Parece uma realidade distante, mas o acesso às informações do banco de dados em tempo real é uma vantagem com a qual nós já podemos contar atualmente através de um software de BI. Para muitos, o conceito de Business Intelligence ainda é um campo inexplorado e provavelmente de difícil acesso, mas a verdade é que esse processo já faz parte das rotinas de diversas empresas.

Mas o que é Business intelligence (BI)?

A expressão pode ser traduzida como “inteligência de negócio” e está diretamente ligada à análise de dados para a criação de estratégias e tomadas de decisões mais eficientes para o negócio. O BI é um processo de coleta, organização e análise de dados que permite o compartilhamento e monitoramento de informações complexas de maneira simples, possibilitando um estudo de forma crítica com uma visão financeira do negócio, analítica através de uma apuração detalhada ou até mesmo de forma consolidada, com um resumo das informações mais relevantes. No âmbito industrial, o BI é ainda mais expandido, pois além de estar diretamente ligado aos processos gerenciais de todos os setores administrativos e comerciais, como RH, contabilidade, compras, marketing e outros, também tem influência direta sobre a linha de produção. É importante a percepção de que a inteligência de negócio não é uma metodologia única para todos os setores, ou seja, varia conforme as necessidades produtivas, administrativas e comerciais da empresa. Dados como a eficiência das operações logísticas e administrativas podem ser coletados dentro da empresa. Enquanto o Business Intelligence para as áreas comerciais e/ou financeiras envolvem análise econômica do mercado, estudo de comportamento da concorrência e jornada de compra dos consumidores, coletados no ambiente externo. As ferramentas de Business Intelligence possibilitam uma junção detalhada de toda e qualquer informação do seu banco de dados e promovem a gestão visual a partir de gráficos customizáveis para a tomada de decisão estratégica ou operacional.

Porque uma indústria precisa de um software de BI?

A própria tecnologia abre portas para a adaptação dos processos industriais, e a tendência é que isso ocorra de forma cada vez mais natural. Em um artigo recente aqui no Blog do ERP, nós falamos sobre 5 tendências de tecnologia industrial e o Business Intelligence pode ser incluído nessa lista. O termo “smart” ou “inteligente” se tornou comum na sociedade para descrever objetos ou máquinas que desempenham várias funções ao mesmo tempo, desde o smartphone ao equipamento industrial que, além de executar a sua função, envia informações diretamente para uma central. É aí que entra o BI! No cenário industrial, podemos visualizar o BI ao considerar um conjunto de máquinas trabalhando em vários galpões de filiais diferentes, todos alimentando um software central com informações como:
  • Funcionamento e paradas inesperadas;
  • Necessidade de manutenção;
  • Quantidade de itens produzidos;
  • Quantidade de matéria-prima utilizada;
  • Quantidade de itens defeituosos.
Além disso, esses mesmos dados também podem ajudar os outros setores como a logística e compras, que precisam agir de formas diferentes para atender a uma mesma demanda, porém de forma otimizada devido ao BI.

ERP Pronto como software de BI

A ABC71 é uma empresa nacional e pioneira na criação de softwares para a indústria desde 1971. É quase meio século se especializando na rotina das indústrias brasileiras e criando soluções para otimizar os mais diversos processos pertinentes a essa realidade. O ERP Pronto da ABC71 é um sistema de gestão empresarial que possibilita controlar os principais processos industriais por meio de módulos integrados e customizáveis. Pode ser acessado de sua empresa, de sua casa, ou até mesmo em uma viagem, assim como você faz com qualquer site da internet. Dentro desse ERP, há uma plataforma de análise gerencial, Business Intelligence, que tem a capacidade de consolidar em uma única janela informações sobre faturamento, recebimento, contas a pagar, contas a receber e estoque. Confira um exemplo dessa funcionalidade no vídeo abaixo:

Módulo de análise gerenciais do ERP Pronto

O ERP Pronto oferece essa e diversas outras funcionalidades para a sua indústria,  com implantação 100% online, ou seja, muito prática. Para saber mais sobre software de BI, basta acessar o site do ERP Pronto ou entrar em contato com os nossos consultores!

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração