Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Planejamento Tributário: Um olhar além das obrigações

3 de maio de 2017
Gestão
planejamento tributário

É inegável: A legislação fiscal brasileira é consideravelmente complexa e altamente dinâmica, e a falta de planejamento tributário nessa área pode até levar uma empresa a falência.

IRPJ, CSLL, PIS/Paseb, COFINS, INSS, IPI, ICMS… a lista de siglas estaduais, federais e municipais vai longe. Mas estar em dia com todas elas não basta para garantir a sobrevivência e o sucesso do seu negócio.

Um planejamento tributário bem executado é imprescindível para sobreviver no mercado, já que, além de evitar os problemas causados por penalidades e contratempos relacionados à essas obrigações, pode representar economia nesses quesitos – processo que chamamos de elisão fiscal.

Ao contrário da evasão fiscal, que é o ato ilegal de tentar evitar impostos, a elisão fiscal é uma forma lícita de pagar menos tributos.  Esse tipo de prática, além de evitar que sua empresa pague tributos inadequados para sua categoria, ou seja, pague mais do que realmente deve, também permite um maior controle sobre as finanças da sua empresa.

Esses fatores positivos são imperativos para que sua empresa vá mais longe e se mantenha competitiva em um mercado cada vez mais complexo.

Entretanto, não existe um modelo pronto de planejamento tributário, nem muito menos uma fórmula mágica. Cada empresa tem necessidade e obrigações diferenciadas, e por isso, a cada início de ano fiscal, um novo plano deve ser traçado levando em conta mudanças nos processos internos da empresa, rendimento e, é claro, mudanças nas leis tributárias.

Por isso são necessários profissionais capacitados que possam acompanhar as idas e vindas diárias da legislação fiscal e leis tributárias. Seja contando com um serviço de contabilidade externo ou interno, é necessário ter sempre o controle de todas as informações de planejamento tributário, bem como de todas as áreas da sua empresa.

Esse controle permite que a integração das suas operações, permitindo um planejamento muito mais abrangente, evitando imprevistos e aumentando sua margem competitiva. Um software de gestão é a ferramenta ideal para que você tenha acesso a todas essas informações e possa integrá-las de forma simples e rápida.

Quer saber mais sobre legislação fiscal e tributária? O “Guia de Gestão para Micro e Pequenas Empresas” tem todas as informações mais importantes para o sucesso de uma empresa, incluindo uma nova visão sobre tributos e obrigações fiscais.

botao_link_artigos

Comentários

Tags Relacionadas GestãoGuia de Gestão para Micro e Pequenas Empresaslegislação fiscal e tributáriaMPE's
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se