Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

Orçamento Contábil: uma estratégia para a sua gestão

8 de fevereiro de 2017
Gestão
Orçamento Contábil: uma estratégia para a sua gestão

O orçamento contábil é a representação das receitas e despesas futuras de uma empresa, ou pessoa física, relativas a um determinado período; geralmente anual. Este processo integra o planejamento da gestão do negócio e deve estabelecer objetivos e metas, contabilizados em um plano financeiro, para o acompanhamento e avaliação das estratégias.

Para desenvolver essa apuração de forma eficiente, é importante sempre considerar dados e históricos passados, que permitam uma perspectiva e previsão do que está por vir. No entanto, a elaboração de um orçamento contábil limitado apenas aos resultados anteriores constitui um erro estratégico e, inevitavelmente, representará problemas para o gestor.

Como resultado de uma soma de fatores, um orçamento contábil é um processo cíclico e o envolvimento de toda a organização é essencial para a sua eficiência. É preciso analisar o histórico e a sazonalidade das vendas (valores nominais), a representatividade dos novos produtos, a variação de volume, em função de mais/menos vendas ou maior/menor estocagem, variação de preços nas compras, custo dos produtos e mercadorias em razão dos reajustes, etc.

Todo esse processo para desenvolver um orçamento contábil consistente, com certeza, demanda trabalho e atenção. Por isso, para evitar erros e criar uma estratégia que realmente atenda às necessidades da empresa, muitos gestores optam por contratar sistemas informatizados. Um Sistema de Gestão completo e integrado contribui, inclusive, para as projeções futuras, uma vez que fornece informações e dados concretos. Além disso, um sistema ERP auxilia na tomada de decisão, de forma a atingir os resultados desejados.

O Software de Gestão da ABC71 atende empresas de diversos portes e segmentos e pode te ajudar a otimizar a sua gestão, simplificando as ações para o desenvolvimento de estratégias, como o orçamento contábil.

Comentários

Tags Relacionadas estratégiaGestãoorçamento
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se