Pensar em estratégias para tornar o fluxo de uma indústria mais rápido é um desafio constante, principalmente agora em que falamos tanto da Indústria 4.0. A rotina do segmento industrial é sempre muito dinâmica, e, para organizar e acompanhar mais de perto as atividades um cronograma de produção é uma excelente ferramenta!

Utilizar um planejamento de produção para sua empresa ajuda em diversos aspectos, especialmente no aumento da produtividade, já que tanto os gestores como os funcionários têm acesso sobre a rotina de maneira estruturada e organizada.

O cronogramaé uma ferramenta que auxilia a definir uma ordem de tarefas que serão feitas, quais recursos serão utilizados e quando cada uma deverá acontecer. A seguir, separamos as principais vantagens que a adoção dessa prática oferece à sua empresa. Confira!

1.    Maior controle de tempo das atividades

Uma das vantagens em criar um cronograma de produção é ter a capacidade de organizar cada atividade do time demarcada por uma estimativa do tempo de produção. Isso evita o risco de atrasos na entrega, que podem comprometer a relação com os fornecedores e a credibilidade com os clientes.

Ao fazer o controle dos processos, você consegue evitar esse tipo de risco, mas é recomendado que o time de desenvolvimento das tarefas (ou, pelo menos, um representante, que pode ser o gestor da área) seja incluído nessa etapa, afinal, eles são os peritos nas suas respectivas áreas, e podem passar uma visão mais precisa de cada uma das funções.

É possível criar, por meio da ferramenta, uma rotina ininterrupta que não sofra com grandes paralisações e mantenha a produtividade a todo vapor. É claro, sabemos que imprevistos podem acontecer, mas o propósito do planejamento é justamente conseguir prever eventuais riscos e pensar em soluções ágeis para resolvê-los.

O cronograma de produção pode ser acessado pelos gestores e colaboradores de maneira mais estruturada por meio de um sistema de gestão em que todos podem participar ao mesmo tempo, prática conhecida como just in time. Isso auxilia em um maior alinhamento do time.

2.    Acompanhamento do desempenho da equipe

Por meio de dados estruturados do cronograma de produção, é possível criar métricas específicas para mensurar o desempenho do time nas atividades. Esse tipo de gerenciamento ajuda a entender possíveis dificuldades que os funcionários possam estar apresentando ao desempenhar uma tarefa.

A partir dessa identificação de dificuldades, é possível pensar em melhorias nos processos e até conseguir insights de novos fluxos, para aperfeiçoar constantemente não só as entregas, como também a metodologia de trabalho da equipe.

3.    Melhora no desempenho da equipe

Além de conseguir monitorar mais de perto o desempenho da equipe, o cronograma de produção também auxilia com o engajamento do time e no aumento do rendimento. Isso porque com a equipe toda alinhada em relação aos prazos, recursos disponíveis e no propósito de suas entregas, ficam muito mais integrados com o objetivo da empresa.

Planejar as atividades com antecedência capacita os colaboradores a pensarem em soluções mais rápidas para resolver problemas pontuais em suas demandas e evitar possíveis “gargalos”, criando um fluxo de trabalho mais ágil e saudável para o colaborador.

Pensando também que para a criação do cronograma você precisará integrar a sua equipe, isso os faz se sentirem mais importantes e influentes, com voz para opinarem em suas tarefas e mais abertura para expressarem suas respectivas visões de melhoria.

4.    Melhora do indicador OTIF

O indicador OTIF (“On Time In Full”) está totalmente relacionado com a satisfação do cliente. Ele é um KPI que mede o desempenho da entrega de um produto ou do serviço prestado pensando em dois aspectos: qualidade do pedido x pontualidade.

Esse cálculo é ideal para que indústrias consigam identificar melhorias na distribuição dos seus pedidos e, por consequência, aumentar a satisfação de seus clientes. 

Com a melhoria nos processos e um cronograma de produção com dados organizados e etapas de entrega bem definidas, o indicador OTIF tende a evoluir já que os processos se refletem não só no ambiente interno, mas também para fora da sua empresa.

5.    Redução de desperdícios

Por fim, mas com certeza não menos importante, a economia de recursos gerada pela redução de desperdícios é com certeza um dos maiores ganhos que uma empresa pode alcançar ao utilizar um cronograma de produção!

Esse ganho acontece em razão da economia de tempo nos processos e também como resultado de um gerenciamento de estoque adequado. Através da ferramenta, você poderá definir as datas das compras de novos materiais, registrar todas as matérias primas que serão necessárias antes do início da produção, automatizar a ordem dos serviços, entre outras atribuições.

Como incluir o Cronograma de produção em minha empresa?

O uso de um sistema que integre todas as atividades do seu negócio em um único lugar é fundamental para conseguir criar um cronograma de produção. Para mais informações sobre o assunto, temos um material didático explicando sobre as etapas para fazer um planejamento de atividades eficiente, basta clicar aqui!

Se você está interessado em uma ferramenta para organizar a rotina da sua indústria, a ABC71 desenvolve soluções personalizadas identificando as necessidades do seu segmento. Entre em contato com nossos consultores para encontrar a solução perfeita para o seu negócio!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração