As indústrias metalúrgicas sentiram os efeitos da crise econômica neste ano e ainda enfrentam desafios para se recuperarem em 2017. Sabemos dos inúmeros fatores que influenciam a competitividade, que abrangem desde a geração de energia do país até a concorrência externa. Por isso, cinco dicas de como solucionar os principais desafios do setor.

Crise econômica nas indústrias metalúrgicas

Das dificuldades, acreditamos ser a mais incontrolável, certo? Talvez. O setor metalúrgico também enfrentou a crise em 2016. Segundo uma matéria realizada pela Central de Jornalismo da Difusora, Élvio de Lima, presidente do STIMMME (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves), revelou que “a situação vem se agravando de forma drástica. Infelizmente este ano foi de muito mais demissões e de dificuldade de pagar as rescisões. Encontramos algumas empresas com problemas na folha de pagamento”. Para evitar ao máximo que ocorram demissões, o STIMMME procura negociar implantações de banco de horas, folgas e até férias para os funcionários. Outra opção é utilizar as informações tanto da empresa, quanto do mercado para que os economistas possam analisar as possibilidades de formação de custo, equilibrar a gestão de estoques (compras e vendas), entre todas as despesas da indústria. É sempre indicado um software de gestão que atenda aos requisitos básicos de uma indústria. Procure especialistas no módulo industrial para que você possa gerenciar sua empresa de forma correta se adaptar as variações econômicas que o mercado venha a ter com a tomada das melhores decisões para recuperar-se em 2017.

Inovação e Tecnologia

Todas as empresas buscam por inovação, para isso o investimento em novas tecnologias é fundamental, inclusive na indústria metalúrgica que trabalha sob a estratégia de liderança em custos. Seja para reduzir os custos ou melhorar os processos, é necessário estar sempre antenado sobre as novidades do setor para se manter mais competitivo. Porém, nem sempre o que é novo se enquadra em seu negócio. Antes de qualquer decisão ou investimento, é necessário ter uma ampla visão sobre os benefícios que trará à empresa, como a redução dos custos ou aumento da produtividade, por exemplo. Um sistema de gestão é indicado para solucionar esses desafios, pois entrega as informações completas e integradas, permitindo que você tenha total controle na produtividade e gasto de cada área, além de saber qual é o momento de desistir ou investir.

Consumo de energia

Segundo uma pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG), 39% da energia elétrica produzida no Brasil é utilizada pelas indústrias. Apesar do consumo ter diminuído junto com a chegada da crise e a redução na produção das indústrias, continua sendo um fator em alerta para ser economizado, tanto pelo custo, como pelos recursos naturais. Para garantir que com a normalização dos processos, não volte a ter o consumo desenfreado de energia, a solução é investir em programas de eficiência energética e também na compra de equipamentos novos e mais tecnológicos, que podem gerar economia.

Informações do chão de fábrica

Nesta etapa a melhor forma de começarmos é falando da solução: o sistema ERP. As indústrias metalúrgicas possuem grande dificuldade em ter estas informações precisas do chão de fábrica. É muito comum observar o operador e fazer o apontamento das informações produtivas manualmente, no caso de pequenas empresas é muito utilizado as planilhas em excel. Mas esse modelo não permite que você tenha todas as informações interligadas e 100% atualizadas, uma vez que são inseridas manualmente. Com todos os processos de sua indústria integrados automaticamente e em tempo real, com um sistema ERP, você vai ter informações precisas e ágeis em suas mãos. Pelo sistema integrado, as informações são muito mais confiáveis, por não ter a necessidade de pessoas específicas para este tipo de trabalho, além de serem capazes de realizar análises sofisticadas e filtrar os dados captados para tomada de decisões. O controle dos processos e análise geral de todas atividades vão te proporcionar descobrir diferentes pontos como, qual é a maneira mais eficiente para produção com base na análise de pessoas operando a mesma máquina; destacar as atividades indesejadas e improdutivas, identificando as falhas e buscando soluções; além do acompanhamento do controle do chão de fábrica através de apontamentos em tempo real. Com isso todos passam a ter acesso às informações necessárias, economizando o tempo de cada colaborador.

Falta de mão de obra

O país reclama de quase 12 milhões de trabalhadores desempregados, segundo o IBGE. Mas a grande preocupação dos empresários é a falta de mão de obra qualificada, principalmente de Engenheiros e Técnicos de nível médio em mecânica e metalúrgica. Muitos candidatos não são experientes ou dedicados para ocupar as vagas disponíveis. Os profissionais que contribuem para o crescimento da empresa são aqueles que se preocupam com o seu próprio crescimento na carreira. Eles, geralmente, são movidos pela possibilidade de aprendizado, ascensão e de trabalhar com projetos inovadores. Destaque para sua RH a importância de analisar se as respostas são verdadeiras e as habilidades coerentes. Pontos essenciais são: Inteligência emocional, vontade de aprender, comprometimento, responsabilidade, organização, entre outras. Então, buscar informações bem seu candidato é fundamental e as redes sociais é uma ótima forma de aprofundar essa pesquisa.

Software de gestão para a indústria metalúrgica

Para superar todos esses desafios, você deve buscar o melhor fornecedor de software de gestão que atenda às exigências da sua empresa. Lembrando de sempre buscar informações de outras empresas que já tem experiência com o produto. A ABC71 é indicada para atender as indústrias metalúrgicas. O software de gestão desenvolvido possui um módulo industrial flexível que se adapta à necessidade de cada empresa, suprindo todas os desafios do setor.

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração