Uma análise de resultados bem executada é imprescindível não só para que o gestor se mantenha informado do rendimento da empresa, mas também para que a gestão de recursos possa ser adaptada e melhorada. Dentro desse conceito, existem 5 fatores principais a serem analisados em relação aos resultados de uma empresa:

Lucratividade

Fator mais valorizado no momento da análise de resultados, ele representa a porcentagem de ganhos da empresa, ou seja, os lucros.

Para se obter essa porcentagem são necessárias informações detalhadas sobre compras, colaboradores, tributos, entre outros.  Apesar de ser considerada a porcentagem mais importante, ela não é a única, e uma análise de resultados completas contém muito mais do que só esse fator.

Sensibilidade

A análise de sensibilidade usa os dados de lucratividade e fluxo de caixa para fazer simulações conforme as possíveis variações do mercado. Esse tipo de análise de resultados mostra quais as decisões mais seguras a serem tomadas e auxilia o gestor em momentos de decisão, prevendo possíveis quedas nos lucros ou prejuízos.

Rentabilidade

A rentabilidade vai além dos lucros: Ela procura calcular o ritmo e a intensidade do retorno dos investimentos feitos à empresa. A partir dessa porcentagem é possível notar se os investimentos a curto e longo prazo estão dando retorno no ritmo previsto e otimizar a gestão de recursos ainda mais.

Equilíbrio

A análise de equilíbrio é um fator inicial de consideração: ele representa o valor de retorno mínimo que uma empresa deve ter para não ter prejuízos. É a partir desse valor que se consideram os lucros. Esse valor é importantíssimo no momento de considerar quais gastos devem ser cortados ou qual o fator de risco das operações realizadas.

Obtenção precisa de informações

Para que essas porcentagem e números representem as características reais da sua empresa, a obtenção de informações da sua empresa deve ser precisa e ágil. Um sistema de gestão de recursos é a ferramenta ideal para que a análise de resultados possa realmente ser uma base de otimização efetiva. Que saber mais sobre análise de resultados e gestão para micro e pequenas empresas? O “Guia de Gestão para Micro e Pequenas Empresas” tem todas as informações mais importantes sobre esses assuntos e muito mais. botao_link_artigos

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração