas em vigor desde janeiro deste ano.

A partir dessas revisões, as contribuições PIS e COFINS ganharam um regulamento com 766 artigos, e a ICMS deixou de fazer parte da Base de Cálculo do PIS e COFINS.

SPED Contábil 2020: Leiaute 8

O modelo para a prestação da ECD (Escrituração Contábil Digital) que entrou em vigor a partir deste ano é o leiaute 8, conforme publicado pelo Ato Declaratório Cofis nº 64/2019, no Diário Oficial da União (DOU).

O Manual de Orientação referente ao novo leiaute dispõe de novas normas para situações especiais do SPED 2020.

Entre as principais atualizações na ECD 2020 está a criação de três novos campos no Registro 0000:

  • Campo IND_CENTRALIZADA: Indicativo de modalidade de Escrituração Centralizada, ou Escrituração Descentralizada;
  • Campo IND_MUDANCA_PC: Indicativo de mudança no plano de contas;
  • Campo COD_PLAN_REF: Código do plano referencial – não há obrigatoriedade de mapeamento).

Outros três novos campos também foram adicionados ao Registro J150:

  • Campo NU_ORDEM: Número de ordem da linha na visualização da DRE;
  • Campo VL_CTA_ULT_DRE: Valor total do código de aglutinação informado na DRE do período anterior;
  • Campo IND_DC_CTA_ULT_DRE: Indicador da situação do valor do código de aglutinação da DRE do período anterior (D = Devedor, C = Credor).

Você também encontra todas as informações referentes às atualizações e mudanças na nova agenda fiscal diretamente no portal sped.rfb.gov.br/!

Conte com um ERP Industrial para se adequar ao SPED 2020!

Todas essas mudanças nas obrigações acessórias do SPED 2020 impactam na rotina da sua gestão e também exigem mudanças na forma como a sua indústria lida com os dados e as regras tributárias atualmente, sem falar na necessidade de adequação de ERPs e soluções fiscais.

Portanto, esse é um momento-chave na busca por ferramentas que contribuam com a análise e a integração de seus dados em tempo real. Se o seu negócio já conta com um sistema de gestão, será que ele está verdadeiramente preparado para te ajudar a se adequar à nova régua fiscal?

A fiscalização das obrigações tributárias está cada vez mais rígida, tornando o uso da tecnologia essencial para a sua indústria se adequar a esses avanços. Com módulos completos para as entregas fiscais e contábeis, um ERP com foco em indústrias reúne e apura todas as informações inerentes às prestações.

O ERP industrial da ABC71, por exemplo, é capaz de emitir os documentos já nos layouts solicitados pelo governo, a partir do registro de tributos, lançamentos e notas fiscais eletrônicas (NF-e) de forma automática.

Quer entender na prática como essa solução pode ajudar a sua indústria no cumprimento do SPED 2020? Agende uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas!

Continue Lendo

🕔 12 de março de 2024

Autopeças

🕔 4 de março de 2024

Gestão

🕔 26 de fevereiro de 2024

Demais Segmentos Industriais

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração