O planejamento de produção influencia diretamente os resultados da sua indústria, afinal, é o que determina a qualidade, o nível de produtividade e o consumo de materiais, concorda? Assim, essa deve ser uma ferramenta estratégica da sua gestão, com o objetivo de conectar os recursos, as particularidades do segmento e as necessidades da sua empresa, de forma a garantir processos cada vez mais eficientes.

Sem saber o que, quando, quanto, onde, como, e para quem produzir, fica difícil gerenciar as metas e os resultados da sua indústria. Entenda quais problemas a falta de um planejamento de produção dinâmico e apropriado pode ocasionar!

Planejamento de produção: Problemas que a sua indústria deve evitar

1. Paradas na produção

Equipamentos com problemas, quedas de energia e equipe despreparada ou à espera de informações, entre outros fatores, podem causar grandes prejuízos e preocupações. Basta uma parada repentina para desestruturar todos os processos da produção, não é mesmo? Claro, imprevistos acontecem, mas a sua indústria e os seus colaboradores devem estar preparados para enfrentá-los de forma ágil e assertiva, fazendo previsões e revisões periódicas no planejamento.

2. Atrasos nas entregas

Apostamos que a sua indústria não deseja criar uma imagem negativa diante do seu melhor cliente por atrasos, transmitindo uma imagem de desorganização e falta de planejamento. Mas com as informações certas, o controle e a definição adequada dos processos, é muito mais simples evitar esse tipo de problema.

3. Problemas recorrentes com fornecedores

Sem um histórico, com análises e previsões, também não é fácil “adivinhar” os prazos, a disponibilidade e a qualidade de seus fornecedores. Assim, esse é mais um dos objetivos de um planejamento de produção, direcionando a sua indústria para melhores negociações e, automaticamente, melhores ofertas ao mercado.

4. Desperdícios

Em uma indústria, perder tempo, mão de obra e materiais também significa perder dinheiro. Você desperdiça produtividade, qualidade e competitividade sem a administração correta dos recursos e o planejamento de produção. Por isso mesmo, as análises, históricos e testes são fundamentais para as tomadas de decisão e medidas corretivas.

5. Falta de disponibilidade de materiais

Da mesma forma que o excesso de recursos, a falta de disponibilidade de materiais na sua produção também pode causar grandes prejuízos, incluindo atrasos, perdas na qualidade e interrupção das equipes.

É preciso entender a demanda da sua indústria e os prazos dos fornecedores para garantir que não falte, nem sobre nada em seu estoque. Aqui, informações consistentes e fundamentadas são essenciais, garantindo a gestão adequada de recursos.

Como você pode perceber, um problema resulta em outro. Se você reconhece algum desses problemas na sua indústria, encare como um sinal de que é o momento certo para rever os processos e considerar novas estratégias, inclusive de planejamento de produção!

Em nosso eBook “10 Causas de Perdas nas Indústrias”, nós listamos outros pontos de atenção importantes que podem estar causando prejuízos e desperdícios na sua gestão. Confira o material que preparamos para você e faça um diagnóstico completo dos problemas da sua indústria!

[eBook] 10 Causas de perda nas indústrias

Continue Lendo

Tags Relacionadas

ABC71

administração

Administração do tempo

Conheça nosso ERP e saiba como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

Agende uma demonstração