Você sabe qual a importância do ERP para Indústria 4.0?

Em um mercado que está em constante evolução e cada vez mais competitivo, a inovação e o investimento em tecnologias, como o ERP, são fundamentais para sustentar o crescimento industrial em todos os segmentos.

No Brasil, o setor já está caminhando para isso, com melhores perspectivas de atração e capacidade de novos investimentos. De acordo com a pesquisa realizada pela CNI, oito em cada dez indústrias se preparam para investir este ano, sendo que grande parte dos recursos (67%) será destinada à aquisição de máquinas.

 

O caminho para a Indústria 4.0

Hoje, praticamente todo gestor está familiarizado com termos como transformação digital, Big Data e inteligência artificial. No entanto, ainda é preciso ampliar o entendimento desses conceitos na prática!

Essas e outras tendências que vêm transformando a tecnologia industrial fazem parte de um mesmo movimento, conhecido como Indústria 4.0, a fase da revolução industrial que vivemos agora. 

Enquanto os últimos avanços possibilitaram a mecanização, o sequenciamento e a otimização dos ciclos produtivos, agregando novas ferramentas e estratégias à rotina da fábrica, a indústria 4.0 representa um importante passo para a automação e integração de todos esses recursos.

Assim, a nova revolução veio para transformar a inteligência e eficiência de todo o setor, viabilizando novos modelos de negócio e sistemas de manufatura avançada, que já incorporam as novas prioridades do mercado, como customização, humanização e sustentabilidade.

Investimentos em Indústria 4.0: o que considerar?

Machine learning

A  inteligência artificial na indústria 4.0 tem ênfase em preparar sistemas para tomar decisões e executar tarefas de forma automática. Em conjunto à possibilidade de dados atualizados em tempo real, esse processo de aprendizagem acontece a partir do reconhecimento de padrões, probabilidades e análises específicas.

Assim, o machine learning é uma tendência que pretende transformar desde o planejamento e o controle de processos industriais, até a comunicação dentro e fora do ambiente corporativo.

Internet of Things (IoT)

A principal precursora das tecnologias industriais da nova década, a Internet das Coisas está relacionada à criação de um ecossistema cibernético, possibilitando que diferentes tipos de dispositivos não só estejam conectados à internet como se comuniquem entre si. Smart Tvs, Smartwatches e Smartphones são apenas alguns exemplos da inteligência e conectividade que a IoT traz para os dispositivos em nosso dia a dia.

 Já no caso da tecnologia industrial e da indústria 4.0, esses avanços podem ser percebidos na integração de diferentes sistemas de controle, máquinas, processos e ferramentas, contribuindo desde com a inspeção da qualidade e adequação da produção, até com a rastreabilidade dos produtos.

Dessa forma, a IoT possibilita a interoperação da planta, um processo logístico ágil e seguro, uma cadeia de suprimentos com menos desperdícios, planos de manutenção preditiva , bem como o aumento da produtividade, eliminando paradas inesperadas, ociosidade, retrabalhos e recalls.

Cloud Computing

Conceitualmente, esse recurso é uma tecnologia simples, que consiste no armazenamento, controle e edição de dados 100% na nuvem. Mas o que a possibilidade de ter arquivos online agrega de fato à rotina industrial e como contribui com a ideia de uma fábrica inteligente?

As informações sobre a sua produção, seus produtos e serviços, suas negociações e o seu cenário financeiro são um dos maiores bens da sua indústria, assim, garantir o controle adequado de todos esses dados é um cuidado indispensável para a segurança do seu negócio, sem falar em praticidade e mobilidade para suas tomadas de decisão. É ainda a partir da Cloud Computing que surge a proposta de Software as a Service (SaaS), por exemplo, que vem mudando a relação das indústrias com a tecnologia e o uso de ferramentas. 

Nesse sentido, o sistema de gestão da ABC71, por exemplo, já disponibiliza atualizações cloud, incluindo medidas de segurança online, como criptografia, centralização de informações, backups automáticos e rastreamento de acesso aos dados. Esse novo conceito de ERP, instalado online e sem a necessidade de aquisição de licenças ou hardware, viabiliza menor investimento em infraestrutura, além de todas as vantagens da Cloud Computing para o controle de atividades gerenciais e operacionais.

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração