Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial. Cadastre-se

O que é o Controle Patrimonial e qual é a sua importância?

22 de fevereiro de 2017
Gestão
controle patrimonial

O controle patrimonial é tratado por muitos gestores como um mero procedimento burocrático. No entanto, manter os processos contábeis em concordância com a Lei e ter em mãos relatórios financeiros dentro das normas internacionais, são ações essenciais para garantir a credibilidade da empresa e, assim, alcançar maior desenvolvimento.

Podemos definir o controle patrimonial como o gerenciamento de todo o patrimônio que uma empresa possui, desde ativos tangíveis, até os intangíveis. Os tangíveis, referem-se a bens mensuráveis e físicos, como propriedades imobiliárias e veículos automotivos. Já os intangíveis referem-se aos bens não-físicos, de difícil mensuração ou que não possuem uma representação física imediata, como patentes e franquias.

A falta de controle patrimonial inviabiliza uma visão ampla e concreta sobre o momento econômico e a real situação financeira em que a empresa se encontra. Um simples cálculo incorreto acerca da depreciação de um ativo pode levar os gestores a pagar mais impostos do que deveriam, dificultando o acumulo de capital.

Realizar esse controle com atenção é determinante para a correta orientação do empreendimento, redução de riscos e incertezas e em casos de aquisição de créditos. Uma vez que traz credibilidade à empresa, atrai novos investidores e evita sanções fiscais, além de preparar a organização para realizar parcerias no mercado.

Como na economia tudo é variável e repleto de incertezas, é extremamente necessário o acompanhamento e a atualização periódica de depreciações ou de outros fatores relevantes. Além disso, a atenção com as mudanças legislativas garante uma gestão mais preparada e assertiva.

Com tantas informações e variações a serem consideradas, o auxílio de um Sistema ERP é sempre importante para o correto controle patrimonial. A ferramenta possibilita uma visão global entre todos os setores da organização e, assim, fornece informações confiáveis aos gestores.

O Sistema de Gestão da ABC71, por exemplo, ajuda você a administrar o departamento financeiro da sua empresa, viabilizando a troca de informações e a total integração com seu fluxo de caixa, além do atendimento à legislação de forma prática, eficiente e automática.

 

Comentários

Tags Relacionadas controle patrimonialerpGestão
Publicações relacionadas

Não perca nenhuma novidade! Receba nossos artigos e materiais e fique preparado para os desafios da gestão industrial.

Cadastre-se