Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Cadeia produtiva: 5 práticas para melhorar sua gestão de matéria-prima

28 de outubro de 2021
ERP

No contexto atual da indústria, implementar melhorias na cadeia produtiva é de extrema importância para aumentar a produtividade e melhorar os resultados dentro da organização, além de garantir que o produto chegue com qualidade aos clientes. 

Independente do porte ou segmento, todas as indústrias apresentam uma cadeia produtiva. Esse termo se refere ao conjunto de etapas que um produto passa até estar disponível para uso, tendo início no momento em que o fabricante adquire a matéria-prima através de um fornecedor.

Caso esteja lendo esse artigo por meio de um computador ou de um tablet, saiba que esses produtos passaram por todas as etapas da cadeia produtiva para que você esteja os usando agora: 

  1. Extração e distribuição de matéria-prima para a indústria,
  2. Fabricação do produto
  3. Distribuição para lojas e varejos.

No entanto, é essencial que todas as etapas dessa cadeia sejam feitas com o máximo de qualidade, começando pela gestão de matérias-primas, que tem o objetivo de garantir ao gestor controle total da produção e que ainda é muito negligenciada na indústria. 

Por isso, nesse artigo separamos 5 práticas para você melhorar a sua gestão de matéria-prima e ter o controle de toda a sua operação, aumentando a produtividade e reduzindo os custos, bem como ter mais informações para uma tomada de decisão mais assertiva.

Como melhorar a gestão de matéria-prima na cadeia produtiva?

Com a globalização das atividades e a maior proximidade com os consumidores, é comum que muitos deles queiram saber algumas informações de fabricação do produto e assim saber se estão realizando o investimento em um produto de qualidade. 

Além disso, a instabilidade econômica e a variação do dólar podem gerar mudanças no preço dos insumos, sendo este mais um fator que mostra a importância das indústrias realizarem uma gestão de matérias-primas eficaz. 

Confira 5 prática para melhorar a sua gestão de matéria-prima:

Organize o seu estoque

O estoque é uma das principais áreas para o início de uma produção. É nesse local que ficam armazenadas as matérias-primas, os produtos acabados e demais itens.

Um estoque desorganizado pode gerar impacto negativo na produção, como atrasos nas entregas, interrupções na linha de produção e perda de qualidade, gerando assim uma imagem negativa e prejuízos financeiros.

Portanto, é fundamental sempre ter um estoque organizado para garantir que a indústria possua a matéria-prima para realizar a produção solicitada pelo cliente, além de saber quando será necessário comprar novos insumos e auxiliar em possíveis tomadas de decisões.

Tenha fornecedores de confiança

Contar com fornecedores de confiança é o primeiro passo para ter um produto de qualidade. Isso porque são eles que irão fornecer as matérias-primas para que a produção seja feita.

Tempo de entrega, condições de pagamento e a capacidade de demanda são algumas das principais informações que os gestores devem avaliar na hora de escolher o seu fornecedor. No caso dele apresentar atrasos, toda a produção será afetada, o que impactará até mesmo na entrega ao cliente.

Portanto, é importante sempre ter mais de um fornecedor em sua lista, além de ter alinhado todas as expectativas e objetivos, bem como ter uma comunicação transparente e fluida. 

Faça um planejamento detalhista

Toda a cadeia produtiva necessita de um planejamento, principalmente na etapa de produção e na gestão da matéria-prima. Através dos dados disponibilizados, os gestores poderão fazer uma previsão mais correta do quanto poderá ser produzido sem lotar os estoques ou quando os produtos estarão disponíveis para serem enviados aos clientes, por exemplo.

Além disso, um planejamento pode ainda aperfeiçoar todos os processos industriais e impactar na produtividade da equipe, já que o número de retrabalhos poderão ser menores. 

Monitore toda a sua linha de produção

Ao monitorar a linha de produção, será possível saber quais etapas podem ser otimizadas e assim eliminar os desperdícios que estejam ocorrendo. Além disso, saber a qualidade do material e o quanto está sendo produzido também deve ser analisado.

Portanto, o gestor deve conhecer a sua empresa de ponta a ponta. Com o uso da tecnologia, esse processo pode ser mais fácil, principalmente pelas informações e dados que serão disponibilizados, além de acompanhamento em tempo real de tudo que está sendo feito.

Utilize um sistema ERP

Com a utilização de um sistema ERP, a sua gestão de matéria-prima dentro da cadeia produtiva ficará muito mais otimizada. Além de obter informações de todos os setores por conta da integração de diversos setores, será possível controlar todo o estoque, obter relatórios com dados relevantes que auxiliam na tomada de decisão e monitorar a entrega dos produtos aos clientes.

A ABC71 é pioneira no sistema de gestão integrada no Brasil e oferece ferramentas personalizáveis para tornar toda a sua rotina mais ágil e organizada. Entre em contato com um de nossos consultores e solicite um orçamento!

Comentários

Tags Relacionadas
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se