A automação industrial  é um importante processo que empresas vêm adotando para cada vez mais se incorporarem à indústria 4.0. Seu uso envolve diversas tecnologias que tem o objetivo de deixar a produção mais ágil, segura e centralizada e simplificar operações.

Uma pesquisa da agência Ernst & Young mostrou que 36% das indústrias estão acelerando e adotando tecnologias para fazer a automação industrial diante da pandemia. Esse é um passo importante para diversos segmentos se modernizarem e darem o pontapé inicial para sua transformação digital.

Mas afinal, o que é a automação industrial e quais tecnologias estão envolvidas? Para entender mais sobre o assunto, separamos algumas informações fundamentais. Confira!

O que é automação industrial?

A automação industrial diz respeito a um conjunto de máquinas e tecnologias que são aplicadas do chão de fábrica até a distribuição para garantir máxima produtividade na indústria. Um dos seus objetivos é promover redução de custos, autonomia e modernizar processos para torná-los mais eficientes.

Essa já é uma forte tendência no segmento, e por isso, a automação industrial está diretamente relacionada com a indústria 4.0. Desde a primeira revolução industrial no século XVIII, com o aparato tecnológico trazido pelo período, é possível enxergar essa mudança acontecendo.

E cada vez mais, com as exigências do mercado por agilidade, tecnologias são adotadas como verdadeiras aliadas para garantir uma produção no menor tempo.

Portanto, a automação industrial trata-se de automatizar etapas mecânicas e repetitivas com o uso de tecnologia ou equipamentos industriais.

Tecnologias envolvidas na automação industrial

Para entender de fato o que é a automação industrial é importante ter em mente as tecnologias envolvidas. A seguir, separamos as principais:

Inteligência Artificial

Por meio da inteligência artificial é possível repetir atividades antes feitas por seres humanos com máquinas inteligentes que possuem um alto grau de excelência. Dessa forma, passando para os operadores funções mais estratégicas, enquanto os robôs cuidam de tarefas remotas.

IoT – Internet das coisas

Fazendo o uso de IoT é possível integrar a tecnologia a diversas coisas, como por exemplo um smartphone ou tablet. Dessa maneira, o operador consegue fazer o manuseio e colocar regras para a atuação do maquinário.

Big Data

Consultar dados históricos sobre o seu negócio, de materiais necessários para produção, entre outras informações sobre a supply chain, o Big Data é uma ótima base de dados para estudar e entender com mais prontidão o seu negócio.

Computação na nuvem

Realizar o armazenamento de dados na nuvem é uma maneira de conseguir maior segurança das informações da empresa, sem riscos grandes de vazamento ou perda de arquivo. Por isso, é uma tecnologia importante para compor a indústria 4.0 e apoiar na automação industrial.

Vantagens da automação industrial

Investir em processos mais automatizados traz uma série de vantagens competitivas para o seu negócio e a principal delas é o ganho de produtividade. Com a automação industrial, os profissionais trabalham de maneira mais inteligente e menos mecânica, o que, por consequência, também está atrelada a sua satisfação, um outro benefício.

Os custos também são inferiores analisando a longo prazo, porque o índice de erros em processos industriais é praticamente nulo e as matérias-primas são melhor aproveitadas.

A automação industrial também se mostra eficiente nos processos de fabricação: ela é capaz de reduzir falhas e a possibilidade de acidentes envolvendo os operadores, o que ocasiona em gastos elevados para a empresa e possíveis lesões sérias ao funcionário.

Outro ponto importante é a segurança dos dados. Com o armazenamento em nuvem, os dados ficam mais seguros e podem ser utilizados inclusive para guiar a inteligência artificial em diversas ocasiões, como em procedimentos que envolvem variação de temperatura, já que os dados dão fomento à inteligência artificial em relação à quantidade de tempo de operação.

Baixe o nosso ebook sobre a Indústria 4.0!

Com mais de 50 anos de experiência no setor industrial, a ABC71 disponibiliza o ebook “Indústria 4.0 do alfa ao ômega”, um material completo sobre os principais desafios que as indústrias estão encontrando e possivelmente irão encontrar para se adaptarem à 4ª revolução industrial.

Para realizar o download do material de forma gratuita, clique aqui agora mesmo!

image 2

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração