Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Tecnologia industrial: 5 tendências atuais e próximas

13 de maio de 2020
ERP
Tecnologia industrial

Transformar os processos de fabricação para ter como retorno uma produção mais rápida, simples e eficiente é o principal objetivo do avanço da tecnologia industrial. Esse campo requer o emprego de pessoas criativas e tecnicamente competentes, que podem ajudar uma empresa a obter esses resultados.

Fatores como comportamento organizacional, retorno de investimento e políticas de melhoria contínua dos processos industriais devem ser levados em consideração na implantação de qualquer tecnologia com o objetivo de otimizar os processos fabris.

No artigo desta semana, nós elencamos 5 tendências tecnológicas que fazem e farão grande diferença nas rotinas da indústria, além de ser a porta de entrada para o que chamamos de quarta revolução industrial!

5 tendências de tecnologia industrial

  1. Augmented analytics (Análise aumentada)

É o tipo de análise que se apoia em tecnologias facilitadoras, como machine learning e inteligência artificial para auxiliar na alimentação de dados e geração de insights para a indústria. Com essa tecnologia, a maneira como as pessoas exploram e analisam dados em plataformas de pesquisa e business intelligence (BI) é otimizada.

  1. IOT (Internet das coisas)

Sensores, instrumentos, dispositivos e máquinas de grande porte conectados a uma rede de computadores que analisam em tempo real diversos parâmetros da produção. Essa comunicação direta de alguns equipamentos com a central através da internet já acontece hoje e se mostra muito eficaz.

A tendência é que essa tecnologia se torne cada vez mais comum. Podemos dizer que a internet é a nova eletricidade. Assim como as máquinas precisam de energia elétrica para funcionar hoje, elas precisarão da internet em um futuro próximo.

  1. Robotização

A robotização é uma forma de tecnologia industrial de automação de processos de negócios baseada em robôs de software metafóricos (bots), ou inteligência artificial. Às vezes, é chamada de robótica de software.

Nas ferramentas tradicionais de automação de fluxo de trabalho, um desenvolvedor de software fica encarregado de produzir uma lista de ações para automatizar as tarefas por meio de um sistema back-end. Com a robotização, esse processo também é automatizado a partir do machine learning.

  1. Inteligência artificial

É a inteligência evidenciada pelas máquinas, em contraste com a inteligência natural dos seres humanos e animais. Estudos definem a AI como: Qualquer dispositivo que percebe seu ambiente e executa ações que maximizam sua chance de alcançar com êxito seus objetivos.

Aqui no Blog do ERP, nós abordamos recentemente um tópico sobre o impacto da inteligência artificial na indústria, que elenca os principais pontos de convergência que essa tendência traz para a nossa realidade.

  1. Sequenciamento de operações via software

O software usado para esse processo é conhecido como Planejamento Avançado da Produção (APS). Essa ferramenta consiste no gerenciamento de fabricação pelo qual as matérias-primas e a capacidade de produção são alocadas estrategicamente para atender à demanda de forma otimizada.

A indústria faz parte da criação de novas tecnologias, portanto, pode e deve se apropriar do avanço tecnológico para expandir a sua capacidade de entrega, agilizar o processo de produção e agregar valor à sua marca.

Um sistema de gestão focado em indústrias pode te ajudar em cada etapa de implantação de novas tecnologias industriais, viabilizando uma visão sistêmica e em tempo real sobre os seus processos. Entre em contato com a nossa equipe e entenda na prática como um ERP pode ser uma peça chave na implantação de qualquer tecnologia industrial.

Comentários

Tags Relacionadas
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se