Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Sistema ERP ajuda empresas em época de crise

31 de agosto de 2016
Gestão
Sistema ERP ajuda empresas em época de crise

Investimentos são considerados uma alternativa para aumentar os lucros e a competitividade dos negócios

Segundo um estudo do IBGE divulgado no ano passado, mais da metade das empresas fecham as portas após quatro anos de funcionamento. Esta situação se agravou ainda mais com os desafios econômicos decorrentes da crise. A Neoway, consultoria especializada em inteligência de mercado, confirmou que 1,8 milhão de companhias de todos os tamanhos e setores encerraram suas atividades, apenas em 2015.

Preocupadas em fugir desse cenário e sobreviver à essa fase, as empresas buscam a solução básica: reduzir os custos. Mas há outras alternativas que trazem um resultado mais rápido e contínuo: investir em novos recursos.

De acordo com o último resultado da pesquisa anual realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) sobre o uso de TI, com o investimento de 1% a mais para a área em indústrias de capital aberto, é possível um retorno de 7% em apenas dois anos.

Focar nos processos tecnológicos garante mais competitividade, organização e controle se realizado de maneira correta. Com um sistema ERP é possível a integração de todos os dados das operações diárias de uma empresa.

“Implantar um software de gestão é ter resultados eficientes e ágeis, com menor taxa de erros e controle às operações de forma automática e em tempo real”, afirma Julio Bertolini Filho, diretor comercial da ABC71.

Portanto, algumas empresas podem considerar a otimização dos processos com a tecnologia como gasto, mas é preciso entender que gasto não é o mesmo que investimento. As otimizações de alguns processos necessitam de capital, mas nem todos os passos para uma boa gestão estão relacionados a um gasto financeiro.

Quando empresas investem em um sistema ERP elas alcançam uma produtividade eficiente e mais competitividade para enfrentar os desafios econômicos.  “Em época de crise política e econômica, as empresas precisam ser o mais racional possível e investir em um sistema de gestão de qualidade, que proporciona ferramentas para o gestor, tanto na área comercial para conhecer mais o mercado externo, como na área interna para otimizar a produção e aumentar o lucro. Se hoje o mercado não está favorável, o que segura o lucro por vendas, nós oferecemos a ferramenta para aumentar o lucro pela eficiência”, explica Antônio Flávio Barbosa, presidente da ABC71.

Empresas de todos os portes podem e devem investir em um sistema ERP. A ABC71, pioneira no desenvolvimento de software de gestão no Brasil, possui soluções que permitem pequenas empresas se adaptarem com facilidade e alcançar grandes resultados, assim como para corporações maiores, a ABC71 desenvolve soluções customizadas que atendem as necessidades específicas de cada cliente.

 

Comentários

Tags Relacionadas Crescimento EmpresarialCrise EconômicaInvestimentos Tecnológicossistema ERP
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se